9 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

9 Semanas de Gestação – O caminho começa a mudar

Esta semana é mais calma. A grande maioria das mamães fez seu primeiro ultrassom durante a última semana e, agora, há a certeza de um novo coraçãozinho batendo aí dentro!

Sintomas da Gravidez

As mamas continuam doloridas e aumentando mais a cada dia. Algumas mudanças na estrutura do seio são notadas. O cansaço, que antes era apenas um sono constante, passa a ser uma tortura. Culpa das noites mal dormidas (ela: a ansiedade) e da ação dos hormônios. A vontade de ir fazer xixi também continua a todo momento! E ela deve continuar mesmo: o fato da futura mamãe estar tomando mais água (você está, certo?) também favorece esse fato.

Mudanças no corpo

A partir dessa semana, a mamãe começa também a notar algumas mudanças estruturais nos seios. As veias ficam mais aparentes (já que a circulação local está aumentada desde a 6ª semana) e o bico do seio começa a aumentar e endurecer. Além disso, aparecem algumas bolinhas que serão responsáveis pela hidratação dos mamilos durante o período de amamentação. O folículo de Montgomery (sim, este é o nome “oficial” dessas bolinhas) promove a hidratação local e alguns estudos acreditam que eles também tenham a função de estimular o olfato dos bebês com suas substâncias que acabam sendo excretadas e modificadas quando em contato com o ar. Você também acha que a sua barriga está crescendo mas ainda não. O útero está começando agora a se dilatar para comportar o crescimento do bebê e vai começar realmente a parecer durante as próximas semanas.

Comportamentos e emoções

A mamãe pode estar sentindo um pouco de ansiedade nesse momento! Apesar de ter visto seu bebê a semana passada, agora a ansiedade é pelo crescimento dele e pela próxima oportunidade de encontro (provavelmente por volta da 12ª semana). Se os papais ainda estão guardando o segredo da chegada do bebê a vontade de contar aumenta a cada dia. Mas se vocês já esperaram até agora, vale esperar mais um pouquinho. Aproveitem para curtir o momento novo da vida de vocês e reforçar ainda mais os laços entre os futuros papais e o bebê que está chegando!

Descobertas e curiosidades

Nesta semana o seu bebê já está bem grandinho e passa a ser chamado, pelos médicos, de feto e não mais de embrião. Está do tamanho de uma bolinha de gude mas já tem braços e perninhas com articulações e dedinhos! Os olhinhos também começam a ganhar uma fina cobertura- que serão as suas futuras pálpebras. O bebê já ouve e reage a estímulos externos e começa a se mexer bastante aí dentro. Mas você ainda não pode sentir direito. Ainda vai demorar mais umas duas ou três semanas para que o nadador comece a ser percebido pela mamãe!

O que perguntar ao médico

A nona semana marca uma nova fase no período gestacional. O bebê começa a crescer e cada dia é essencial para sua formação. Mas o que fazer se você não consegue dormir direito nem comer por causa da ansiedade e dos enjôos? Converse com seu médico sobre realizar alguma atividade física. Vai ajudar muito! Quanto aos enjôos, o mais importante é mesmo com eles manter-se alimentada e hidratada. Pergunte a seu médico quais são as melhores maneiras de hidratação para você. E não perca esses truques aqui para melhorar os enjôos.

Lista de atividades da semana

Começar uma atividade física que tenha sido liberada pelo seu médico.  Não comece nada sem conversar com ele! Isso é muito importante!

Está com vontade de comer alguma coisa diferente? Aproveite esse começo da gestação para sair com o papai e aproveitar para matar os desejos de grávida durante os passeios. Tome sol (com filtro solar), respire ar puro… Você vai dormir bem melhor!

O que não fazer nesta semana

Nada de stress nem de atividades pesadas! Concentre-se no seu bem estar e na saúde de seu bebê. Essa fase é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dele: quanto mais energia a mamãe tiver, mais energia o bebê vai ter para crescer!

Deixe um comentário