Teste de APGAR- Entenda sua importância

A gravidinha que nunca ouviu falar, certamente no momento em que envolve parto ou pós parto ouvirá sobre o tão essencial teste de APGAR.

Sabemos que muitas coisas envolvem esse momento, e por isso, nós da equipe Lá Vem Bebê queremos facilitar ao máximo seu entendimento sobre o assunto.

O teste de APGAR não é um procedimento invasivo. O que nos tranquiliza ainda mais.

Durante toda a gravidez, as famílias tomam medidas para que o bebê nasça saudável e com bons aspectos de independência, principalmente fazendo um acompanhamento Pré-Natal mais de perto.

Nos primeiros momentos após o parto, para determinar as próximas ações que serão realizadas, o teste de APGAR é essencial. Portanto, podemos dizer que ele ajuda a salvar vidas.

O teste de Apgar

Esse é um teste desenvolvido pela competente médica neonatologista Norte Americana Doutora Virgínia Apgar. Esse exame se refere a uma rica avaliação, feita por um pediatra, dos cinco sinais vitais objetivos de um bebê recém nascido.

Cada sinal desse tem uma pontuação que pode variar entre zero e dois, totalizando o máximo de 10 pontos no total.

Esse teste será realizado de forma humana independente da via pela qual esse bebê chega ao mundo, sendo vaginal ou cesárea. Esse é um dos fatores que fascinam as famílias e equipes de obstetrícia.

A aplicação do teste

Esse é um teste que deve ser aplicado duas vezes, durante os cincos primeiros minutos de vida do recém nascido.  A avaliação deve ser feita no primeiro e quinto minuto de vida do bebê que acabou de nascer. Esse teste é utilizado para avaliar imediatamente o instantâneo ajuste deste pequeno ser a vida fora do útero.

Os sinais vitais observados e avaliados nesse teste são:

  • Frequência cardíaca
  • Esforço respiratório
  • Tônus muscular
  • Irritabilidade Reflexa
  • Cor da pele

Como já mencionado, essa pontuação deverá variar entre o total de zero a 10 pontos, e determinará quais os próximos passos nos cuidados com esse bebê.

A classificação Apgar

a sigla Apgar se relaciona a doutora Virgínia Apgar, que propôs avaliação clínica que obedecem referências a:

Aparência:

Pulso:

Gesticulação:

Atividade:

Respiração:

 

O índice de Ápgar chegará a um resultado

Sem asfixia– Apgar de oito a dez.

Com asfixia– Apgar de cinco a sete.

Com asfixia moderada– Apgar de três a quatro.

Com asfixia grave– Apgar de zero a dois.

O resultado do primeiro minuto geralmente está relacionado com o pH do cordão umbilical e traduz asfixia intraparto.

Porque fazer o Apgar

Essa é uma avaliação feita em todo recém nascido logo após o nascimento e que analisa seu estado geral e sua vitalidade. Isso auxilia na identificação da necessidade de algum tratamento ou cuidado extra ali mesmo, na sala em que ocorreu o parto.

Lembrando que esse teste é feito no primeiro minuto de vida e repetido após o quinto minuto após esse bebê chegar ao mundo.

Geralmente os bebês que tem pontuação acima de sete no primeiro minuto são aqueles que não precisam de algum cuidado extra.

Quando a pontuação é inferior a sete no primeiro minuto e após o quinto minuto de vida, pode ser que o bebê precise receber cuidados mais intensos e de assistência na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

 

Atividade- Tônus muscular e o APGAR

O tônus muscular do bebê geralmente se define por sua capacidade de fazer flexões com seus bracinhos e perninhas. Porém alguns desses pacotinhos são mais molinhos que outros, e isso demostra uma certa baixa resistência dos músculos.

Então, as notas são dadas a partir dessas observações:

Músculos flácidos: Nota zero

Dobra os dedinhos e faz movimentos com braços ou pernas : Nota um

Movimenta-se ativamente: Nota dois

Batimento cardíaco

A frequência cardíaca de cada um de nós é de extrema importância para nossa saúde e vitalidade. Isso não poderia ser diferente com o bebezinho que acabou de chegar ao mundo. Essa frequência cardíaca é avaliada ´pelos batimentos do coração por minuto.

Sem batimento cardíaco: Nota zero 

Batimentos inferiores a 100 batimentos por minuto: Nota um

Batimentos superiores a 100 batimentos por minuto: Nota dois

Reflexos na escala de APGAR

Observe na descrição abaixo quais são os parâmetros observados non teste de reflexo. Saiba que essa observação é importantíssima para as providencias a serem tomadas no momento de pós parto futuro.

Não responde a estímulos: Nota zero

Faz caretas quando estimulado: Nota um 

Chora com vigor, tem tosse ou espirros: Nota dois

Cor da pele e o teste de APGAR

cuidados com o bebê

 

A cor da pele é uma das coisas que chama atenção das mamães na hora, pois é facilmente observada, mesmo de longe.

Imagine que maravilha se todos os bebês nascessem rosados, sem sinais de asfixia ou sofrimento.

Na escala de Apgar a nota é atribuída de acordo com a tonalidade da pele e suas variações.

Observe como as notas são atribuídas a cada aspecto e depois será somada para a nota final.

Corpo tem cor com palidez ou azul meio acinzentada; Nota zero

Corpo tem cor rosada, mas mãos meio azuladas nos pés e mãos: Nota um 

Cor do corpo totalmente rosada: Nota dois

 

Sobre a respiração e o Apgar

Sabemos que a respiração é de fundamental importância na vida do ser humano. Por isso, ela está inclusa nos parâmetros a serem observados e avaliados na escala de Apgar.

A respiração é o processo do organismo que cria energia necessária para a vida. É o que supri o corpo de oxigênio.

A  avaliação da respiração é feita por meio base de choro fraco ou mais vigoroso.

A avaliação é feita da seguinte forma, com as notas a serem atribuídas com as seguintes diretrizes a serem observadas nos dois momentos pelo pediatra responsável na sala de parto.

Não respira: Nota zero

Choro fraco com respiração irregular: Nota um

Choro forte com respiração regular: Nota dois

 

Nota baixa no Apgar

As pessoas podem se perguntar ” E se meu bebê não tirar nota tão alta”.

Isso não significa que o bebê esteja mal ou com algum tipo de atraso no desenvolvimento ou que tenha algum tipo de inferioridade de inteligência em relação a outras crianças.

Fique calma! Apenas podemos afirmar que ele precisa de uma ajuda maior na adaptação a se fazer para viver bem fora do útero de sua mamãe.

Caso o bebe tenha nota baixa no segundo teste (realizado cinco minutos após o nascimento) esse teste deve ser refeito dez minutos após a chegada do bebê. Caso a nota ainda continue baixa, ´pe aconselhado que esse bebe seja acompanhado mais de perto durante seus primeiros meses de vida.

O Apgar durante a vida infantil

Nomes de bebês

Já deu para notar que a nota do Apgar tem total importância na vida do recém nascido, até para criar uma linha de expectativas de desenvolvimento e evolução dessa criança .Os resultados do teste são registrados no Cartão da Criança e entregue aos pais na saída da maternidade.

Pode ser que o pediatra que realizou o apgar não seja o mesmo profissional da pediatria que acompanhará o pequeno durante sua infância nas rotinas e consultas ambulatoriais, poprtanto tenha sempre em alcance sólido essa nota para que seja repassada corretamente para o pediatra de acompanhamento do bebê, afim de observar suas evoluções ou até mesmo identificar atrasos significantes.

O valor baixo de APGAR não determina qualquer tipo de resultado sobre a  inteligência do bebê, sua personalidade, saúde ou comportamento da criança no futuro. Fique bem atenta!

Apgar e a rede de apoio

Se imagine finalizando o método pelo qual seu bebê nasceu, e você sem cabeça para observar o que está acontecendo com seu pequeno nos momentos de primeiros cuidados e aplicação da escala de Apgar. Pode ser que você não consiga (e nem deve) dar conta de tudo sozinha. Por isso é importante que seja explicado para a pessoa que está previamente escalada para entrar com você na sala de parto para que ela fique a frente dessa observação mais de perto.

Como sabemos que esteamos sujeitos a imprevistos, deixe sua rede de apoio bem ciente da importância do teste de APGAR.

Lembre também de protocolar esse desejo, incluindo no  seu plano de parto.

Fatores de risco e o teste de APGAR

O teste de APGAR é justamente para avaliar como está sendo o processo de adap0tação do bebê fora do útero de sua mamãe, e com isso fazer um tracejado do prognóstico dessa criança em relação a cuidados pós parto. É óbvio que não temos como ter certeza da nota que esse bebê terá na escal de APGAR, mas sabemos que alguns fatores aumentam a probabilidade dessa nota não ser tão alta assim:

  • Bebê que teve doopler alterado
  • Pré-eclâmpsia
  • Diabetes gestacional
  • Cardiopatias
  • Prematuridade

Conte com a Lá Vem Bebê

Sabemos da correria que é a gravidez e os preparativos para que seu bebê nasça encontrando tudo de maneira mais organizada possível, e também temos consciência que no finalzinho do periodo gestacional a concentração das energias da mamãe tem direcionamentos mais específicos.

Pensando nisso, nós, da Lá Vem Bebê nos preocupamos em criar esse post, feito com todo carinho para lhe orientar e tranquilizar sobre os cuidados com seu pacotinho ao nascer.

Para acompanhar conteúdos de valor e informações sólidas, nos siga nas redes sociais Instagram e Facebook.

Tudo dará certo. Estamos com você. Conte conosco.

Equipe Lá Vem Bebê.