Tocofobia – O medo de engravidar

Você sabia que existem muitas mulheres que possuem medo de engravidar? Isso acontece quando o medo exagerado de ser mãe vira uma fobia, e essa fobia chama-se Tocofobia. É sobre esta fobia que vamos falar no post de hoje.

O que é Tocofobia?

A Tocofobia é um medo que as mulheres têm de engravidar e também do dia do parto. É claro que é normal e comum ter medos na gestação, ou seja, medos podem surgir durante toda a gravidez, independente da fase que está vivendo. Estes medos podem se intensificar no terceiro trimestre, que é o período de maior ansiedade da gestação.

A Tocofobia é um medo exagerado, diferente do medo comum das mulheres nesta fase. De fato é um medo que vira fobia.

Tocofobia e ansiedade

Ela é um transtorno ligado a ansiedade. A pessoa apresenta pânico, pesadelos, insônia, instabilidade emocional, alteração de humor, falta de apetite, entre outros sintomas ligados ao transtorno de ansiedade. Por conta desse transtorno entra o medo exagerado e irracional da gestação ou do parto.

Muitas mulheres com essa fobia resolvem viver a vida sem filhos, pois o medo da gestação e do parto não a deixam avançar nos pensamentos maternos.

Outras mulheres desejam muito ter filhos, mas também não conseguem por conta da fobia, com isso optam pela adoção.

Como identificar a Tocofobia?

Para algumas mulheres se imaginar grávida ou parindo já desencadeia uma crise de ansiedade. A maioria das mulheres com Tocofobia possuem uma verdadeira aversão a gravidez e ao parto, e isto já é uma forma de identificar este tipo de fobia e saber se você possui ou não.

As principais características são: descontrole emocional ao conversar sobre o assunto, crises de pânico, oscilação de humor, pesadelos e até depressão. É um verdadeiro sofrimento para elas a possibilidade de engravidar, e caso aconteça a gravidez elas vivenciam isso de forma em que a ansiedade e o pânico viram os principais companheiros.

mãe conforta filha

Qual tratamento para a Tocofobia?

Vencer esse medo e realizar o sonho de ser mãe, para aquelas mulheres que têm esse desejo mas são vencidas pelo medo excessivo de engravida e de parir, é uma tarefa difícil mas existem tratamentos e diversas possibilidades de encarar esse medo e realizar enfim esse sonho.

O tratamento pode ser feito com uso de medicações, mas antes disso é necessário que se haja uma ajuda profissional adequada. Este profissional investigará os medos, o histórico dessa mulher e tentará mudar a rotina e pensamentos.

O profissional que pode ajudar neste caso é o psicólogo, com preferência para profissionais que sigam a linha cognitivo-comportamental. Esse profissional vai avaliar também o que aconteceu anteriormente com sua família e nascimento para saber se existe alguma ligação e assim entender o porquê desta fobia.

Tocofobia em homens

A Tocofobia é o medo da gravidez e do parto, porém os homens passam indiretamente por essa fase junto com a mulher. Tendo em vista a participação do homem neste momento, eles também podem desenvolver a fobia. É claro que a porcentagem é menor, mas pode acontecer sim, e neste caso o homem também deverá procurar o especialista para iniciar o tratamento.

Outros medos

Além da Tocofobia existem outros motivos que geram nas mulheres medo de engravidar. Vamos citar alguns deles e também dar dicas de como tratar esses medos para que as mulheres consigam realizar o desejo de ser mãe. A gestação traz consigo também uma sensação muito maravilhosa, e é muito possível vencer os medos e desfrutar deste período.

Violência obstétrica

Falamos sobre a violência obstétrica em um outro post (clique aqui para conferir). Algumas mulheres após lerem sobre os casos e porcentagens de mulheres que sofrem esse tipo de violência ficam também com medo de acontecer com elas.

Nesse sentido, a informação e conhecimento pode mudar este sentimento. Procure se informar dos seus direitos. A doula também é uma excelente profissional que auxilia nestes casos. Portanto, procure uma doula antes de engravidar pois ela saberá te ajudar em todos os momentos.

Medo do puerpério

O puerpério de fato é um momento muito delicado e que gera medo, incertezas e inseguranças. É o momento em que os hormônios estão muito alterados, e isso deixa a mulher com diferentes sentimentos e sensações.

O puerpério é o período que dura em média 45 dias para que o organismo da mulher volte a sua normalidade. Neste período as mudanças físicas e psicológicas são muito comuns, e é por isso que nesse período surgem muitas dúvidas e possíveis medos do que estar por vir. Sentimentos de angústia, mal-estar, tristeza, além de estar sempre com vontade de chorar acontecem bastante, mas o que a nova mamãe precisa saber é que tudo isso é passageiro e que ela estará melhor em breve. Portanto não tenha medo do puerpério.

Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é bastante conhecida pelas mulheres e talvez seja o maior medo de todas as mamães quando se pensa em engravidar. Ela é um transtorno psicológico que pode surgir após o nascimento do bebê ou até 6 meses depois após o parto.

Esse transtorno é caracterizado pelo desânimo, autoestima baixa, tristeza constante e o principal é a falta de interesse pelo bebê, isso é considerado depressão pós-parto. Cuidado para não confundir com o Baby Blues que é uma instabilidade emocional passageira desencadeada pelos hormônios.

O Tratamento para a depressão pós-parto depende do grau de comprometimento e pode ser solucionada com medicamento ou não. Nos casos mais tranquilos é indicado uma terapia com psicólogo, e nos casos mais graves é necessário acompanhamento psiquiátrico para que ele receite medicamentos específicos que ajudem na restauração completa do estado emocional da mulher.

No caso do Baby Blues, o tratamento pode ser feito com um psicólogo, mas também pode ser solucionado através de redes de apoio, pode ser através de redes online, grupos de Whatsapp ou perfis em redes sociais, hoje em dia existem muitas possibilidades de conversar e desabafar sobre o momento.

O importante nesses encontros é expor os sentimentos e pedir ajuda, falar sobre o que sente. Desta forma você consegue ir amenizando os sintomas do Baby Blues.

consulta com psicólogo

Gravidez de risco

Esse também é um medo que acomete muitas mulheres hoje em dia, principalmente aquelas que que já tem predisposição a diabetes e pressão alta. Entretanto, como falamos no post sobre gravidez de risco, com tratamento adequado a gravidez pode fluir super bem e não ter nenhuma intercorrência, desde que a mãe se dedique aos conselhos e indicações do seu obstetra.

Um passo de cada vez

Ter medos de engravidar, do parto, da gestação, dos riscos, assim como ter uma depressão pós-parto, é muito comum entre as mulheres que desejam engravidar. O que precisamos estar atentas é quando esse medo excede a normalidade e se torna uma fobia ou algo que te deixe em pânico e impeça de progredir.

Converse com seu médico sobre os seus medos e ansiedades, assim como com o seu parceiro. Procure pelo tratamento correto. Visitas ao psicólogos ou até mesmo ao psiquiatra podem ser necessárias, por isso, não hesite em ir, conte com essa ajuda para progredir no seu sonho de ser mãe.

Além disso, a partir do momento que engravida novos medos surgem. Procure sempre conversar com alguém de confiança para que eles comecem a ficar para trás.

Ser mãe é mágico e envolve muito amor. Quando o bebê nasce os hormônios podem ser cruéis, mas confie que tudo dará certo após o puerpério. Mantenha a calma e viva sempre com os pensamentos de que tudo é uma fase que já vai passar e assim durará toda a sua vida de mãe.

Você teve medo de engravidar? Ou talvez depressão pós-parto e superou? Nos conte sua experiência!