Teste da curva glicêmica na gravidez – Amenizando os desconfortos

A descoberta da gravidez   aconteceu, e isso significa que depois do período de impacto com a notícia, as principais ações logo vão tomando forma. Isso acontece com atitudes importantes como a escolha do nome do novo pacotinho da família, enxoval, festas durante a gravidez e exames que são indispensáveis durante a gestação

Um dos exames mais pontuados nesse período é o Teste da curva glicêmica, que além desse nome também pode ser chamado de TOTG ou Teste oral de intolerância à glicose.

Seja qual for o nome dado para o exame, quando é falado entre gestantes e amigas que já fizeram, ou até mesmo as que só conhecem alguém que fez, na maioria das vezes causa uma agonia e preocupação, porque conta dos incômodos causados durante nesse período.

Estamos aqui para te tranquilizar, deixando alguns fatos e dicas para tornar essa experiência o mais agradável possível, pois a Lá Vem Bebe vai te contar 5 dicas valiosas para esse momento, mas primeiro vamos falar sobre alguns pontos bem importantes desse exame, e que você precisa saber.

O melhor período para se fazer o exame de curva glicêmica

Esse é um teste muito importante e eficaz, tendo como período mais recomendado entre a 24ª e 28ª semana da gravidez, e junto com outros exames, pode fechar o diagnóstico de diabetes gestacional, e isso pode influenciar na saúde da mamãe e do seu bebê durante a gestação e após o nascimento do pacotinho.

Em qual laboratório se deve fazer o teste

A futura mamãe deve escolher um laboratório de sua alta confiança para fazer esse exame. Deverá ir preparada pra ficar lá entre um período de 2h à 3h, em jejum total de 8-14h, pela manhã, sem praticar exercícios físicos e/ou fazer uso de laxantes no dia do exame.

O que é diabetes gestacional

A diabetes gestacional é uma condição descoberta durante a gravidez, é conhecida pela  hiperglicemia, que significa uma alta da glicose no sangue. Portanto, aproximadamente 4% de todas as gestações terão diagnóstico fechado de diabetes gestacional.

No geral, a diabetes gestacional acaba logo após o nascimento do bebê, mas infelizmente existe um risco desse diabetes evoluir pra uma diabetes do tipo 2, e isso significa uma doença  crônica que afeta a forma como o corpo consome a glicose, além disso sabemos que a glicose é a principal fonte de energia do corpo.

Sendo assim, os cuidados devem continuar mesmo após o parto.

Alguns sintomas da diabetes gestacional

Lembrando que quando se está gestante, a própria gravidez pode fazer a sentir algumas coisas dessas citadas na maioria das mulheres, sendo assim, isso nem sempre significa que a mulher tem diabetes. Por isso que o acompanhamento médico é tão importante durante a gestação.

Quando o médico pode recomendar uma triagem mais precoce

O médico pode pedir para a gestante um rastreamento mais cedo, caso ele ache necessário. Existem alguns motivos para ele fazer essa investigação até mesmo antes do tempo normal. Confira alguns desses motivos abaixo:

 

Benefícios do teste glicêmico durante a gestação

  • Saber cedo se a gestante tem diabetes gestacional, portanto uma vantagem para a mãe e seu bebê
  • Diminuir as chances de ter um parto prematuro, portanto isso ajuda na saúde da criança
  • Baixar o risco de icterícia no bebê
  • Ajuda na prevenção da pré-eclâmpsia
  • Ameniza no bebê as chances de ter a síndrome da angústia respiratória, que é a dificuldade de respirar ao nascer
  • Diminui o risco de ser obeso na infância e na adolescência, portanto ajuda na qualidade de vida do bebê em várias fases da sua vida.

Possíveis incômodos durante o exame

 

Quando as futuras mamães falam sobre esse assunto com outras, na maioria das vezes ouvem histórias ruins de incômodos que surgem durante o tempo de exame no laboratório. Algumas das reações mais ditas estão as náuseas, vômitos, dores de cabeça, tontura, fadiga e estresse.

O passo a passo do exame de intolerância a glicose

 

1- Uma primeira coleta de sangue é feita pelo laboratório com a gestante ainda em jejum;

2- O segundo passo é o laboratório oferecer um líquido de glicose próprio para esta gestante, e ela tomar sem vomitar;

3- Começam todas as coletas de sangue com espaços certinhos no relógio, de acordo como o médico solicitou no pedido do exame, sendo assim não podem haver atrasos nas coletas;

4- Após a acabar o exame, a mamãe já pode iniciar sua alimentação normal do dia (Uhul!).

Resultados do teste

Depois de feito o teste da curva glicêmica, é hora de se preparar para o recebimento do resultado. Alguns laboratórios fazem a entrega desse teste em período de no máximo 48 horas úteis. Os valores de referências devem ser interpretados pelo médico da gestante.

O médico irá considerar os resultados de cada teste de glicose no sangue.

  • Um nível normal de glicose no sangue em jejum é menor que 95 mg / dL.
  • Depois de uma hora, após beber a solução de glicose, um nível normal de glicose no sangue tem que ser menor que 180 mg / dL.
  • Duas horas depois de beber a solução de glicose, um nível normal de glicose no sangue tem que ser menos que 155 mg / dL.
  • Três horas após beber a solução de glicose, um nível normal de glicose no sangue deve ser inferior a 140 mg / dL.

Não se preocupe! Você não é obrigada a saber sobre esses resultados. Só colocamos aqui para que fique mais claro para as mamães sobre a interpretação.

Pós teste de intolerância a glicose

Hora de agir no tratamento do teste da curva glicêmica em Grávidas.

O medo da confirmação do diabetes gestacional existe, mas tem que ser feito, e deve ser acompanhado por profissionais como nutricionista, obstetra e endocrinologista, para que os valores da glicemia fiquem bons, e isso ajude a garantir a saúde da mamãe e do bebê.

Certamente, a prática de exercícios físicos (Se a mamãe não estiver sob recomendação de repouso) e melhoria nos hábitos alimentares serão orientados.

Parabéns! Se o teste não apresentar alterações, a mamãe deve continuar atenta aos bons hábitos para manter uma gravidez saudável e para que mamãe e bebê fiquem longe dos riscos do diabetes gestacional.

O tratamento para o diabetes gestacional deve ser feito por meio de mudança nos hábitos alimentares e prática de atividade física para que os níveis de glicose no sangue fiquem controlados.

 

Amenizando os efeitos indesejados no  momento do exame

 

Bons hábitos no dia anterior: Então, como as mamães ficam em jejum para o exame, é ideal que no dia que antecede o exame, sua alimentação seja rica em frutas, água e uma boa noite de sono.

Roupas e calçados confortáveis:  As roupas e sapatos devem ser os mais confortáveis possíveis. Como existe um tempo de espera entre uma coleta de exame e outra, é bem legal que a mamãe esteja vestida de forma que se sinta confortável e acolhida. Seus sapatos devem ser aconchegantes e seguros, porque isso evita qualquer acidente, se a gestante passar a sentir tontura, por exemplo.

Entretenimento: É super aconselhável as mamães levarem um utensílio para usar como passatempo, como por exemplo: um livro, revista, dispositivo de música, celular para acessar as redes sociais, ou assistir um filmes, novelas e sendo assim, também aproveitar para ir pesquisando sobre peças para compor do tão sonhado enxoval ou ir idealizando e montando a lista do seu chá de bebe. ou chá de fraldas.

O sabor do líquido de glicose: Um dos sabores mais recomendados pelas mamães que já passaram pelo exame, assim como pela equipe de laboratório é o de limão.

Esse  é o mais indicado porque é o mais azedinho, e isso diminui a sensação de muito açúcar e ameniza as reações de náuseas e enjoos, mas é claro que, a mamãe poderá escolher outro sabor, como laranja, framboesa, abacaxi, morango, de acordo com a oferta do laboratório, porque o que todos querem é que a mamãe se sinta o mais confortável possível.

É importante pensar positivo

Pensamento positivo: acreditar que tudo vai dar certo ajuda muito no resultado final, porque a certeza de que é um pequeno período e algo necessário, isso pode influenciar diretamente na vida da mamãe e seu pacotinho, e isso torna as coisas mais fáceis.

 

Nosso muito obrigada

Esperamos de coração que tenha gostado desse conteúdo, porque ele foi preparado com todo carinho para ajudar nesse período mágico e desafiador, que é a gravidez. Nos acompanhe em nossas redes para ter acesso a mais conteúdos incríveis como este. Olha só como é simples:

Nos siga no FacebookInstagram.