Saúde bucal na gravidez

Hoje vamos conversar sobre um assunto muito importante na saúde da gestante que é a saúde bucal, quase não ouvimos falar sobre esse assunto quando engravidamos, mas é muito importante saber sobre esse cuidado no pré-natal e vamos mostrar os motivos, assim como falar todos os tratamento que podem ser feitos, além de quais cuidados para estes tratamentos a gestante precisa ter nesta fase.

Pré-natal odontológico

A maior parte das mulheres não sabem o quão importante é o pré-natal odontológico durante a gestação. Esse acompanhamento ao dentista é muito importante para garantir a saúde do bebê e da mãe.

As cáries, doenças na gengiva e bactérias encontradas na nossa boca podem chegar a nossa corrente sanguínea e com isso atingir o feto causando danos.

O pré-natal odontológico é o atendimento do dentista durante a gestação para evitar que problemas já recorrentes na saúde bucal da mãe se agravem ou que novos problemas surjam neste período podendo causar alguma intercorrência na gestação e ao bebê.

Nestes atendimentos o profissional dentista orienta a mãe também sobre cuidados na amamentação e futuramente com a saúde bucal do seu bebê.

Importância do tratamento para mãe e bebê

Por conta das alterações hormonais durante o período gestacional, a boca da mulher fica mais sensível ao aparecimento de infecções, doenças, cáries, entre outras intercorrências relacionadas a saúde bucal da mulher.

Torna-se de extrema importância o acompanhamento com o dentista pois a saúde bucal da mãe interfere diretamente na saúde do bebê que está sendo formado.

Esse post é para informar e explicar a importância destas consultas, pois muitas mamães não tem conhecimento durante o período gestacional e ainda, muitas delas, acreditam que pode ser prejudicial à saúde e desenvolvimento do bebê, o que não é verdade.

Vamos falar sobre a importância deste acompanhamento e os motivos especiais pelos quais você precisa se preocupar e fazer o tratamento odontológico.

Periodontite

A periodontite é uma infecção dos ligamentos e dos ossos que dão suporte aos dentes. Essa doença é a evolução da gengivite que é uma inflamação na gengiva causada pelo acumulo de placas bacterianas. Quando não tratada a gengivite vira periodontite, que é uma doença grave, principalmente para as gestantes.

Os sintomas dessa doença são: sangramento durante a escovação dos dentes, gengiva inchada e com a cor vermelha forte além de mau hálito, sensibilidade na gengiva, retração da gengiva e em alguns casos considerados mais graves, amolecimento e perda dos dentes.

Essa doença é muito perigosa pois ela destrói os tecidos em volta do dente e os ossos responsáveis pelo suporte deles. As bactérias presentes nesta infecção quando entram na corrente sanguínea podem ocasionar uma infecção grave e por consequência um parto prematuro.

Quando as bactérias chegam no útero, aumenta a produção de um hormônio chamado de prostaglandina, o sistema imunológico cria esse hormônio que tem objetivo de destruir os microrganismos, porém esse hormônio ajuda na indução do parto e dependendo da fase da gravidez, pode ocasionar o parto prematuro.

Granuloma da gravidez

É o aparecimento de engrossamento assintomáticos da gengiva, ele tem a cor vermelha intensa. Normalmente eles desaparecem depois do parto, caso não aconteça, ou seja grave, a remoção precisará ser feita por cirurgia, mas somente em casos que apresentem um sangramento excessivo ou que impeçam as funções orais. Essa cirurgia pode ser feita de preferência no segundo trimestre ou após o parto.

Cárie na gravidez como cuidar

As mudanças na gravidez contribuem para o surgimento de cáries, que é uma infecção causada por bactérias que perfuram o dente e precisam ser retiradas o quanto antes.

O ideal é prevenir mantendo uma boa higiene oral, e consultando o dentista com frequência, de forma a evitar o surgimento de cáries, mas se for necessário fazer uma intervenção ou precisar tomar algum remédio, o dentista que é o profissional qualificado irá orientar sempre observando o período gestacional, se  poderá fazer essa intervenção ou não.

Medicamentos para dores de dente na gravidez

O uso de medicamentos deve ser feito em caso de extrema necessidade, e em alguns casos, precisará fazer uso de antibióticos e os mais indicados para infecções dentárias e apropriados para grávidas são os derivados da penicilina, como a amoxicilina ou a ampicilina.

Em caso de dor, pode ser usado o paracetamol. Os anti-inflamatórios deverão ser evitados principalmente no terceiro trimestre da gravidez.

Restauração dos dentes na gravidez, pode?

O segundo trimestre é o mais adequado para fazer tratamentos. No primeiro e terceiro trimestre deve se evitar tratamentos dentários, somente devem ser feitos em casos de urgência ou que possam prejudicar a gestação ou o bebê.

Mesmo o segundo semestre sendo o melhor indicado para intervenções dentárias, deve se evitar grandes restaurações ou tratamentos estéticos.

Grávida pode tomar anestesia?

Em caso de precisar tomar anestesia, deve ser tomada preferencialmente a local, pois os anestésicos locais são mais seguros durante a gravidez, eles não possuem contraindicações, com exceção da mepivacaína e bupivacaína.

A solução anestésica mais empregada é a lidocaína a 2% com epinefrina.

A anestesia geral deve ser evitada por conta dos riscos que ela pode causar ao bebê.

Raio-x do dente

A radiografia deve ser evitada durante a gravidez. Em casos que seja muito necessária, o ideal é que não seja no primeiro trimestre e também alguns cuidados precisam ser adotados para a proteção do bebê como o uso do avental de chumbo e o uso de películas rápidas.

Quando a mãe deve iniciar o tratamento?

A ida ao dentista é importante antes mesmo de sonhar em engravidar, é necessário ter uma saúde bucal em dia para que quando acontecer a gravidez, a nova mamãe continue mantendo os cuidados.

Após a descoberta da gravidez procure o dentista para fazer o pré-natal odontológico e verificar como está a saúde bucal da mãe. O segundo trimestre, como falamos, é o mais indicado para tratamentos, porém algumas intervenções mais necessárias podem ser feitas nos outros trimestres sempre com cautela e profissionalismo do seu dentista.

Saúde da mãe

Toda mulher quando engravida tende a desenvolver com facilidade problemas bucais como tártaros, gengivite, cáries entre outros que podem surgir.

Tudo isso começa por conta do aumento da vascularização sanguínea, ou seja, o aumento de sangue que a gestante produz para ela e para o bebê.

Por conta desse aumento de sangue, a gestante pode ter sangramento das gengivas, assim como o surgimento dessas doenças.

Nas consultas com o dentista a nova mamãe receberá todo atendimento e acompanhamento, recebendo procedimentos e indicações de como prosseguir para evitar a placa bacteriana e manter em dia a saúde da boca.

Você sabia sobre isso cuidados do pré-natal odontológico? Como foi com você? Conta pra gente nos comentários e veja sempre as nossas postagens nas redes sociais, por lá tem bastante interação, além de orientações para as mamães e novas mamães.