23 Semanas de Gestação – A preparação

A partir dessa semana o bebê começa a engordar bastante para atingir o peso ideal para o seu nascimento. É um momento de preparação da mamãe não só para ajudar o seu pequeno a crescer mas também para não engordar. Que tal se manter ativa planejando as comemorações da chegada do bebê?

Sintomas da Gravidez

A barriga já pesa bastante e dores na lombar são bastante comuns. Invista em sapatos e sapatilhas confortáveis, com saltos baixos e bastante estáveis. O aumento da vontade de fazer xixi volta nessa fase do período gestacional. Manter a hidratação é essencial.

Mudanças no corpo

O inchaço das pernas pode estar incomodando um pouco no final do dia. Manter uma dieta com pouco sal e fazer caminhadas leves ajuda bastante. Que tal chamar o papai para um passeio no final da tarde? Pode ser um momento muito agradável para vocês dois – e para o seu bebê.

O aparecimento de varizes nas pernas também é bastante comum. Se estiver incomodando você, converse com seu médico. Nenhum incômodo durante a gestação deve passar despercebido.

Comportamentos e emoções

São tantas coisas a se resolver em tão pouco tempo… Calma, vai dar tempo! Por enquanto apenas planeje os temas e defina se será um chá de bebê ou chá de fraldas. Converse com o papai sobre o que ele acha! Isso já vai ser um passo adiante que vai ajudar muito nas próximas semanas- que serão de efetivas preparações para a festa!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê é do tamanho de uma abobrinha! Já está com a pele coberta pelo vérnix, uma camada espessa e escorregadia, que auxilia na proteção e ainda vai ajudar na hora do parto. Seu bebê já é capaz de distinguir a sua voz entre a de outras pessoas! Já pensou em qual vai a ser a história que vai contar para ele durante a infância? E a cantiga predileta? Comece a conversar com seu bebê! E incentive essa atitude no papai também!

O que perguntar ao médico

Se você está com prisão de ventre ou com alguma dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir, converse com seu médico sobre as alternativas. Para a prisão de ventre, uma mudança na dieta e a ingestão de ainda mais líquidos podem resolver. Se não, outras alternativas podem ser utilizadas – mas só ele pode avaliar o que será melhor para a saúde sua e do seu bebê.

Lista de atividades da semana

Definir qual será o tipo de comemoração e terminar de organizar um local da casa para armazenar fraldas e presentes. Mesmo que o quarto do bebê ainda não esteja pronto, é importante separar um local da casa para acomodas as coisinhas dele. Aproveite essa semana para deixar tudo organizado.

O que não fazer nesta semana

Nada de ficar parada! Uma caminhada leve ou outras atividades (desde que liberadas pelo médico) vai ajudar a manter seu nível de ansiedade controlado. E apesar da fome a todo momento, tente controlar a alimentação- não se esqueça que os quilos que vem durante a gestação devem ser para ajudar o desenvolvimento do seu bebê e não para deixar você maluca para perdê-los depois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *