Teste de gravidez sanguíneo ou de farmácia? Qual é mais eficaz?

Após verificar se você está com alguns dos 10 primeiros sintomas de gravidez, está na hora de fazer o teste, pois esses são apenas alguns sinais que devem ser confirmados com o diagnóstico médico.

Existem duas formas de ter o diagnóstico:

  • Dosagem de sangue ou de urina do hormônio hCG (também chamado de Beta-hCG).
  • Ultrassonografia do útero, verificando a existência do feto, saco gestacional e derivados da gravidez.

Mas o que é o hCG?

O hCG é um hormônio, denominado gonadotrofina coriônica humana, e ele é produzido pelo embrião assim que ocorre a implantação no útero. Quanto mais tempo de gestação, maiores as taxas do hormônio no sangue e na urina. Por isso, é possível detectar a gravidez através dos níveis deste hormônio.

Quando consigo saber se estou grávida?

Como é o embrião que libera o hCG no corpo da mãe, é preciso um tempo para que essa produção hormonal se inicie. Por isso, na maior parte dos casos as mulheres só percebem que estão grávidas no atraso da menstruação, momento em que já se passaram algumas semanas e os níveis de hormônio podem ser mais facilmente detectados.

Exame de sangue ou urina, qual o teste de gravidez mais eficaz?

Certamente o exame de sangue é mais confiável que o de urina, pois mede com precisão a quantidade de hCG no corpo da mulher. Mas se o embrião já tiver com um certo tempo de fecundação, os exames de urina conseguem detectar tranquilamente a gravidez.

Com quanto tempo consigo descobrir que estou grávida?

A maioria das mulheres descobre que está grávida com o atraso menstrual, pois a concentração do hormônio hCG está mais alta e os exames conseguem detectar facilmente. Entretanto, existem os casos de falso negativo porque os níveis hormonais ainda não estão altos.

Caso o seu teste de farmácia tenha dado negativo no primeiro dia do atraso menstrual, espere mais 5 dias e repita, pois os níveis de hCG costumam dobrar diariamente. Se ainda houver dúvidas, realize o exame de sangue.

teste de gravidez qual é mais eficaz

Valores de hCH no exame

Valores menores que 5 mIU/ml significam gravidez NEGATIVA.

Valores entre 5 e 25 mIU/ml são considerados como gravidez INDETERMINADA, podendo ser um falso positivo ou uma gravidez ainda muito recente. Nestes casos você deverá repetir o teste após 4 ou 5 dias para ter certeza e verificar se o nível do hormônio subiu.

Valores acima de 25 mIU/ml significam gravidez POSITIVA.

teste de gravidez qual é mais eficaz

Ultrassonografia do útero

A ultrassonografia transvaginal é um exame que também ajuda a detectar a gravidez. Ela consegue ver o embrião a partir de 4 ou 5 semanas, o que significa uma ou duas semanas de atraso menstrual.


Já sabe qual método irá utilizar? Então por que não dá uma olhadinha nos links a seguir, acredito que você irá gostar.

O que é e como age o hCG no corpo da mulher

Como e quando usar a pílula do dia seguinte

De repente: MÃE!

Deixe um comentário