16 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

16 Semanas de Gestação – Menino ou menina?

Provavelmente o ultrassom para saber o sexo do seu bebê acontece nesta semana. Com essa descoberta, tantas emoções e sentimentos… Você já está preparada?

Sintomas da Gravidez

Uma leve azia pode começar a acompanhar a futura mamãe a partir dessa semana. Culpa de uma demora maior na digestão dos alimentos. Mastigar bastante cada garfada e comer um pouco mais devagar podem aliviar essa sensação. A vontade de ir ao banheiro também costuma aumentar um pouco mais a partir dessa semana.

Mudanças no corpo

Os seios maiores e a barriguinha crescendo já começam a fazer com que os hábitos da futura mamãe tenham que ser modificados. A partir de agora, dormir de bruços pode incomodar bastante. Aproveite agora que a barriga ainda está crescendo para encontrar uma posição confortável para dormir e para acostumar a passar a noite nela. Coloque travesseiros, mude de lado da cama… Aqui o melhor é experimentar até definir a melhor posição.

Comportamentos e emoções

O exame para descobrir o sexo do seu bebezinho deve estar planejado para essa semana. A ansiedade toma conta e uma mistura de emoções acontece. A partir de agora você irá descobrir se seu mundo será rosa ou azul… E isso fará toda a diferença na sua vida! Com a descoberta do sexo a mamãe começa a imaginar até o rostinho do seu bebê… Além de começarem os planejamentos para quarto, enxoval… Mas aqui, o momento pede calma. Uma grande parte das mamães sai comprando tudo o que vêem pela frente- e se arrependendo alguns dias depois da compra. Não deixe a ansiedade tomar conta! Tudo a seu tempo!

Aliás, e você e o papai? Como está a relação de vocês? Podem surgir algumas dúvidas sobre o sexo durante o seu período gestacional. Vale a pena tirar as dúvidas com seu parceiro e com seu médico!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê já cresceu um pouquinho mais e pode já estar com cerca de 12 cm! Essa semana começa o desenvolvimento de uma porção maior de queratina, ajudando no crescimento dos cabelos e unhas do seu bebê. Sim! Ele já tem cabelo! Mas isso não garante que ele chegará cabeludinho assim para você… Nesta semana o corpinho todo do bebê recebe uma fina camada de pelinhos- que caem um pouco antes ou logo após o nascimento. Isso é para a proteção dele! Sua pele ainda é muito frágil e depende de fatores externos para continuar seu crescimento e desenvolvimento. Seu filhote não pára mais! Você já deve até ter sentido a movimentação dele aí dentro algumas vezes mas a partir de agora, as outras pessoas também poderão! Seu útero já está bem maior e continua acompanhando o rápido crescimento de seu bebê.

O que perguntar ao médico

Deixe para marcar a consulta mensal com seu especialista para depois da realização do ultrassom. Será importante para que você possa conversar com ele sobre os resultados e tirar suas dúvidas logo que chegarem os resultados. Não esqueça de levar suas anotações! Cada dúvida que você tiver durante o mês é importante e deve ser conversada com seu médico.

Lista de atividades da semana

Prepare seu coração! Saber o sexo do seu bebê é uma experiência única e emocionante. Mantenha a calma e o bom humor! Essas sensações são sentidas pelo bebê! No dia do exame, mantenha a tranqüilidade e tente não ficar muito agitada! Seu bebê pode sentir isso e resolver cruzar as perninhas bem na hora do exame! Quanto mais relaxada a mamãe estiver, mais tranqüilo durante o exame estará o bebê.

O que não fazer nesta semana

Apesar da sua disposição ter voltado e você estar se sentindo bem melhor, nada de estripulias. Não vá inventar de pintar o quarto ou mudar os móveis de lugar! Suas atividades devem ser leves- para você e para o bebê.

Deixe um comentário