Teste de gravidez: quais existem, como fazer e quando fazer

Muitos casais programam o primeiro filho, outros são pegos de surpresa com uma gravidez, mas antes de tudo isso se confirmar existem formas de descobrir a gravidez, existem os testes que irão de fato confirmar se você está ou não grávida. O post de hoje é para falar sobre eles, sobre como fazer, quais existem no mercado. Tem como descobrir a gravidez sem testes? Os testes de hoje em dia são realmente confiáveis?

O que é um teste de gravidez?

O Teste de gravidez nada mais é do que um exame que confirma se a mulher está grávida ou não e hoje existem dois testes que podemos dizer que são os mais seguros de serem feitos.

  1. Teste de gravidez de urina ou teste imunológico da gravidez (TIG);
  2. Teste de gravidez de sangue com doseamento da B-HCG que é uma hormona da gravidez.

Alguns outros testes, os chamados caseiros, nem sempre são confiáveis e falaremos sobre eles ainda nesse artigo, por isso, quando estiver na dúvida ou desconfiando de uma gravidez, opte pelos dois testes citados acima, o de sangue ou teste de urina, eles são certos e confiáveis. Esses testes possuem 99% de precisão, se forem feitos no tempo correto, o que também vamos conversar nesse post.

Quantos dias após a relação sexual eu posso fazer o teste de gravidez? 

Algumas mamães começam a sentir sintomas da gravidez bem no inicio com uma semana ou um pouco mais, e outras não sentem nada e acabam descobrindo a gravidez bem mais avançada. Quando essa desconfiança do inicio chega, a primeira questão que vem na cabeça é quando é a hora exata de fazer o teste de gravidez? Existe um período certo para fazer? Quanto tempo após a relação sexual temos que aguardar para fazer o teste de gravidez e ter certeza que ele irá dar o resultado correto?

Ideal é que se faça o teste apenas após o primeiro dia de atraso menstrual, contudo os testes mais específicos, como é o caso do exame de sangue, pode descobrir a gravidez a partir do décimo dia de fecundação. 

Tempo para fazer o teste de gravidez? 

O tempo de espera é importante pois o corpo tem um tempo para desenvolver um nível de hCG suficiente para ser detectado pelo teste de gravidez. Na maioria dos casos, é possível detectar os níveis de hCG de 7 a 12 dias após a implantação do óvulo. Por isso é importante que se aguarde esse período para ter certeza de que o resultado vai ser o real sendo ele negativo ou positivo.

Teste de gravidez de farmácia, quando devo fazer?

Os testes feitos a partir da urina da mulher são os chamados testes rápidos, onde você compra na farmácia e eles detectam o hormônio B-HCG na urina.

Esses testes são os famosos “teste de gravidez de farmácia” que você compra na farmácia e faz no conforto da sua casa através de uma amostra de sua urina.

Como é feito o teste de farmácia? 

De antemão afirmamos que os testes de gravidez comprados na farmácia são sim confiáveis, desde que sejam feitos de forma correta e no tempo correto também. Vamos falar sobre o tempo certo ainda nesse post. Continue por aqui!

Existem diversos testes hoje no mercado que podemos comprar nas farmácias, na maioria deles usamos a urina para saber da gravidez. Os testes mais comuns são os que em um recipiente, que já vem no teste, você despeja um jato de urina e partir disso ele mostra no dispositivo se a mamãe está grávida ou não. Nesses especificamente, alguns mostram até as semanas de gestação.

Em outros testes você urina em um recipiente e coloca dentro deste recipiente que já vem dentro da caixinha, a partir disso ele vai pintar o teste com resultado, sendo ele dois riscos se a mamãe estiver grávida e um risco se ela não estiver grávida.

Teste de gravidez
Teste de gravidez de farmácia

É possível sentir os sintomas da gravidez na primeira semana?

Na maioria dos casos a mulher não sente os sintomas de uma gestação na primeira semana, mas como cada corpo é um corpo, algumas mamães podem sim sentir os sintomas na primeira semana por conta da grande alteração hormonal que acontece após a fecundação. Alguns dos sintomas são:

  • Cólicas abdominais
  • Sensibilidade nas mamas
  • Cansaço excessivo
  • Variações de humor
  • Incomodo com cheiros fortes

Estou com 3 dias de atraso menstrual posso fazer o teste de gravidez?

O ideal é que você aguarde até o 5º dia de atraso para realizar o teste de gravidez e ter a certeza absoluta do resultado, porém, alguns casos pode sim acusar a gravidez com até 3 dias de atraso.

O exame de sangue pode detectar mais precocemente a gravidez, alguns casos o resultado positivo acontece com 1 dia de atraso.

Quantos dias após a relação sexual posso fazer o beta?

O exame de sangue para gravidez Beta Hcg começa a ser positivo 15 dias após a relação sexual e a fecundação do óvulo, que frequentemente coincide com o início do atraso menstrual, em um ciclo regular de 28/30 dias.

A partir das quatro semanas de idade gestacional, contudo, todos são capazes de detectar o HCG. É nesse período que ele deve ser feito porque atinge o máximo da eficácia. Para saber se está na hora, a dica é contar quatro semanas depois do primeiro dia da última menstruação.

É possível o teste de gravidez dar positivo antes do atraso?

É possível que o teste de gravidez positive antes do atraso menstrual, mas com 1 dia de atraso o resultado é mais confiável.

O BHCG pode ficar positivo antes do atraso menstrual na gravidez bioquímica, que é quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide (embrião), alcança a cavidade uterina e tenta se implantar no endométrio, que é a camada interna do interior do útero. O organismo da mulher produz o hormônio da gravidez (hCG), a partir desse momento e por isso o resultado do teste de farmácia ou de beta-hCG será positivo, caso ela realize o exame que detecta o hCG circulante.

Pode fazer o teste de gravidez com 3 semanas?

As 3 semanas de gestação representam o momento em que ocorre de fato a fecundação do óvulo. Por isso, na verdade, ela é a primeira semana de gestação. Portanto não há muitos indícios de gravidez antes desse momento, considerando que são 3 semanas desde a última menstruação da mulher.

Quais são os sintomas de 3 semanas de gravidez

Alguns sinais podem aparecer a partir da terceira semana, e exames podem confirmar a gravidez.

De 1 a 3 semanas consideramos o primeiro mês de gestação. O primeiro dia da gestação, como não sabemos que dia de fato gravidez se estabeleceu, contamos o último dia da menstruação e com isso iniciamos a contagem da data prevista para o parto.

Os sintomas nesse inicio de gravidez são bem pequenos, mas algumas mamães já começam a sentir diferença em seu corpo e consideramos esses os primeiros sintomas de gravidez são eles:

  • Enjoos devidos as alterações hormonais
  • Inchaço no corpo e principalmente nos seios
  • Vontade de chorar sem motivos aparentes
  • Pequeno sangramento, que é consequência da Nidação (processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero).

Quando o corpo começa a produzir hormônio hCG?

A Gonadotrofina Coriônica humana (hCG) é um hormônio produzido pela placenta que impede a destruição do corpo lúteo e estimula a produção de esteroides. É um hormônio glicoproteico, conhecido comumente como hCG, que é produzido pela placenta durante a gestação.

O hCG que é um hormônio relacionado somente a gravidez, ele começa a ser produzido após o embrião se fixado na parede uterina, isso acontece entre 5 e 7 dias após a fertilização do óvulo. O período menstrual seria correspondente a aproximadamente duas semanas após a ovulação.

Exames falso-positivo

A presença de hCG também pode indicar gravidez ectópica, que ocorre quando o embrião se implanta fora do útero, na tuba uterina. Nesses casos, a concentração do hormônio tem valores mais baixos que em gestações normais. Ao contrário disso, em mulheres com doença trofoblástica, os níveis de hCG são bem maiores que na gravidez normal.

Quando hCG está em baixa concentração também pode indicar aborto espontâneo. Nessa situação, o hormônio diminui continuamente no início da gravidez ao invés de aumentar.

Gravidez silenciosa: é possível estar grávida e não sentir nada?

Muitas mamães descobrem a gravidez próximo ao parto, chamamos esse fenômeno de gravidez silenciosa, onde a mulher não sabe que está grávida.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a gravidez psicológica (pseudociese). A gravidez silenciosa é quando a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre, ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Algumas mulheres podem ter sangramentos durante a gravidez ou alguma irregularidade menstrual. Isto contribui para dificultar a identificação da gravidez. Até porque o primeiro sinal de gravidez é relacionado sempre ao atraso menstrual. Outras mulheres podem ter algum problema psicológico que dificulta o reconhecimento ou mesmo a aceitação da gravidez.

Existe teste de gravidez caseiro?

Os testes caseiros de gravidez são muito usados por serem mais rápidos de saber se a mulher pode estar grávida ou não, já que existem alguns que prometem funcionar desde o primeiro momento da concepção, não sendo necessário esperar pelo dia do atraso menstrual, como acontece com os testes de farmácia.

Esses tipos de testes não possuem qualquer comprovação científica e, por isso, não devem ser considerados uma forma segura de confirmar ou descartar uma possível gravidez. Os testes comprovados são os de farmácia ou o exame de sangue.

Testes caseiros

Mesmo não tendo comprovação científica, existem uns que podem sim dar resultado positivo para gravidez. Vamos falar de alguns que podem ajudar a mulher a identificar a gestação.

Teste do sal

De acordo com essa teoria popular, esse teste deve ser feito adicionando a urina com algumas colheres de sal de cozinha em um recipiente transparente. Depois, deve-se esperar algumas horas e, caso a mistura não mude de aparência, o resultado é negativo. Se a mistura ficar com aparência leitosa, o resultado é positivo.

Esse resultado aconteceria, devido à uma reação do hormônio beta hCG com o sal. No entanto, não existe nenhum estudo que comprove essa reação do sal de cozinha com o beta hCG.

Teste de gravidez com água sanitária

A água sanitária é capaz de reagir com o hormônio beta HCG, assim como o que acontece no teste de farmácia, levando à formação de espuma. Assim, se não existir formação de espuma, o teste é considerado negativo.

Tem como saber se estou grávida pelo umbigo?

A região abaixo do umbigo é a região onde fica localizado o útero e por isso é o primeiro local da barriga que começa a crescer. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local. Por isso algumas pessoas acreditam que pelo umbigo se é possível descobrir a gravidez.

Cada mulher é diferente, algumas conseguem ter sintomas de uma possível gravidez bem no inicio e outras demoram a ter sintomas, por isso se atente aos sintomas e o principal que é a data da Ultima menstruação, é por conta desse atraso que surge a desconfiança da gravidez. Os testes de farmácia são bem acessíveis, com diversos valores além de terem 99% de eficácia e o exame de sangue afirma com segurança a gravidez.

Após essa descoberta inicie o seu pré-natal para garantir que o seu bebê tenha todos os cuidados enquanto estiver na barriga, assim como você nessa nova etapa.