Posso fazer escova progressiva na gravidez?

Nesse post você vai ler sobre:

  • Fazer escova progressiva na gravidez: é permitido ou não?
  • Quais tratamentos são permitidos durante o período

Essa é uma perguntas frequente entre as mamães, afinal toda mulher é vaidosa e como os hormônios mudam muito o humor das mamães, terão alguns dias que você irá se sentir mais bonita, e em outros mais feia. E são nesses dias de “bad” que você irá querer mudar o visual. Mas vá com calma! Se você está em dúvida sobre o que pode fazer no cabelo, principalmente a escova progressiva deve ser evitada. Saiba porque.


Veja também


1. Posso ou não fazer escova progressiva na gestação?

A resposta é não! Geralmente o alisamento de cabelo possui formol, substância considerada causadora de câncer pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Mesmo que em pequenas quantidades, essa substância é rapidamente absorvida, ainda mais quando aplicada sob o couro cabeludo. Ela pode provocar má formações no feto, principalmente se usada no primeiro trimestre da gestação.

Ah, e não é só durante a gestação que a progressiva está vetada! Na amamentação também não é recomendado, já que o formol pode entrar em sua corrente sanguínea e você irá transferir tudo através do leite.

2. E escova sem formol, de chocolate, de fruta e açúcar, pode?

Essas escovas que prometem ser milagrosas precisam ser analisadas pelo seu médico. Leve o rótulo para que ele verifique e diga o que você poderá fazer. É importante, também, ressaltar ao profissional que irá fazer os procedimentos em seu cabelo que o formol não deve ser utilizado em hipótese alguma! Pois muitos profissionais adicionam o formol fora do produto para atingir resultados no alisamento.

3. Alguns médicos liberam a progressiva, porque?

Como não há estudos que comprovem a ação do formol na má formação do bebê, alguns médicos defendem que a quantidade do produto absorvida durante a escova progressiva é muito pequena para causar danos à mãe e ao feto, isso após o primeiro trimestre, e acabam liberando com moderação.

Mas é importante escolher um salão de cabeleireiros bem arejado para evitar inalar  o produto, que pode causar uma intoxicação.

Para as gestantes que trabalham em salões de cabeleireiro, é importante manusear todos os produtos químicos com luvas e máscara.

4. Quais procedimentos estéticos posso fazer durante a gravidez?

É importante evitar produtos químicos altamente tóxicos e principalmente o formol, a amônia e o chumbo. Por isso as tinturas de cabelo e progressivas não estão liberadas. Entretanto, você poderá fazer sem medo algumas outras coisas, como:

Usar esmaltes nas unhas;

♥ Usar shampoos e cremes de cabelo;

Usar hidratantes de pele;

Usar óleos hidratantes capilar;

Fazer limpeza de pele;

Fazer escova;

♥ Fazer chapinha.

Dica: Se você ainda não fez o seu chá de bebê, confira as dicas e monte sua lista de presentes no Lá Vem Bebê.

Todas as fotos acima são do banco de imagens Pixabay.

1 comentário em “Posso fazer escova progressiva na gravidez?”

  1. Amei todas essas dicas foram muito válidas para mim principalmente do cabelo estou pensando em arrumar o meu. É as lembrancinhas também tenho que confeccionadas ainda.

    Responder

Deixe um comentário