13 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

13 Semanas de Gestação – Sexo do bebê

Agora você já entrou no seu quarto mês de gestação. E tudo ficou melhor! A partir de agora a maior ansiedade é para saber o sexo do bebê. Mas isso tem que esperar:  a probabilidade e acerto é maior após a 18ª semana!

Sintomas da Gravidez

Os enjôos sumiram! Mas em compensação, a fome aumenta bastante, o que faz a futura mamãe ganhar mais alguns quilinhos… A necessidade constante de água- por isso essa sede que não passa!- é para favorecer a produção de sangue e outros líquidos necessários para o desenvolvimento do bebê. Algumas mamães relatam dores nas costas durante estas semanas. Também é bastante comum sentir leves dores e incômodos na área da virilha: é normal, e acontece em função do crescimento do útero que acaba afetando levemente alguns ligamentos presentes na região. Isso vai passar logo, fique tranquila.

Mudanças no corpo

A barriguinha definitivamente já aparece e os seios estão cada dia maiores! Ótimos sinais de que vai seguindo tudo certo com a gestação. A partir dessa semana, um leve inchaço pode ser percebido nas pernas e pés no final do dia. Esse cansaço e inchaço são normais, decorrente do aumento de líquidos no corpo. Beber muita água, diminuir o sal na comida e fazer atividade física ajudam a diminuir essa retenção de líquidos. A velha dica de “colocar os pés para cima” quando chegar em casa, também ajuda de verdade.

Comportamentos e emoções

A cada semana uma nova descoberta, uma nova mudança… Assim não há coração que aguente!! Mas aguenta sim! A vida de mãe é assim: aventuras, sentimentos, decisões; acostume-se! Nesse momento o mais importante é controlar a ansiedade para que seu bebê não sinta essa possível instabilidade. Leve cada fase como única, e que não volta tão cedo! Aproveite para relaxar, sair com as amigas e partilhar experiências. E lembre-se: quanto mais a mamãe está bem, mais o bebê cresce também!

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho está cada vez maior e mais esperto dentro de você! Seu cérebro já está bastante desenvolvido e ele já percebe estímulos externos com facilidade. Suas perninhas e bracinhos já fazem diversos movimentos e você já sente bastante seus pontapés!!! Ele agora tem o tamanho de uma laranja média! Seu rostinho já tem suas feições praticamente formadas… Suas pálpebras já recobrem os olhinhos, que permanecem fechados até quase o fim do período gestacional. Você sabia que nesta semana o seu bebê já faz xixi? Ele já consegue fazer os movimentos de mamada que serão essenciais em seus primeiros dias… Com isso, ele ingere o líquido amniótico que passa por seus pequeninos rins e é excretado em forma de xixi no líquido amniótico. Mas não se preocupe! A cada 18 a 24 horas esse líquido é totalmente renovado totalmente. É ele que garante a “natação” do seu bebê, exercitando articulações e preparando todo o sistema respiratório para sua chegada ao mundo!

O que perguntar ao médico

A 13ª semana começa com diversas mudanças: o bebê começa a se mexer bastante, a sede aumenta, o inchaço começa… Leve todas as suas dúvidas para seu especialista. Apesar de os sintomas serem comuns a uma grande quantidade de futuras mamães, só o médico de cada uma pode determinar se é um sintoma normal ou o sinal de que algo não vai bem. É importante nunca se automedicar e também não seguir a dica “daquele chá incrível” para isso ou aquilo: nunca tome nada sem a autorização de seu médico. Isso é essencial para o perfeito desenvolvimento de seu bebê.

Lista de atividades da semana

A hora de saber o sexo do seu pequeno está chegando! Que tal monta uma surpresa especial para contar essa notícia? O exame deve ser realizado daqui a duas ou três semanas, então você terá tempo para planejar alguma coisa bem legal. Um bolo com o interior colorido, balões azuis ou rosas… Vale o que mais você imaginar e planejar! Aproveite que agora está com mais disposição e energia e prepare um momento especial para esta grande notícia!

O que não fazer nesta semana

Nada de sair comprando nada ainda hein? Aguarde mais duas ou três semanas para começar a pensar no enxoval e em todos os detalhes. Saber o sexo do bebê vai deixar suas ideias mais claras até em relação à decoração e ao padrão que você vai seguir no enxoval. Pense e não saia comprando agora para não se arrepender- e ter desperdiçado dinheiro- depois.a!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Lá Vem Bebê

Logo Lá Vem Bebê