Gestante pode viajar de avião?

Nesse post você vai ler sobre:

  • Com até quantas semanas a gestante pode viajar de avião
  • Quais os cuidados necessários
  • E muito mais!

Em algum momento da gestação você irá se fazer esta pergunta: será que eu posso viajar de avião grávida? Com quantos meses de gestação meu bebê não correrá riscos? Gestantes passam mal no avião? Quando não posso viajar de avião? Vamos esclarecer todas essas dúvidas e mais algumas que possam surgir sobre o assunto.

Veja também 

1. Posso ou não posso viajar de avião grávida?

Sim, você pode viajar, desde que tenha alguns cuidados, não tenha apresentado sintomas agravantes na gravidez e respeite as semanas indicadas pelos médicos.

2. Quais os sintomas agravantes na gravidez que podem me impedir de viajar de avião?

Se você possui histórico de diabetes, teve sangramento vaginal, tem hipertensão, tem histórico de parto prematuro ou aborto espontâneo em outras gestações é melhor que evite viajar de avião, pois sua gravidez pode ser considerada de risco. Gravidez de gêmeos também agrava os sintomas e o risco de perda dos bebês, portanto não é aconselhado viajar nestas condições.

3. Com quantas semanas posso viajar de avião?

Geralmente os médicos liberam as viagens no primeiro e segundo trimestre da gestação. O mais indicado é que se faça da 12ª semana até a 30ª semana (do 3º mês ao 7º mês). Isso ocorre porque até a 12ª semana há mais riscos de perder o bebê e após a 30ª semana há risco de nascer prematuro. Para evitar qualquer problema com a mãe e com o bebê, essas são as semanas mais indicadas. Mas isso não significa que você não corra riscos. É importante saber os prós e contras antes de entrar no avião.

4. O que pode acontecer comigo no voo?

A viagem de avião aumenta o risco de trombose e de desenvolvimento de varizes, por isso é importante conversar com seu médico antes de viajar e ver o que é mais indicado para o seu caso. Meias de compressão podem ser receitadas de acordo com seu acompanhamento.

A mudança de pressão também pode expandir os gases intestinais e provocar muitos incômodos. É recomendando que antes e durante a viagem você evite tomar refrigerantes, café, sucos enlatados e outras bebidas gaseificadas, e também não consuma alimentos que provoquem a formação de gases, como feijão.

Outro fator que pode ser agravado durante a viagem são os enjoos devido ao período sem se alimentar, ainda mais em voos internacionais. Por isso é recomendado que leve barrinhas e alimentos leves para evitar o jejum e, consequentemente, o enjoo.

5. Alguma companhia área pode me barrar ao viajar?

É importante consultar as normas das companhias aéreas em que você queira viajar. Elas podem mudar de uma para a outra.

A Gol, por exemplo, libera a viagem sem qualquer atestado até a 27ª semana, no caso de gestação única, e até a 25ª semana no caso de gestação gemelar.

De 28 a 35 semanas, a Gol pede para você preencher um termo de responsabilidade ao viajar. No caso de gestação de gêmeos, são de 26 a 31 semanas.

De 36 a 37 semanas você deverá levar um atestado médico para viajar pela Gol. No caso de gravidez de gêmeos, de 32 a 37 semanas. O atestado tem que ter validade de 30 dias.

A partir das 38 semanas você só poderá viajar pela Gol – e pela maioria das companhias aéreas – acompanhada por seu médico obstetra.

Confira as regras de outras companhias aéreas:

AVIANCA

COPA AIRLAINES

AZUL

6. Quais cuidados devo tomar no voo?

Primeiramente lembre-se que você está grávida e precisa, principalmente, de espaço, banheiro e água. Vamos às dicas para viajar mais confortável:

Procure sentar no meio do avião, próximo às asas, pois é um local de mais estabilidade você sentirá menos a viagem;

♥ Sente em cadeiras do corredor, pois facilita o acesso aos banheiros;

♥ Caminhe pelo avião a cada 1 hora para ajudar a circulação sanguínea;

♥ Beba bastante água para se hidratar;

♥ Use roupas confortáveis para diminuir o incômodo durante o voo;

♥ Prefira aviões mais espaçosos. É obrigatório que o avião tenha cabine pressurizada;

♥ Leve lanchinhos – como barras de cereal – para evitar os enjoos;

♥ Converse com o seu médico sobre a viagem e faça uma bolsinha com os remédios que você poderá tomar caso tenha enjoo e dores.

7. Dicas importantes 

Verifique se o local para o qual está indo não necessita de proteção com alguma vacina específica. Evite fazer muito esforço físico, como caminhadas longas e levar peso. As horas e horas de compras do enxoval podem te fadigar muito. Pegue leve!

Alimente-se bem. Com a mudança de rotina seu intestino pode ficar mais preguiçoso e desregular todo seu corpo. Tente manter a dieta.

Hidratação é o carro-chefe! Beba bastante água, leve um lubrificante nasal para o voo e fique de olho se está consumindo no mínimo 1,5L de água por dia.

Leve muito protetor solar, mesmo que vá para países frios. A pele durante a gravidez fica mais vulnerável ao aparecimento de manchas, como o melasma, causadas pelos hormônios. Cremes também são sempre bem-vindos.

Dica: Se você ainda não fez o seu chá de bebê, confira as dicas e monte sua lista de presentes!

Deixe um comentário