Nesse post você irá ler sobre:
- O que é e o que causa a Síndrome do Ovário Policístico
- Quais são seus sintomas e como tratá-la
- E mais!
Se você está com a menstruação desregulada, acnes e pêlos em grande quantidade, cólicas menstruais e não está conseguindo engravidar, isso pode significar que você tem a SOP – Síndrome do Ovário Policístico.
Veja também
Teste de gravidez sanguíneo ou de farmácia? Qual é mais eficaz?
O que é e como age o hCG no corpo da mulher
Você vai encontrar neste artigo:
O que é?
Essa síndrome é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação devido a um desequilíbrio hormonal, que acaba levando à formação de cistos nos ovários.
O aparecimento de cistos nos ovários é comum e faz parte do processo de ovulação, mas geralmente eles desaparecem ao final de cada ciclo. Mas em mulheres que possuem a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e podem deixar o ovário com até três vezes o seu tamanho normal. Essa disfunção acaba gerando uma série de problemas, como: secreção de hormônios masculinos em excesso, ovulação com frequência menor e alteração nos ciclos, entre outros. A SOP afeta cerca de 20% das mulheres na fase reprodutiva.
O que causa a SOP?
Os fatores que desencadeiam a SOP são:
- Genética
Irmãs ou filhas de uma mulheres que tiveram SOP têm 50% mais chances de ter o distúrbio.
- Obesidade
Estudos indicam que a SOP pode estar associada à produção de insulina em excesso, provocando desequilíbrio hormonal e possível formação dos cistos.
Sintomas
1. Menstruação com ciclos de 35 dias, menos de 8 menstruações anuais, amenorreia de 4 meses ou mais e menstruação intensa e prolongada podem ser considerados sinais da SOP.
2. Elevados níveis de hormônios masculinos, que resultam em excesso de pelos na face e no corpo, acne severa e perda de cabelo.
3. Cistos nos ovários, identificados em ultrassonografia.
4. Cólicas fortes e frequentes durante a menstruação devido aos cistos.
5. Obesidade.
Tratamentos
Como a SOP desencadeia uma série de problemas hormonais, a maioria dos tratamentos se faz também com hormônios.
- Uso de pílulas anticoncepcionais para regular seu ciclo menstrual;
- Remédios para reduzir os níveis de insulina e prevenir o diabetes tipo 2;
- Remédios indutores de ovulação para ajudar no ciclo;
- Remédios com inibidores de hormônios andrógenos (masculinos) para reduzir o excesso de pelos;
- Dieta balanceada e exercícios físicos no caso de obesidade.
Remédios
Geralmente, os remédios indicados para tratar a SOP são:
- Diane 35
- Diclin
- Glifage
- Glifage XR
- Metformina
Atenção! Todo remédio deve ser receitado por um médico especializado, que pode ser um ginecologista ou endocrinologista, no caso do SOP.
Prevenção
Não existe uma forma de evitar a SOP, mas o diagnóstico e tratamento precoces ajudam a evitar complicações, tais como a infertilidade, a síndrome metabólica, a obesidade, a diabetes e as doenças cardíacas.
Como interfere na gravidez?
Com a disfunção hormonal que a SOP provoca, a ovulação da mulher também fica desregulada e se torna difícil saber o período fértil. Entretanto, com os tratamentos hormonais e regulação com dieta e exercícios, as chances aumentam e raramente é preciso um tratamento adicional para engravidar, como a inseminação artificial.