15 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

15 Semanas de Gestação – Novas possibilidades!

A 15ª semana abre a possibilidade para a descoberta do sexo do bebê. Mas se a futura mamãe puder segurar a ansiedade e esperar mais uma ou duas semanas… A certeza será de 100%!

Sintomas da Gravidez

Os sintomas iniciais da gravidez já desapareceram. A energia aumenta e a disposição também! Daqui a pouco você vai mesmo precisar dela: afinal, os preparativos para a chegada do bebê vão começar daqui a pouco!

Mudanças no corpo

O aumento do fluxo de líquidos no seu corpo aumentou bastante. Você consegue perceber isso pelos pés e pernas inchados de vez em quando… É normal! Algumas gravidinhas relatam até mesmo uma sensação de entupimento do nariz quase que constante. A essa altura da gestação, você já começou a ganhar alguns quilinhos! Não se preocupe em manter o peso agora: o importante é estar saudável para que seu bebê cresça forte e com saúde. Mas isso também não significa comer demais! Significa alimentar-se com qualidade e com regularidade! Incluir cada vez mais frutas, verduras e legumes em seu cardápio é essencial. Diz a sabedoria popular que a introdução de diferentes alimentos para a criança começa já na gestação. Lembra que ele já era capaz de diferenciar alguns sabores desde a semana passada? Com o passar das semanas isso vai ficando mais intenso e a futura mamãe começa a perceber a agitação do seu bebê quando come açúcar por exemplo.

Comportamentos e emoções

Com a melhora da disposição o bom humor volta também. Além disso é uma delícia poder contar para todo mundo e exibir sua barriguinha por aí. Se você já tem filhos, aproveite o tempo com eles também. A chegada do bebê vai exigir um pouquinho mais de você durante algum tempo. Aproveite para fazer programas diferentes com seu filhote ou mesmo passar uma tarde em casa brincando com o que ele mais gosta.

Descobertas e curiosidades

Uma pequena maçã mora dentro de você agora! O corpinho já está quase todo formado, estão sendo dados apenas os “últimos retoques”. Os órgãos principais já se desenvolveram e agora começam a crescer para preparar o bebê. O cérebro já percebe e reage a estímulos emoções externos. Cantar uma música, colocar o papai para conversar com o bebê… Ele já consegue distinguir a sua voz de outros diferentes sons.

O que perguntar ao médico

Um reforço alimentar para que os níveis de nutrientes necessários para o fortalecimento do bebê pode ser necessário. Converse com seu médico sobre a melhor forma de obter esses nutrientes e pense até mesmo em uma “dieta” controlada para que todas as substâncias cheguem em bastante quantidade para o seu pequeno. Dieta aqui não quer dizer deixar de comer, mas estabelecer metas e planos também em relação à sua alimentação. A sua saúde no período gestacional é o seu bem mais importante.

Lista de atividades da semana

Marcar o ultrassom para descobrir o sexo do seu bebê provavelmente será sua prioridade nesta semana! Já começou seu diário? Se ainda não aproveite a espera dessa semana para escrever sobre tudo! Fazer umas comprinhas de roupas novas para você também vai ser uma delícia!

O que não fazer nesta semana

Tudo o que você for fazer, deve antes ser conversado com seu médico. Desde cremes, tratamentos de pele, tinturas nos cabelos além de medicamentos e qualquer “receita mágica” que passarem para você, nada deve ser feito antes de uma boa conversa. Diversos cremes podem ultrapassar a pele, entrar na corrente sanguínea e prejudicar o desenvolvimento do seu bebezinho. Não deixe nada escapar e para isso lembre-se: a lista é a grande aliada das futuras mamães. Anote tudo para não esquecer!

Deixe um comentário