17 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

17 Semanas de Gestação – A ansiedade da espera

Agora que a futura mamãe já sabe se seu bebezinho é um menino ou uma menina, a ansiedade pela chegada dele só aumenta! Mas o momento ainda é de calma! O mais importante nessa semana é a saúde da mamãe!

Sintomas da Gravidez

Sua barriga já está bem maior e começa a modificar a sua forma de se locomover. A sensação de peso nas pernas aumenta e com mais sangue circulando dentro do seu corpo, o aparecimento de varizes é bastante comum. A probabilidade aumenta se já existem casos na família. Manter a hidratação e fazer caminhadas leves podem ajudar na melhora do incômodo.

Mudanças no corpo

Seu ponto de equilíbrio está lentamente mudando de lugar – o que faz com que algumas vezes você sinta uma pequena “tontura”. Isso é natural e aos poucos essa sensação vai passando. Os seios continuam crescendo bastante, se preparando para o período de amamentação. Sua barriguinha já está bem aparente e você já não cabe em nenhuma de suas antigas roupas. Até essa semana, a futura mamãe já pode ter aumentado seu peso em até 5 kg.

Comportamentos e emoções

Saber se seu bebê é menino ou menina foi uma grande emoção, não é mesmo? A partir desse dia, você só pensa no seu mundo azul ou cor-de-rosa… Agora que os futuros papais já sabem, que tal contar para a família e os amigos de uma maneira especial? Reserve um tempo para planejar um jeito inesquecível de dar essa notícia. Que tal fazer um bolo colorido e servir durante o café sem avisar? Fazer pequenas lembrancinhas colocando algo que lembre um menino ou uma menina… Se você já tem filhos, dê a grande notícia para eles de uma forma alegre e descontraída. Que tal um passeio com um sorvete colorido? E não se esqueça de filmar e fotografar a reação de seus amigos e familiares!

Descobertas e curiosidades

Esta semana marca o início do 5º mês lunar. Seu bebê já está quase todo formadinho e seus órgãos passam por um período de amadurecimento para que cheguem plenamente completos ao final do período gestacional. Ele já mede quase 15 cm e é do tamanho de uma pêra! Além de se mexer bastante (a futura mamãe deve estar sentindo seus ainda tímidos chutes a todo momento!) ele já é capaz de perceber as diferenças sonoras que vem de fora do corpo da mamãe.

A hora de dormir tem começado a ficar cada vez mais difícil… tente se acomodar sempre apoioada no lado esquerdo do corpo. A pressão exercida quando deitada do lado direito, afeta a veia cava, que leva sangue oxigenado para nosso corpo. Dores e dormências nas mãos e braços são relatados quando esse fato não é observado.

O que perguntar ao médico

Algumas mamães sofrem com a infecção urinária durante esse período da gestação. Manter a hidratação constante ajuda a diminuir o problema. Caso esteja sentindo algum tipo de ardor ao ir ao banheiro, converse com seu médico. Em hipótese nenhuma se auto medique!

Lista de atividades da semana

Preparar uma maneira especial de dar a notícia do sexo do seu bebê Poe ser uma deliciosa atividade para essa 17ª semana da gestação. Planejar e executar os detalhes vai ajudar a diminuir a sua ansiedade, além de trazer momentos de intensa alegria e relaxamento. Aproveite!

O que não fazer nesta semana

Ao preparar a surpresa nada de pegar peso ou sair subindo em cadeiras ou banquetas! Lembre-se que você precisa se preservar para manter a sua saúde e a do seu bebê!.

Deixe um comentário