#XôZika – Deixe a zika longe do seu bebê!

Esse danado tem menos de um centímetro de comprimento e, apesar de pequenino no tamanho, traz grandes problemas. O mosquito Aedes aegypti é uma ameaça mundial e é o principal transmissor da dengue, da febre amarela, da Zika e também da Chikungunya. Zika e gravidez não são uma boa combinação.

Sabemos que para quem está grávida as consequências da picada desse mosquito podem ser bem mais graves, pois há relação entre bebês com microcefalia e mamães infectadas pelo Zika Vírus durante a gravidez.

Pensando nisso, o LáVemBebê inicia aqui o movimento #XôZika para declarar guerra a estes indesejáveis invasores! Veja alguns hábitos simples para você inserir no seu dia a dia que vão ajudar nessa missão:

#TÁTICA-1 USE ROUPAS CLARAS

Esses mosquitos são ligados nas tendências da moda. Eles têm preferência pelo pretinho básico e são exigentes no vestuário. Não gostam muito de roupas com listras ou estampas florais, além de preferirem materiais sintéticos ao algodão. A explicação científica para isso é que as roupas escuras absorvem mais calor e, assim, os mosquitos ficam mais atraídos. Se você não quer facilitar para eles, vista roupas claras!

#TÁTICA-2 IRRADIE LUZ

As famosas lâmpadas LEDs e fluorescentes, conhecidas como lâmpadas frias e claras, são aliadas dos mosquitos. A lâmpada incandescente, com luz amarela ou laranja, tem o poder de afastar insetos em geral. Isso acontece pelo fato da iluminação incandescente deixar nossa casa “invisível” para os mosquitos, pois este tipo de luz emite raios ultravioletas baixos, que não são perceptíveis à visão deles.

#TÁTICA-3 TROQUE O HIDRATANTE POR REPELENTE

É bom ter uma proteção extra, não é? Coloque este produto na sua rotina diária, sempre seguindo as instruções do fabricante. Muitos repelentes hoje comercializados podem ser utilizados por grávidas, porém, os mais comuns são:
>> Icaridina na concentração de 20 a 25% (Exposis e outros) – é um repelente com ótima duração na pele – aproximadamente 10 horas de proteção;
>> DEET na concentração de até 15% (OFF, Repelex e outros) – confere proteção por 6 horas.

#TÁTICA-4 FIQUE MENOS SABOROSA AOS MOSQUITOS

Tem um truque para nos deixar com “sangue ruim” para o mosquito. A vitamina B1 tem um efeito de ser um repelente natural. Ao ingerirmos alimentos com essa vitamina, nosso corpo exala um leve odor que nos torna menos apetitosas aos mosquitos. Porém, não se esqueça: eles são gulosos e só isso não é o suficiente, mas já te torna menos suculenta. Ah, fique tranquila: esse cheiro ruim é perceptível apenas para os mosquitos =p

Você pode ingerir essa vitamina via comprimidos ou escolher alimentos como levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo, sementes de girassol, castanha-do-pará, amendoim, além de flocos de cereais e Ovomaltine.

#TÁTICA-5 CONTE COM UMA AJUDINHA DA NATUREZA

Alguns óleos são melhores que dicas de vó para afastar esses invasores. A Citronela, por exemplo, é um deles. Ela é natural e não prejudica nem você e nem o bebê. Para usar é simples, coloque entre 6 a 8 gotas de óleo de citronela na água do banho ou aplique diretamente na pele. Você pode diluir também com óleo de amêndoa, uva ou camomila. Passe o óleo em intervalos de 3 a 4 horas.

Outro óleo bom é o de Copaíba. Basta adicionar 6 gotas do óleo essencial de Copaíba a 2 colheres de sopa de óleo de Calêndula. Outra opção é o óleo de Andiroba. Este você pode aplicar diretamente até ser absorvido pela pele.

Para proteger a casa, utilize também o poder das plantas: lavanda, agrião, hortelã, crisântemo, manjericão e alecrim são repelentes naturais. Além de criar uma bela horta de tempero, você ainda deixa os mosquitos longe de sua casa.

E por fim…

Tudo é uma valiosa arma nesse momento! Então, não se esqueça das dicas convencionais como mosquiteiros, ficar alerta a focos de água parada e outros métodos mais usuais que são muito bem-vindos e indicados. #XôZika! Juntas, vamos fazer um exército de mães para erradicar essa peste!


Curtiu? Então por que não dá uma olhadinha nos links a seguir? Acreditamos que você irá amar 🙂

O que é e como age o hCG no corpo da mulher

10 primeiros sintomas de gravidez

De repente: MÃE!

Deixe um comentário