Sono do bebê: terror noturno e distúrbios do sono

Olá, pessoal! Vamos falar hoje sobre o sono do bebê e suas etapas, porém hoje vamos falar sobre o que perturba o sono do bebê, o que pode ser e como melhorar.

O terror noturno é uma das coisas que pode acontecer com a criança durante a noite que pode deixar os pais preocupados, bem como alguns casos de pesadelos, que são coisas diferentes. Vamos entender a diferença entre eles e saber como agir quando nosso filho estiver tendo esses episódios durante a noite.

Aqui no blog da Lá vem bebê você encontra outros posts que falam sobre o sono do bebê com outras ênfases, como a rotina do sono.

Ciclo do sono do bebê

A janela do sono é como chamamos os diversos períodos do sono do bebê em um dia. Um bebê até um ano tem um ciclo de sono diferente dos adultos. Os recém-nascidos possuem um sono polifásico durante as 24h no dia, ou seja, ele dorme de 8 a 10 vezes esse período.

Processo do sono: adultos

Quando os adultos dormem passam por uma série de estágios do sono e seus ciclos que são: sono leve, profundo e o sono REM (movimento rápido dos olhos).

Antes de tudo o sono ocorre em vários momentos, o primeiro é o sono mais leve e depois ele vai passando por outras fases até chegar no sono REM. O sono REM é importante para fixar as memórias. Esse sono é o que garante de fato uma boa noite de sono com descanso e equilíbrio mental, assim como do organismo.

Processo de sono: crianças

Nos bebês e crianças o sono é ainda mais importante pois eles estão passando por processos constantes de desenvolvimento. O cérebro deles precisa ajustar os aprendizados compilados do dia para reproduzir o que aprendeu. Por isso é comum que as crianças atinjam o sono REM mais rápido do que os adultos.

As transições para o sono são processos bem adaptados no feto, no recém-nascido. Todavia no lactente acontece rapidamente a mudança dos estados de consciência durante o sono como se fosse um adaptador “liga/desliga.”

Sono do bebê: distúrbios do sono

Sabendo como funcionam as etapas do sono, vamos falar sobre os distúrbios relacionados ao sono do bebê e o que podemos fazer para amenizar.

Muitos bebês possuem um distúrbio do sono chamados de parassonias, que são episódios desagradáveis que podem acontecer em qualquer estágio do sono. A faixa etária pediátrica compreende o principal grupo afetado por tais eventos durante o sono, sendo assim relevante no atendimento ambulatorial pediátrico.

Sono do bebê: insônia

É uma das principais queixas das mães. A insônia é a dificuldade de começar a dormir ou manter o sono. Isso acontece por dois motivos: a criança não aprendeu a dormir ou tem insônia comportamental.
A criança pode ter insônia por associar o sono ao balanço, ao peito, ao balanço do carrinho e com isso ela só consegue pegar sono desta forma. Ele pode associar também que quando ele chora de madrugada os pais ajudam e aparecem para dar o peito ou até mesmo embalar para dormir de novo.
Existem distúrbios de sono ligados a respiração também, como: adenoide ou bronquite, por exemplo, que dificultam os bebês de dormirem. Neste caso, é importante ir ao pediatra para que se faça tratamento necessário e melhore com isso a qualidade do sono do bebê

 

Sono do bebê: terror noturno

O terror noturno é quando a criança grita ou chora durante o sono, contudo sem acordar. Isto é um distúrbio, e é mais comum entre crianças de 3 a 7 anos.

O terror noturno pode acontecer em qualquer etapa do sono, porém é mais comum que aconteça no estágio de transição entre o sono e a vigília.

Um episódio de terror noturno dura em média 15 minutos. Os pais podem se assustar, porém não há muito o que fazer. Manter a calma é o segredo e o desafio. As crianças não respondem aos pais e nem se sentem acolhidas, algumas ainda podem levantar e correr.

Em primeiro lugar, quando a criança apresentar um episódio de terror noturno, mantenha o ambiente seguro. Veja se não tem risco da criança cair da cama. Camas no estilo Montessori são bem interessantes!

Depois que o episódio acabar, os pais podem levar a criança para fazer xixi. No dia seguinte do sono do bebê ou criança, conversar para tentar descobrir se tem algo estressando a criança é muito importante.

Causas do terror noturno

O que pode causar o terror noturno no sono dos bebês e crianças não é algo bem definido, assim como não prejudica as crianças, contudo existem alguns indícios. Alguns motivos são problema de saúde, como febre, estresse emocional, atividades físicas em excesso, ou até alimentos estimulantes, como café.

O pediatra, ou um psiquiatra, pode fazer um diagnóstico, por isso procure por ele!

Não existe nenhum tratamento específico, mas fazer uma rotina do sono e diminuir os estresses são coisas a se fazer que são mais indicadas.

Criando uma rotina do sono do bebê

Aqui você pode entender mais sobre a rotina do sono.

Ela é uma parte muito importante para que o bebê tenha uma boa noite de sono. Isso passa segurança para o bebê.

Algumas dicas que costumam dar certo é dar banho na criança, jantar e manter as luzes baixas ou desligadas, bem como a televisão.

Ter o hábito de leitura com a criança também ajuda ela a relaxar, melhorando a qualidade do sono.

O uso das telas antes de dormir não é recomendado. Ao contrário do que muitos pensam, elas não acalmam a criança, mas sim as estimulam. Por isso não dê telas para elas nos horários perto de dormir.

 

 

A privação do sono certamente é o maior desafio para os pais no inicio da vida dos pequenos. O sono do bebê é algo muito importante, que os pais levam a sério, tanto que quando alguém faz um barulho ou na rua acontece alguma coisa, a chance dos pais ficarem apreensivos pelo bebê acordar é grande.

Por isso é bom sabermos o que pode estar acontecendo com a criança para que ela não esteja dormindo bem. O que pode estar atrapalhando, causando algum estresse.

A rotina da criança tem muito a ver, algo pode estar a deixando estressada, até mesmo na creche ou escola. O uso de telas também pode estimular, ou até mesmo a alimentação com alguns alimentos que estimulam, como os termogênicos.

Crie uma rotina do sono para a sua criança. Acalme e acolha ela, não a estimule muito. Isso dará segurança para a criança e ela vai entender a sua rotina.

 

E por ai, como anda o sono do bebê ou da sua criança? Já teve algum episódio de terror noturno? Como foi que você reagiu? Conte para a gente nos comentários!