37 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

37 Semanas de Gestação – Os sinais

A gestação está quase chegando ao fim e a mamãe já sente os primeiros sinais do início do trabalho de parto. É um momento de muita emoção que vai ficar guardado para sempre!

Sintomas da Gravidez

Algumas gravidinhas reclamam de um leve incômodo na parte inferior do abdome a partir dessa semana. Com o encaixe do bebê para o momento do parto, o peso dele causa uma pressão extra nessa área e essa sensibilidade é normal.

Mudanças no corpo

Com o bebê começando sua movimentação final para o parto, sua barriga começa a parecer mais “baixa” e até mesmo a mudar de formato. Essa preparação é natural e a gestante começa a perder um pouco de líquido amniótico a cada dia. Essa perda não é percebida pela grande maioria das mamães e não traz risco algum para o seu pequeno. As contrações podem começar a aparecer a partir dessa fase da gestação indicando que o início do seu trabalho de parto está próximo!

Comportamentos e emoções

O grande encontro com seu bebezinho está cada dia mais próximo e você, cada dia mais feliz – e um pouco mais ansiosa- com a espera. Apesar da mamãe não ver a hora de conhecer seu pequeno, esse tempinho que ele ainda vai ficar aí dentro ajuda para que ele esteja ainda mais bem preparado para sua grande chegada. Respeitar o tempo do seu bebê é essencial nesse momento!

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho já está com quase o peso final que ele terá ao nascer mas ele continua ganhando gordura para armazenar até o dia do seu nascimento. Sua pele também já está preparada para enfrentar a mudança de temperatura e para conseguir controlar as trocas de calor assim que chegar. Como dentro do seu útero está cada vez menor, cada movimento do bebê será sentido com muito mais clareza pela mamãe. Você já pode identificar facilmente se aquele “montinho” é a cabeça ou o bumbum do seu pequeno!

O que perguntar ao médico

Durante essa semana da gestação você pode combinar com seu especialista uma visita à maternidade onde vai acontecer o parto. Saber como tudo funciona, como serão os procedimentos para a entrada no hospital e as regras para acompanhantes e visitas pode ser muito importante para se planejar adequadamente. Além disso, fazer o percurso de casa até a maternidade uma primeira vez pode ajudar a manter a calma quando a hora chegar!

Aproveite essa consulta para conversar sobre os primeiros sintomas do trabalho de parto com seu especialista. Tire suas dúvidas a respeito e diga com sinceridade como você espera que tudo aconteça. Ter o contato direto com seu obstetra é muito importante a partir dessa semana. Afinal, a grande hora pode ser a qualquer momento!

Lista de atividades da semana

Além de visitar a maternidade, que tal preparar de vez a malinha para você e para o bebê? Com a proximidade da 40ª semana seu pequeno pode resolver chegar a qualquer momento e já estar com tudo preparado vai ser um motivo a menos para preocupação. Deixe separado além da malinha, os enfeites para a decoração e as lembrancinhas para os convidados. Tudo fácil e à mão, para o caso de precisar sair com um pouco mais de pressa!

O que não fazer nesta semana

Atividades que possam cansar demais a mamãe não são recomendadas. Cuidar para que esse momento seja o mais tranqüilo possível deve ser a grande missão a partir dessa fase da gestação. Nada de passeios longos e em locais de difícil acesso. Lembre-se: seu bebezinho pode chegar a qualquer momento.

Deixe um comentário