8 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

8 Semanas de Gestação – O primeiro encontro

A grande maioria dos médicos recomenda que o primeiro ultrassom seja realizado entre a 7ª e a 9ª semana. Na maioria das vezes, a semana 08 é a escolhida, já que aqui os batimentos cardíacos do bebê já podem ser melhor avaliados e com isso, poder atestar a saúde geral do bebê e do período gestacional.

Sintomas da Gravidez

A 8ª semana já é o marco da entrada no terceiro mês. Os sintomas estão mais presentes – o enjôo e as vontades de ir ao banheiro continuam aumentando. As mamas agora não doem mais tanto, mas continuam a crescer. O bico do seio está maior e mais áspero, sendo preparado para as poderosas sugadas de seu bebê. Algumas mulheres relatam o aparecimento de manchas na pele, conhecidas como melasmas. Elas podem ser minimizadas com o uso de filtro solar e até mesmo posteriormente tratadas. Não se preocupe!

Mudanças no corpo

O útero começa a se distender muito lentamente mas é provável que suas roupas já não caiam tão bem e que os sutiãs já estejam um pouco mais apertados. As mudanças no corpo ficam cada vez mais evidentes. O aumento do refluxo também é bastante comum nesta fase.

Comportamentos e emoções

As alterações de humor já estão menores e você já consegue curtir a sua gravidez com mais calma. Os medos em relação à saúde do bebê e quanto à evolução da gravidez já passaram e agora a tranqüilidade é a palavra de ordem.

Descobertas e curiosidades

Seu bebê está crescendo bem rápido! Ele já é do tamanho de um amendoim, com cerca de 15 mm. Nesta semana o sistema intestinal do seu bebê também começa a se desenvolver. O rostinho dele também está em formação pela, e o nariz e as orelhas já estão em seus lugares. Os pezinhos e mãozinhas também estão sendo formados nessa semana e já apresentam a divisão dos dedinhos cobertos por membranas. Algumas mamães dizem que sentem seu bebê se mexer a partir dessa semana, mas na maioria das vezes, a movimentação não é do bebê- e sim dos intestinos!

O que perguntar ao médico

As consultas agora serão agendadas mensalmente e enquanto isso vale anotar todas as dúvidas e questionamentos. Perguntar ao  médico sobre o resultado do ultrassom e sobre alguma informação que a mamãe não compreendeu  é comum. Aproveite para avaliar com ele se as datas da contagem do período gestacional pela DUM conferem com as datas apresentadas no exame.

Lista de atividades da semana

Manter a alimentação e hidratação em dia deve ser quase um mantra! É por meio dos seus nutrientes que seu bebê irá se alimentar. Fique atenta a isso! Nessa semana vale começar a pensar em como vai dar a grande notícia para os familiares e para o mundo, afinal, a sua barriguinha logo vai denunciar a chegada de mais um membro para a família!

O que não fazer nesta semana

os cuidados com esse início da gestação continuam: atividades leves e sem impacto estão liberadas – desde que conversadas com seu médico antes. Essa semana é a grande transição para o esperado terceiro mês. Cuide-se, mamãe!

Deixe um comentário