Não há sinal mais significativo da gestação que aquele barrigão redondo e reluzente, certo? Certo! Mas com ele vem a dúvida: como aproveitar o guarda-roupa atual na gravidez? Para ajudar com esse dilema e – ao menos tentar – evitar comprar roupas de gestante, reunimos nesse post dicas e ideias para estender a vida útil das nossas amadas peças do dia a dia! Confira a seguir.
Você vai encontrar neste artigo:
Como aproveitar o guarda-roupa atual na gravidez
O termo “roupa de grávida” nem sempre agrada as futuras mamães. Isso porque essas peças eram todas um pouco parecidas entre si e, diga-se de passagem, um tanto quanto sem graça! Mas nos últimos anos, a indústria da moda olha com mais carinho para essa sessão de vestuário. Muitas peças já seguem tendências da moda e o melhor: podem até ser reaproveitadas após a gravidez!
Mas se mesmo assim você não se convenceu de que é hora de trocar todo o guarda-roupa – até porque os gastos com a montagem do enxoval e do quartinho do bebê nem sempre são modestos -, há ótimas ideias para que as roupas que você já possui possam ganhar mais dias de glória com looks que evidenciem a barriguinha!
Até mesmo a calça jeans do dia a dia pode continuar sendo uma aliada para a composição dos looks de trabalho ou passeio. Alguns produtos, como os extensores e as faixas elásticas ajudam a deixar a braguilha da calça mais larguinha e, permitindo assim, que a mamãe use a peça por mais alguns meses.
Mas antes de pensar em adaptar calças e outras peças que você já tem, priorize o conforto! Não vale passar aperto para caber naquele vestido ou calça que servia perfeitamente antes da gravidez. Desconforto com barrigão não dá pra passar!
Extensor de calça jeans e faixa de tecido: as peças que possibilitam aproveitar o guarda-roupa atual na gestação!
Se tem uma dupla com quem você vai se dar bem durante os meses da gestação é o extensor de calça jeans e a faixa de tecido! Nos primeiros meses da gravidez essas peças salvarão demais seus looks. Elas saem muito mais baratas que a calça jeans de grávida. Aliás, essa calça jeans é muito confortável, mas praticamente inutilizável após a chegada do bebê.
A faixa de tecido é uma ótima opção para aproveitar o guarda-roupa atual na gravidez, além de ter a vantagem de deixar o zíper aberto sem medo de ser feliz, ajuda a prevenir “mostrar demais” ao abaixar e cria uma segunda barra para a camiseta ou camisa. A alternativa é perfeita para mamães que não curtem deixar a barriguinha de fora.
Calça legging e bailarina: conforto em primeiro lugar
Você provavelmente tem uma delas por aí. E, se não era tão adepta ao uso no dia a dia, talvez seja a hora de colocá-las para jogo! A calça legging e o modelo bailarina geralmente são feitas em tecido com bastante elastano, o que possibilita a adaptação da peça ao corpo com mais facilidade. Uma boa dica é dar preferência para essas calças com cintura alta, assim, ficarão ainda mais confortáveis com o crescimento da barriga. Mas nada impede também de usá-las abaixo da barriga! Teste o conforto proporcionado pelas calças das duas formas.
Saias e vestidos
As saias longas são ótimas peças para usar durante a gravidez. O ideal é usar abaixo da barriga e os modelos mais fluidos. Elas permitem a movimentação e não dão aquela sensação de desconforto ao sentar ou levantar.
Já os vestidos também podem ser reaproveitados, desde que não sejam de tecido muito inflexível. Vestidos longos e fluidos valorizam a barriguinha e também são opções confortáveis para o dia a dia!
Tops e sutiãs
Aqui não tem jeito! Provavelmente você precisará de dois ou três sutiãs de amamentação. Então, já que as mamas crescem na gravidez, vale investir ainda nesse período nessas peças. Elas costumam ser mais confortáveis por não terem ferrinhos embaixo e há opções com e sem bojo, de acordo com a preferência da mamãe.
Para quem ainda não quer investir no sutiã de amamentação, os tops de academia ajudam bem! São mais confortáveis e mais flexíveis que os sutiãs comuns. E nesse momento de mudanças físicas, essa adaptabilidade do top cairá muito bem!
Como aproveitar o guarda-roupa atual na gravidez: aproveite também o guarda-roupa masculino!
Com a moda das calças jeans cada vez mais larguinhas, que tal dar uma olhada também para o guarda-roupas do seu companheiro? Sim! Peças como calça jeans, camisas e camisetas masculinas podem ser peças-coringa nesse momento de crescimento constante da barriga!
A camisa masculina combinará com sua calça jeans, legging ou até bermuda. E diga-se de passagem, pode deixar o look bem elegante!
Peças em malha
As peças em malha se adaptam bem de acordo com o crescimento da barriga e dos quadris. Vale prolongar o uso das t-shirts desse tecido durante a gravidez e, se não puder evitar a compra de novas peças durante a gestação, costumam ser peças com preço mais acessível.
Bônus: Faça você mesma um extensor para calça vapt-vupt!
Nesse passo a passo feito pela equipe do Elo7, você aprenderá a fazer um extensor para calça utilizando apenas linha, agulha, botão e um pedaço de elástico! Confira:
Curtiu as dicas de como aproveitar o guarda-roupa atual na gravidez? Tem boa dica pra compartilhar com outras gravidinhas? Compartilhe aqui nos comentários!
Veja também: Vacinação em grávidas: o que mudou com a covid-19