Teste positivo! E agora? Calma, mamãe. Cada fase da gestação tem seu momento e, claro, as dúvidas sempre estão presentes ao longo do pré-natal, principalmente na primeira gravidez. O que é certo é que as suas idas ao médico serão mais frequentes.
O obstetra é o responsável por cuidar das consultas de pré-natal. Para que você aproveite ao máximo esses encontros, a Lá Vem Bebê consultou o médico Guilherme Chaddad, ginecologista e obstetra, sobre o que as gestantes não podem deixar de perguntar em suas consultas.
Segundo portaria do Ministério da Saúde, no Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, no âmbito do SUS, a norma determina a realização de, no mínimo, seis consultas de acompanhamento pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro trimestre da gestação.
Sendo assim, fizemos um guia de perguntas para as suas consultas.
1º trimestre de gestação – A descoberta
Neste momento, queremos ver o bebê, saber como ele é, qual será o sexo (na verdade, acreditamos que isso ocorra o tempo todo :D). Mas, este período é importante para tornar a sua gestação mais saudável. Perguntas para a primeira consulta, que provavelmente será a mais longa, segundo o obstetra Guilherme Chaddad:
- Quais são as vitaminas e os minerais necessários para suplementação durante a gestação?
- A importância da atividade física durante a gestação. Quando começar e qual a atividade física recomendada?
- Quais são os exames essenciais a serem realizados durante o pré-natal?
Seu médico, de acordo com seu histórico, decidirá quais são as decisões ideias.
A gravidez pode significar mudança de hábitos radicais, pelo bem do bebê. Então vale perguntar, em uma relação de sinceridade e confiança com seu médico:
- Quais as restrições e complicações para o feto quanto ao uso de álcool, cigarro e outras drogas na gestação?
2º trimestre – Consultas 1 e 2
Neste período você já vai sentir mais diferenças significativas no seu corpo, que se prepara para a chegada do bebê. A fome, depois da fase dos enjoos (se ele aparecer), também aumenta. Então, nesta consulta vale questionar também sobre você e os reflexos dessas mudanças.
- Qual é o ganho de peso adequado durante a gestação?
- Quais são as alterações do corpo materno durante a gestação?
- Como deve ser a da dieta-alimentação durante a gestação?
3º Trimestre – Três consultas, duas perguntas e muito assunto
Na reta final, as discussões entre você e seu médico podem – e devem – ser sem pressa e sem pressão. É aqui que você começa a falar da chegada do bebê e a se preparar para ela. A partir da pergunta, tire as suas dúvidas sem medo ou vergonha.
- Quais são as diferenças entre parto normal e cesariana?
- Qual é a importância do aleitamento materno para o bebê?
Anotou tudo? Ainda não? Então, anote e não tenha vergonha ou medo de perguntar. Grávida fica meio esquecida mesma, é normal. 😀
Você também pode gostar:
Minha menstruaçao veio dia 10 acaba em 5 dias,no dia 16 tive pequenos liquidos grossos marrons q é bem comum na minha menstruaçao,nesse mesmo dia q é dia 16 eu tive relaçao sexual e ele gozou e n tomei remedio porque qro engravidar,dai no dia 17 soltei um liquido bem estranho,Sera q tou gravida? Fiz o teste dia 21/07(sabado) deu negativo,dia 22/07(domingo) acordei com dores de cabeça e com muito injoôus e hj dia 23-07 mh barriga tava dando umas pontadas fracas… Dpois da relaçao sexual ate hoje tou soltando bastante liquido, transparente e sem cheiro,tou tendo bastante sono e fome
Tou desesperada oq pode ser?