Sinais de trabalho de parto que indicam que o bebê está a caminho

Enfim, os sinais que você passou nove longos meses esperando! Os sinais de trabalho de parto indicam a chegada do bebê. E é muito importante conhecê-los para reconhecer a hora certa de procurar a maternidade ou a parteira. Vamos aos sinais!

Sinais de trabalho de parto que indicam que o bebê está a caminho

Muitas grávidas se perguntam durante toda a gestação como será o trabalho de parto, quanto tempo vai durar e como saber se de fato o bebê está chegando ou se é só um alarme falso.

Como cada bebê chega de um jeito diferente ao mundo, é difícil prever as respostas para todas as perguntas de cada mamãe. Mas conhecer os sinais de trabalho de parto certamente ajudará com os indícios da chegada do bebê ao mundo!

O que é o trabalho de parto?

Trabalho de parto é o processo que antecede o parto, e geralmente começa com as contrações uterinas e a dilatação cervical e termina com o nascimento do bebê.

Com o passar das semanas de gestação e a aproximação da data do parto, a mamãe pode começar a notar alguns sinais físicos sutis de que o trabalho de parto está chegando.

Sinais de trabalho de parto

A grávida provavelmente estará em trabalho de parto (verdadeiro) quando apresenta os seguintes sinais:

  1. Contrações fortes e frequentes

Você saberá que está tendo verdadeiras contrações do parto (e não contrações de Braxton Hicks, que são aquelas preparatórias) avaliando a frequência, a intensidade e localização da dor. Se você não tiver certeza, observe os seguintes sinais:

  • As contrações estão espaçadas de maneira uniforme? As contrações do parto são espaçadas em intervalos regulares e se tornam mais frequentes com o passar do tempo.

  • Quanto tempo duram as contrações? As contrações do parto duram de 30 a 70 segundos cada.

  • As contrações são fortes? Contrações de parto ficam mais fortes com o passar do tempo e não diminuem, mesmo quando você muda de posição. Provavelmente você não conseguirá andar ou falar durante as contrações do parto!

2. Perda do tampão

Você pode notar a perda do tampão mucoso – um tipo de “rolha” que protege o útero da área externa. O tampão pode sair inteiro (é algo parecido com o muco nasal) ou em pequenas partes. A perda do tampão mucoso não acontece com todas as mulheres e pode até ser imperceptível para algumas grávidas.

Nos últimos dias que precedem o parto, a futura mamãe poderá notar um corrimento vaginal aumentado ou mais espesso. Essa secreção rosada também é um indicativo de que o parto está chegando!

3. Dor na barriga e na lombar

Você pode sentir fortes cólicas menstruais, dores de estômago ou uma pressão abdominal no baixo ventre. Também é comum a dor na região lombar que se irradia para as pernas. Essa dor também não vai embora se você mudar de posição.

4. Rompimento da bolsa

A vida não é exatamente como nos filmes, em que a mamãe se dá conta que o bebê está chegando quando a bolsa estoura e sai aquela imensidão de líquido! Pode acontecer dessa forma? Sim, mas não é de praxe com todas as grávidas.

Para a maioria das mamães, a bolsa estoura depois que outros sinais de trabalho de parto já começaram a acontecer. Além disso, nem sempre você perderá todo o líquido da bolsa de uma vez só e pode ser a princípio um gotejamento ou algo parecido com um xixi.

O rompimento da bolsa d’água é, na verdade, um dos sinais finais do trabalho de parto que a maioria das mulheres experimenta – e acontece naturalmente em apenas 15% dos partos ou menos. Portanto, não conte com isso como um sinal definitivo de trabalho de parto!

Os primeiros sinais  que indicam a chegada do trabalho de parto

Os sintomas pré-parto que toda mamãe deve se atentar são esses:

  • Se essa é sua primeira gestação, o bebê se encaixará algumas semanas antes do início do trabalho de parto (esse encaixe pode acontecer cerca de duas a quatro semanas antes, mas pode variar).
  • A frequência urinária pode aumentar no final do terceiro trimestre, porque a cabeça do bebê agora já está empurrando a bexiga, deixando-a com uma capacidade reduzida para guardar a urina. A parte boa é que, com o encaixe do bebê, a mamãe pode respirar um pouco melhor, já que o bebê estará mais afastado dos pulmões.
  • A dilatação e afinamento do colo do útero também é um dos sinais de trabalho de parto. Mas como cada mamãe é diferente uma da outra, não desanime se você não tiver dilatação prévia ou se ela ocorrer lentamente.
  • Você pode sentir algumas cólicas e dores na região lombar e na virilha à medida que o trabalho de parto se aproxima, especialmente se esta não for sua primeira gravidez. Seus músculos e articulações estão se alongando e mudando para preparar o corpo para o parto.

Outros sinais que indicam a chegada do trabalho de parto

Durante a gravidez, o hormônio relaxina da gravidez fez com que seus ligamentos se soltassem um pouco (também é responsável por seus  possíveis surtos de falta de jeito no  último trimestre).

Antes de entrar em trabalho de parto, você pode notar que as juntas de todo o corpo parecem um pouco menos rígidas e relaxadas. É apenas a maneira da natureza de abrir sua pélvis para que seu pequeno passageiro faça seu caminho para o mundo.

Diarreia

Assim como os músculos do útero relaxam na preparação para o parto, o mesmo ocorre com outros músculos do corpo – incluindo os do reto. E isso pode levar à diarreia antes do parto (como se a diarreia da gravidez em curso que você pode ter tido não fosse ruim o suficiente!).

Embora seja irritante, é completamente normal. Apenas certifique-se de se manter hidratado e lembre-se: é um bom sinal!

O ganho de peso para

O ganho de peso durante a gravidez geralmente se estabiliza no final. Algumas futuras mamães até perdem alguns quilos.

Isso é normal e não afetará o peso do bebê ao nascer. Ele ainda está ganhando, mas você está caindo devido aos níveis mais baixos de líquido amniótico, mais pausas para ir ao banheiro e talvez até o aumento da atividade.

Fadiga e o instinto de aninhamento

Espere um minuto, este é o terceiro trimestre ou o primeiro? Entre a bexiga ativa e a fadiga renovada, às vezes você pode sentir que viajou para trás no tempo.

Essa barriga gigantesca, junto com a bexiga comprimida e outros órgãos, pode dificultar uma boa noite de sono durante os últimos dias e semanas de gravidez. Então, empilhe aqueles travesseiros e tire cochilos quando puder, se possível.

Isto é, a menos que você esteja sentindo o oposto de super sonolento. Algumas mães recebem uma explosão de energia (também conhecido como o  instinto de aninhamento ) quando o aniversário do bebê se aproxima e não conseguem resistir ao impulso irresistível de limpar e organizar tudo à vista. Tudo bem também, contanto que você não exagere!

Eu estou entrando em trabalho de parto? Devo chamar o médico?

Ainda sinto que não saberá quando anunciar “Está na hora!” e se preparar para conhecer seu bebê? Tente não se estressar com isso. Você verá seu médico ou parteira com frequência agora, e ela o ajudará a localizar todas as pistas importantes.

Se você acha que está entrando em trabalho de parto, seu médico provavelmente a aconselhou sobre o que fazer quando a data do parto estiver próxima e você acha que está tendo contrações regulares (por exemplo, “Ligue-me quando elas vierem com cerca de cinco minutos de intervalo para pelo menos uma hora “).

As contrações do parto não serão todas espaçadas exatamente, mas se estiverem se tornando bastante consistentes, mais dolorosas e mais longas (geralmente em torno de 30 a 70 segundos cada), é hora de consultar o seu médico.

Se você acha que pode estar em trabalho de parto, mas não tem certeza, pegue o telefone. Seu provedor pode explicar o que está acontecendo e solicitar que você entre em contato se houver alguma dúvida.

Não se sinta envergonhado ou se preocupe em ligar fora do horário de expediente: seu médico sabe que isso vem com o trabalho.

Você deve sempre ligar para o seu médico ou parteira se:

  • Você sentir qualquer sangramento ou secreção vermelho brilhante (não marrom ou rosado).
  • A bolsa d’água se rompe – especialmente se o fluido parecer verde ou marrom. Isso pode ser um sinal de que o mecônio, ou as primeiras fezes do seu bebê, está presente, o que pode ser perigoso se o seu bebê o ingerir durante o parto.
  • Você teve visão turva ou dupla, uma forte dor de cabeça ou inchaço repentino. Todos podem ser sintomas de pré-eclâmpsia , caracterizada por hipertensão induzida pela gravidez e que requer atenção médica.

O que é trabalho de parto prematuro?

A grande maioria das gestações – cerca de 90 por cento – chega à 37ª semana de gravidez . Trabalho de parto prematuro é quando o trabalho de parto ocorre antes da 37ª semana. Ligue para seu médico se ainda não atingiu a 37ª semana e está apresentando sintomas de parto.

Posso estar em trabalho de parto e não saber?

Cada trabalho de parto, como cada gravidez, é diferente. Para a maioria das mulheres, o trabalho de parto seguirá um caminho um tanto previsível, mesmo que progrida (ou às vezes, não progrida) em um ritmo diferente. E na maioria das vezes, as contrações da mãe ajudam a guiá-la ao longo do caminho, enviando-a para o hospital quando as coisas começarem a ficar reais.

Você reconhecerá o trabalho de parto quando o sentir? Essas contrações dirão o que você precisa saber? As chances são, sim. Mas se você não tiver certeza, ligue para o seu médico e faça um exame do colo do útero, para que você possa examinar o que está sentindo ou experimentando com um profissional.

Tem um pressentimento (ou seu parceiro tem) de que é trabalho de parto, embora suas fontes – e até mesmo seu médico ou parteira ou a enfermeira da triagem no hospital – digam que provavelmente não é? Ainda dá uma olhada.

Maneiras naturais de ajudar no trabalho de parto

Ainda não está em trabalho de parto … mas a termo e ansioso para fazer as coisas andarem? Existem alguns truques naturais que podem ajudar a induzir o parto que você pode tentar em casa, incluindo caminhadas, sexo, comida apimentada e acupuntura.

Dito isso, não há muitas pesquisas para comprovar qualquer um desses métodos, e você deve sempre conversar com seu médico antes de tentar qualquer coisa para acelerar o aniversário do bebê.

Não importa o que aconteça, quando você se aproximar da reta final, seu bebê avisará quando estiver pronto para conhecê-lo. Portanto, tente apenas aproveitar esses últimos dias e semanas de calma antes de se tornar um pai completo!