38 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

38 Semanas de Gestação – Quase na chegada!

Durante esta semana a expectativa pela chegada do bebê aumenta! Os papais são só felicidade e não veem a hora de conhecer o pequeno. Nesse momento a mamãe pode aproveitar para cuidar de alguém muito especial!

Sintomas da Gravidez

A barriga já está mais baixa e o bebê provavelmente já está fazendo seus últimos movimentos para se “encaixar” para o nascimento. Durante essa semana as mamães sentem ainda mais vontade de ir ao banheiro- sinal que seu bebezinho continua aproveitando o tempinho aí dentro para continuar crescendo!

Mudanças no corpo

Os seios já estão preparados para a primeira amamentação. Os bicos já estão mais rígidos e, com isso, mais protegidos. O colostro já está pronto, só esperando a primeira sugadinha do seu bebê! Algumas mamães podem perceber a presença de um muco ao ir ao banheiro. Algumas vezes esse muco pode vir acompanhado com pequenos rastros de sangue. Está tudo bem! É só o tampão do colo do útero se despregando e terminando de preparar seu corpo para o parto.

Comportamentos e emoções

A gravidinha não vê a hora de conhecer seu pequeno! É natural ficar um pouco mais ansiosa! Durante esta semana a mamãe se prepara para a maior mudança da sua vida! A realização desse sonho é muito importante e deve ser comemorada a todo momento! Muitas mamães podem sentir uma leve melancolia nesta fase da gestação. As mudanças hormonais novamente são as culpadas! Esse sentimento é comum e bastante natural.  Permita-se todas as sensações da gravidez!

Descobertas e curiosidades

Seu bebê já está prontinho, apenas ganhando peso a cada dia para chegar com ainda mais fofura! A partir dessa semana de gestação, a gravidinha pode se preparar para esse encontro a qualquer momento! O bebê já está totalmente desenvolvido para o nascimento! Muitos ajustes ainda acontecerão com ele! Seu sistema pulmonar, por exemplo, só estará completamente desenvolvido meses após o nascimento. Assim como sua visão e seu sistema digestivo! Mas ele já está perfeito para chegar ao mundo!

O que perguntar ao médico

Durante essa semana a mamãe pode aproveitar para tirar o que restou de dúvidas a respeito do parto! Independente da sua decisão quanto ao método, seu especialista pode ajudar você a chegar na hora do encontro ainda mais tranquila. Mantenha o telefone do seu especialista sempre por perto: afinal, seu bebê está quase na reta de chegada!

Lista de atividades da semana

Que tal se arrumar para o encontro da sua vida? Cuidar de alguém muito importante neste dia: você mesma! Você pode aproveitar essa semana para uma última ida ao salão antes do parto! Aproveite para fazer a depilação necessária para o parto! Faça as unhas, o cabelo, sobrancelhas… Prepare-se para as fotos no grande dia!

Aproveite também para ajeitar os últimos detalhes da malinha para a maternidade! E deixe tudo a postos para não esquecer nada na hora de sair!

O que não fazer nesta semana

As atividades devem ser mais leves durante esta semana. Aproveite seu tempo livre para relaxar e cuidar de você mesma durante essa fase!

Deixe um comentário