40 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

40 Semanas de Gestação – Seu sonho chegou!

Essa é a linha de chegada do seu período gestacional! Provavelmente nesta ou no máximo em mais uma semana você vai ver o rostinho do seu pequeno! É um momento inesquecível para a mamãe e o papai- que não agüentam mais de ansiedade por este encontro!

Sintomas da Gravidez

O tamanho da barriga incomoda bastante e as dores na região lombar são bastante comuns. Muitas mamães também podem apresentar inchaço nos pés, pernas, mãos e rosto. Os hormônios também começam a avisar ao bebê que está na hora dele começar a ajudar a mamãe!

Mudanças no corpo

A grande barriga já mudou mais uma vez de posição – e seu centro de gravidade mais uma vez saiu do lugar! Nessa última semana da gestação é provável que você se sinta um pouco instável ao andar – mas isso não vai afetar seu equilíbrio. A musculatura de seu abdome e de suas costas está mais elástica e pronta para o momento do parto. Seus seios também já estão prontos para alimentar o seu pequeno!

Comportamentos e emoções

A mamãe não vê a hora de conhecer os detalhes do rostinho do seu bebê! A cada nova mudança mais expectativa e ansiedade pelo grande momento. Suas emoções estão alteradas também em função dos hormônios que estão preparando você para a chegada de seu filho. Após o nascimento, esses índices começam a voltar ao normal- e você também!

Descobertas e curiosidades

Durante esta semana seu bebê já está prontinho para chegar! Mas pode ser que ele resolva ficar mais um tempinho aí dentro- e isso não deve ser motivo para preocupação. Alguns especialistas esperam que o parto aconteça de maneira natural até a 42ª semana sem optar pela realização de uma cesariana. Então, se você ainda não sentiu nenhum sinal do início do trabalho de parto, seu bebê pode estar esperando mais um tempinho para nascer. Curta com ele esses últimos momentos da gravidez! Cante, fale bastante com ele: sua voz será o primeiro som que ele vai reconhecer e vai ser essencial para acalmá-lo em alguns momentos!

O que perguntar ao médico

Converse com seu especialista sobre os procedimentos no dia do parto e no período de recuperação. O tempo de internação hospitalar pode ser diferente no caso de uma cesárea por exemplo. Saber as recomendações do seu obstetra para o pós parto é muito importante. Aproveite esta semana também para conhecer alguém que será muito importante na sua vida: o pediatra do seu bebê. Seu obstetra vai poder indicar um profissional que vai cuidar com muito carinho do seu amorzinho!

Lista de atividades da semana

Seu único compromisso durante esta semana deve ser relaxar! Busque atividades que vão ajudar você a ficar ainda mais serena para a chegada do seu bebê. Leia um livro ou chame as amigas para um cafezinho! Você vai se sentir revigorada e ainda mais preparada para a jornada que está prestes a começar!

O que não fazer nesta semana

Tente não sair muito de casa! Com a proximidade do início do trabalho de parto descansar ao máximo deve ser sua prioridade!

E, agora, é só esperar o dia mais lindo da sua vida chegar! Uma boa hora para você!

1 comentário em “40 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana”

Deixe um comentário