33 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

33 Semanas de Gestação – Oficialmente o 8º mês

Nesta fase da gestação o corpo já começa oficialmente a se preparar para o parto- e seu bebê também.

Sintomas da Gravidez

O inchaço e a dificuldade para respirar são algumas das grandes queixas da maioria gestantes nessa fase. Esses sintomas costumam afetar a rotina da mamãe, alterando o humor e muitas vezes até mesmo o apetite. Manter a calma e foco é importante já que nessa fase a nutrição do seu bebê é fundamental para o desenvolvimento dele.

Mudanças no corpo

A dificuldade para dormir e muitas vezes até mesmo para encontrar posição sentada por causa da barriga incomoda uma parte das mamães. Buscar o apoio de travesseiros e almofadas pode ajudar a  aumentar o conforto. As dores nas costas também podem aparecer devido à movimentação dos músculos durante a preparação para o parto. Bolsas de água quente e massagens podem aliviar bastante os sintomas.

Comportamentos e emoções

É absolutamente normal a mamãe ficar um pouco irritada e bastante sensível durante essa fase da gravidez. Além dos hormônios preparando seu corpo para o parto, uma série de dúvidas afligem a grande maioria das gravidinhas. Todas as emoções se misturam e a cada dia- ou a cada novo sintoma – o medo de algo estar errado. Calma! Está tudo certo com você e com seu bebê. Fique atenta apenas a mudanças de comportamento muito expressivas. Nesse caso, entre em contato com seu médico. Na maioria das vezes, é só o seu bebê “de preguiça” dentro da sua barriga quentinha!

Agora, você já está oficialmente no 8º mês da gestação, que marca a reta final da sua gravidez!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê vai praticamente dobrar de peso dessa semana até o momento do parto – e você também vai engordar alguns quilinhos com isso! Mas isso não tem nada a ver com descuidar da alimentação. Pelo contrário- nesse momento seu bebê precisa de ainda mais nutrientes para ganhar peso e chegar ao nascimento com o desenvolvimento completo! Se o seu apetite está alterado em função da dificuldade de digestão (algumas mamães sentem um pouco de azia, muito em razão da posição do bebê, que diminui o espaço reservado para o estômago) busque alimentos que tem maior quantidade nutricional mesmo se ingerido em pequenas porções.

Esta semana ainda dá tempo para preparar uma festinha para o chá de bebê. Encontrar os amigos e familiares vai ser um momento delicioso e cheio de emoção!

O que perguntar ao médico

Se você está com dificuldade de se alimentar converse com seu especialista sobre uma possível suplementação. Seu bebê vai ganhar mais e mais peso nessa última fase gestacional e isso vai garantir que ele chegue completamente desenvolvido durante as próximas semanas. Você está grávida de gêmeos? Prepare a sua malinha da maternidade- seu momento pode estar chegando!

Lista de atividades da semana

Ainda não fez a festinha do chá de bebê ou chá de fraldas? Ainda dá tempo! Que tal preparar esse grande momento para comemorar com seus amigos e familiares? Não perca a oportunidade de dividir a sua alegria e receber todo o carinho de todos que estão esperando o seu bebê tanto quanto você! Chame as amigas de infância, com quem você dividiu as brincadeiras de boneca… As da escola, com quem dividiu quem seriam os possíveis papais… As da faculdade, que acompanharam, muitas vezes, o início da sua união com o papai… Chame todos que participaram da sua vida em algum momento: todos ficarão muito felizes em partilhar essa felicidade com você.

O primeiro passo é preparar a lista de convidados com muito carinho para que ninguém seja esquecido! E depois? Confira aqui o que fazer para que tudo saia perfeito!

O que não fazer nesta semana

Cuidar para não realizar grandes esforços deve ser seu foco a partir de agora! Descanse e mantenha seu corpo bem para que ele possa se preparar para a chegada do seu bebê de forma calma e natural. Manter a prática de exercícios – mesmo os mais leves- deve ser feita com acompanhamento do seu especialista a partir desta semana.

Deixe um comentário