Nesse post você lerá sobre:
- Novas tecnologias aprimoram ultrassom
- Muito mais do que imagens: ultrassom antecipa até saúde do bebê
O teste deu positivo e, seja ele de farmácia ou de laboratório, o próximo passo é sempre um dos mais aguardados: o ultrassom. É a partir dele que mamães e papais podem ver como está a vida do filho dentro da barriga. Na área médica, mais que um momento emocionante, a ultrassonografia é um estudo para avaliar como o bebê está se desenvolvendo.
Veja também:
- Gravidez Semana a Semana: O Guia Definitivo
- Como descobrir o sexo do bebê?
- 5 aplicativos para grávidas que não podem faltar no seu celular
Muito mais do que imagens
Com o avanço da tecnologia e a Internet das Coisas (IoT), o exame passou a revelar muito mais para os papais e para os médicos. Além das imagens em 3D e os tradicionais ultrassons morfológicos, é possível também realizar diagnósticos mais precisos e compartilhar informações com os familiares.
Por meio do software 5D Limb Vol, do aparelho de ultrassom WS80 Elite da Samsung, por exemplo, é possível identificar se o bebê terá predisposição a nascer com obesidade ou desnutrição. O exame oferece uma avaliação do peso do bebê e do seu estado nutricional, tendo como base o volume dos membros do feto. Com isso, já durante a gestação, a mamãe pode mudar a alimentação com foco no equilíbrio do peso do bebê.
O mesmo aparelho ainda realiza exames associados às alterações do abdômen, do sistema vascular e do coração, entre outros.
Bye bye DVD
Já o aparelho de ultrassom WS80A, combinado com o aplicativo Hello Mom, permite transmitir ao vivo o ultrassom do bebê para um familiar que mora distante ou para o papai durante uma viagem a trabalho, por exemplo. O vídeo e as imagens são armazenados em nuvem, podem ser editados, customizados e compartilhados com pessoas autorizadas.
Interface do app Hello Mom
Novidades também estão por vir da Inglaterra. O iFind Projetct, uma pesquisa liderada pelo King’s College de Londres, tem desenvolvido recursos de ultrassom para criar imagens de qualidade surpreendente.
Quer ver? Confira o incrível vídeo de um bebê de 20 semanas: