Rotina com um bebê recém-nascido 

Hoje vamos falar sobre a rotina com o bebê recém-nascido. Virei mãe e agora? O que fazer com esse novo bebê e a rotina da minha casa com fica? 

Qual a melhor forma de adaptar a casa aos novos costumes com um bebê em casa. 

Os primeiros dias são desafiadores para as mamães e principalmente aquelas que são de primeira viagem, que imaginam como seja a rotina de um bebê porque leram ou estudaram sobre, mas que se deparam com a prática e descobrem que é um pouco mais intenso do que você imaginava.

Você imaginava que teria privação de sono e você até descansou nos últimos dias de gravidez por isso, mas quando se passa uma semana com noites em claro e dias desgastantes, você começa a entender que também é um pouco mais pesado do que você pensava.

Além de todas as novidades do seu corpo, temos um bebê para cuidar, não é mesmo? Não podemos esquecer do amor que aumenta também e do quão incrível é a experiência de ser mãe, mesmo que o puerpério esteja castigando os seus sentimentos e embaralhando ainda mais a sua vida. Vai passar e nós vamos te ajudar com dicas valiosas de como conciliar a sua nova rotina. 

Nossa nova rotina sendo mãe 

Muitas mulheres não possuem uma rotina específica no seu dia a dia, acorda e vive aquele dia do jeito que for melhor, mas com a chegada do bebê isso muda um pouco, pois o bebê necessita de uma rotina e muita das vezes essa rotina é o que vai te dar liberdade de adaptar e refazer a sua rotina pessoal. 

É importante que o bebê tenha rotina de alimentação, de banhos e principalmente de sono, pois é nessa hora que você conseguirá descansar e fazer outras tarefas no seu dia a dia como cuidar de você.

A nova mamãe tende a esquecer ou não conseguir um tempo para ela e isso é muito importante, é necessário ter esse tempo para você, desta forma você melhora a autoestima e também distrai a sua mente para novos pensamentos externos à maternidade. 

A rotina do bebê 

Como já falamos, a sua rotina e a dinâmica da sua casa mudará. Vamos listar e dar dicas de algumas tarefas e formas de organizar seu dia com o bebê para que tudo se encaixe no seu dia a dia. 

A rotina do bebê é basicamente um ciclo de sonecas, mamadas, arrotos, banhos, trocas de fraldas e brincadeiras. Além desses fatores, existem uma série de cuidados especiais que o seu bebê vai levar para a vida toda. 

Sono do bebê 

Um recém-nascido dorme em média 16h a 20h por dia, ou seja, dorme mais do que fica acordado ao longo do dia, isso muda um pouco quando ele completa 3 meses, mas é importante acordar para mamar de 2h em 2h ou de 3h em 3h. Então mesmo que ele passe a maior parte do tempo dormindo, você precisa se programar para esses horários, inclusive nas madrugadas.

O bebê pode acordar também fora desse horário caso esteja com algum incômodo, como gases por exemplo, que faz ele se esticar todo ou a barriguinha pode ficar dura também. Nessa hora, faça uma massagem na barriguinha para ver se solta os gases presos, eles costumam ficar resmungando quando é gases. Por isso fique atenta!

Fora os gases e as acordadas para mamar, o bebê dorme tranquilamente uma média de 16h por dia.

Rotina do sono 

Após os 3 meses é que o bebê começa a ficar mais espertinho e por isso acorda mais vezes, e é nessa fase que a mãe pode começar a ser mais efetiva na rotina do sono do bebê e intensificar os cuidados para que ela funcione.

Todos os dias no mesmo horário, procure ter uma rotina do sono para que o seu bebê entenda que chegou a hora de dormir. Os bebês quando estão muito estimulados, podem entrar em efeito vulcânico, que nada mais é do que um estresse elevado e depois que entra nesse ciclo de estresse é difícil sair. 

O ideal é que essa rotina comece ao nascer para que a própria mãe se adapte também, mas ela começa a funcionar de fato entre da 6ª até a 8ª semana de vida. 

A rotina conste em: 

  • Luz baixa a partir de um horário determinado;
  • Banho morno; 
  • Telas e TV desligadas; 
  • Peito ou mamadeira.

A partir desse ciclo todos os dias, o seu filho vai começar a entender essa rotina e logo saberá o seu horário de dormir. Algumas mamães preferem ninar, outras que o bebê durma na cama compartilhada com os pais, já outras preferem que o bebê durma no seu quartinho e berço.

Tente acostumar o seu bebê a dormir sozinho, assim conforme for crescendo e ficando mais pesado você não precisará ficar com ele no colo. 

Alimentação 

A alimentação de um bebê recém-nascido é somente o leite que pode ser no peito ou em alguns casos, o uso da fórmula. 

A amamentação ideal é a livre demanda, ou seja, o bebê pode mamar a hora que tiver vontade. Os bebês novinhos costumam mamar de 10 a 15 minutos por peito, ideal é que dê os dois peitos e se prepare para amamentação como falamos neste post. 

É comum o bebê querer mamar de hora em hora, isso ajuda na produção de leite. Não se esqueça de colocar o seu bebê em pé após as mamadas para arrotar. Nem sempre os bebês arrotam, mas deixando ele desta forma em seu colo cerca de 15 a 20 minutos faz com que o leite assente no organismo e ele não tenha refluxos indesejados.

Conte com a ajuda do papai neste momento, principalmente nas madrugadas para que não sobrecarregue somente a mamãe. 

O bebê também dá sinais de que está querendo mamar, fique atenta a esses sinais: 

  • Coloca as mãos na boca;
  • Faz movimentos de sucção com a boca;
  • Mexe a cabeça;
  • Busca o peito quando está no seu colo.

Quando ele estiver satisfeito, ele normalmente volta a dormir e pode também dar espasmos de sono. 

Troca de fraldas 

A troca de fralda de um bebê recém-nascido deve ser feita cerca de 8 vezes ao dia ou toda vez que ele fizer cocô ou estiver cheia de xixi. Como o bebê novinho não faz ainda muita quantidade de xixi, alguns pediatras indicam que a troca não passe de 3h para ser feita.

Na primeira semana de vida, os bebês ainda possuem o umbigo que ainda não caiu, por isso, a cada troca de fralda higienize esta área com álcool 70%, você pode usar o álcool tranquilamente por ser totalmente indolor essa parte.

Quando o bebê faz cocô o ideal é que o bumbum seja lavado ou que seja limpo com algodão e água para que saia qualquer resíduo no bebê. Nas meninas é importante esse cuidado, pois o contato com as fezes pode causar infecção urinária.

Deixe para usar o lenço umedecido quando estiver em algum local que não consiga limpar com água. Para os bebês recém-nascidos não é indicado o uso do lenço umedecido com cheiro ou álcool na composição, use lenços específicos para bebês recém-nascidos.

Pomadas de assadura

Na troca de fraldas você pode usar a pomada para assaduras, mas observe a quantidade e os locais em que está sendo aplicada, para realmente proteger. Não tem necessidade de pomada a cada troca de fralda, ela pode ser usada nos casos de banho ou quando a criança fizer cocô e se tornar necessário o uso de água ou algodão para lavar, nesses casos, a pomada é importante.

Como fazer a troca de fralda

  • Lave as mãos corretamente;
  • Antes de deitar o bebê pegue tudo que precisar para a troca de fralda (fralda, pomada, algodão e água);
  • Separe a roupa que o bebê vai usar;
  • Deite o bebê e levante as perninhas segurando com uma única mão (Cuidado para não levantar muito por causa da coluna do bebê);
  • Coloque logo uma fralda embaixo do bumbum, os bebês gostam de fazer xixi nesse momento, principalmente os meninos;
  • limpe o seu bebê e passe a pomada de assaduras;
  • Feche a fralda e prossiga colocando a roupinha.

A rotina da casa muda completamente com a chegada de um bebê, muitas novidades e também muito cansaço por ser uma rotina que ainda precisa se adaptar e se acostumar, mantenha a calma, mamãe!

Crie as rotinas com o seu filho e como sempre falamos, conte com uma rede de apoio e divida as tarefas com o papai, como falamos neste post. A participação do pai é indispensável nesta fase.

A maternidade é muito cansativa. No geral, conforme for passando os meses a rotina vai se adaptando e você consegue tirar de letra todas as fases do seu bebê.

Acompanhe todas as atualizações do blog assim como as nossas redes sociais para ter acesso a dicas preciosas sobre a maternidade.