2 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

2 Semanas de Gestação – A fecundação

Aqui a vida começa! Com o óvulo fecundado, o corpo dá início ao período gestacional. Hormônios são ativados, o corpo começa a pedir novos e mais nutrientes… Tudo para a perfeita evolução do bebê que está chegando!

Sintomas da Gravidez

Nesta semana o corpo começa a ter sintomas reais da gravidez. O bico do seio pode ficar extremamente dolorido – nos sintomas da TPM é mais comum uma dor generalizada, como se fosse um peso em todo o seio. Um aumento das idas ao banheiro para o xixi também começam aqui. Os intestinos- alterados pela progesterona, começam a funcionar mais lentamente, causando algum nível de prisão de ventre.

O aumento da acne e algumas alterações na oleosidade da pele também podem ser observados.

Mudanças no corpo

Por enquanto o corpo ainda está se preparando para o novo período gestacional. As mudanças no corpo ainda não são evidentes, a não ser nas mamães que apresentam algum grau de problemas na pele- devido à enorme quantidade e hormônios.

Comportamentos e emoções

As alterações de humor continuam e se assemelham muito aos da TPM- da ira ao choro em dois segundos! Isso tudo é resultado do funcionamento acelerado dos hormônios que altera as produções de serotonina e endorfina no cérebro. Mas calma: isso vai passar!

Descobertas e curiosidades

Na segunda semana o óvulo fecundado começa seu “passeio” até o útero. Fecundado, o óvulo desce lentamente pela trompa de falópio para que possa chegar até o útero. O caminho todo até o útero é percorrido em mais ou menos uma semana. No momento da fecundação todas as características do seu bebê como cor dos olhos, dos cabelos e o sexo já são definidos. Começa também uma acelerada reprodução das células que promovem o crescimento do bebê. Aqui, o óvulo tem cerca de 0,01 mm e o embrião ainda não foi formado.

O que perguntar ao médico

Se você já fez o exame de farmácia e sabe que está grávida, deve marcar o quanto antes uma ida ao seu médico para início do Pré-Natal. Pergunte sobre o ácido fólico, sobre os exames necessários e tudo o mais que lhe vier à cabeça. É muito importante não ir embora do consultório com uma dúvida sequer. É interessante fazer uma lista a cada visita ao médico- assim, nenhuma pergunta vai ficar martelando na sua cabeça até a próxima data.

Lista de atividades da semana

Nesse momento, tente apenas não deixar a ansiedade tomar conta. Principalmente se você é uma mamãe tentante a ansiedade não vai fazer nada bem neste momento. Aqui a ordem é ficar tranquila, se cuidar, cuidar da alimentação. Que tal planejar aquela caminhada com uma amiga ou sair para pegar um cineminha com o papai?

O que não fazer nesta semana

Como ainda é muito cedo na jornada do período gestacional, ainda não existem restrições quanto às atividades físicas, por exemplo. Mas se você acha que pode estar grávida, diminuir exercícios de impacto ou que exerçam algum tipo de vibração ou de pressão no abdome é altamente recomendado.

Anterior: 1 Semana de Gestação   [Leia mais…]

Próxima: 3 Semanas de Gestação   [Leia mais…]

Deixe um comentário