Quarto do bebê- O básico que funciona

Chegou a hora de montar o quartinho do bebê. Algumas mamães optam por um enxoval mais amplo. Outras já preferem algo mais sucinto. O fato é que o enxoval do quarto do seu pequeno tem que ter conforto, praticidade e segurança.

Montar um enxoval básico está entre um dos maiores desafios das mamães e papais.

Neste post conversaremos sobre o que não pode faltar para montar um quarto básico para seu bebê.

O quarto do bebê

O quarto do bebê é uma das coisas mais pensadas por mamães e familiares durante toda a gestação, pois ele intencionalmente será um dos locais mais frequentados pelo bebê.

Alguns pais pensam em um quarto totalmente personalizado e cheio de recursos mais  modernos. Outros pais já pensam em um quarto com orçamento e atendimento de necessidades bem enxutos.

Existem também os papais que optam ou por motivos de necessidades resolvem seguir a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que é manter o bebê por pelo menos 1 ano dormindo no quarto dos papais.

A verdade é que independente da categoria do quarto do bebê, existem itens que são minimamente indispensáveis para compor o quarto do seu pequeno.

Quando montar o quarto do bebê

Primeiro, devemos ter uma ideia de qual período é o melhor para pensar nas criações, mudanças e adaptações para receber um bebê.

A resposta é simples, pois o melhor momento é aquele que a mamãe já tem noção de como serão sua rede de apoio, logística de divisão de tarefas com o papai do bebê, ter noção de como irá funcionar o dia a dia de sua casa e opcionalmente o sexo do bebê.

Mas porque tudo isso? Qual a necessidade de saber sobre tudo isso?

Entender quais são suas principais necessidades, lhe faz imaginar e planejar um quarto diretamente funcional.

Isso com certeza facilitará o processo.

Quarto do bebê- Móveis

.

E qual gestante nunca se imaginou no quarto do seu bebê, rodeado por seus móveis do sonho hein?

Realmente é mágico! Até conseguimos sentir o cheirinho agradável, somente fechando os olhos!

Então, mas quais móveis não podem faltar para compor o quarto do bebê?

Em seguida, disponibilizaremos uma lista de móveis que você não pode deixar de analisar.

  • O berço: Esse é um item clássico é que mercê toda atenção, pois é o que será morada do bebê durante o sono.
  • A cama de solteiro: Este é um item para aqueles pais que desejam que o bebê tenha uma companhia durante o sono. Essa é conhecida como  a cama auxiliar, que será usada por algum membro da rede de apoio da mamãe.
  • Poltrona de amamentação: O conforto de ter um lugar seguro e estruturado para a hora de alimentar o bebê é super válido e vale muito a pena o investimento, pois com toda a certeza além de ajudar no momento da amamentação, pode dar uma “mãozinha” na hora de fazer o bebê dormir.
  • Puff para apoiar os pés: Esse item é um grande aliado para aliviar o cansaço da mamãe. Ele ajuda a melhorar as dores nas pernas, facilita a circulação e ainda auxilia as mamães a melhor posição na hora de amamentar o bebê. Certamente é um item a se investir
  • Armário: Esse é um item que deve ser bastante estudado, antes de adquirir, pois  lá ficarão armazenaras roupas e acessórios do bebê. Isso quer dizer que ele precisa ser funcional, para favorecer a logística na rotina da mamãe e bebê. Pense bem nos espaços a serem aproveitados na parte interna do armário.
  • Prateleira ou nichos Que delícia fica um quarto tendo onde pendurar brinquedos e enfeites do bebê. Pode ter a convicção que fará grande diferença é deixará bem mimoso o tão sonhado quartinho.
  • Cômoda com apoio para o trocador :Sabe aquele ponto de apoio em lugar super especial? Esse é o papel da cômoda que deixamos um espaço para colocar o trocador.

Geralmente na cômoda ficam aquelas coisas que sentimos necessidade imediatas, sendo distribuídas melhor conforme a rotina das mamães.

Devemos te contar também que provavelmente ela será arrumada de uma forma, e após o bebê nascer, conforme suas necessidades, a forma de como será organizada vai sendo revista e adaptada.

Quarto do bebê- Itens de cama

E sobre aquelas coisas que o bebê realmente precisa, e podem ser não tão pensadas pelas mamães?

Você pode até achar estranho, mas a maioria das mamães relatam que se sentiam perdidas na hora de comprar esses itens.

O colchão do berço

Esse é um dos itens que causam mais dúvidas na hora de comprar.

Existem vários modelos de colchões, variando entre duas espessuras e funcionalidades.

Mas o que realmente é importante para o bebê? Quais adjetivos os colchão de berço deve ter para se tornar seguro? O que devo fazer para reduzir custo?

Nós sabemos que é muita coisa para a cabecinha da mamãe que está montando o enxoval. Quando você vai comparar as especificidades de cada colchão, e isso pode se tornar uma avalanche de dúvidas.

Fique atento para algumas das caraterísticas mais comuns e variáveis de colchão de berço:

  • tamanho: Sabemos que até parece meio óbvio, mas saiba que primeiro deve -se escolher o modelo do berço, para aí sim partir para o modelo do colchão, portanto o tamanho deve ser o primeiro item a ser colocado na lista de prioridades.
  • Anti-refluxo: Esse é um modelo que se diferencia totalmente dos tradicionais, pois ao olhar para ele, rapidamente perceberemos uma inclinação para o bebê elevar a cabeça ao deitar. Além dessa vantagem, os colchões de berço anti-refluxo geralmente possuem um tecido mais reforçado, que é para o caso de o bebê golfar ou ter refluxo, o líquido não permeabilizar, facilitando a higiene.

 

Travesseiro anti-refluxo: Esse é um item que se assemelha ao colchão anti-refluxo, e ajuda na segurança do bebê. Esse é um item que deve ser usado em cima do colchão tradicional. Ele é bem recomendado por médicos pediatras, pois é mais um método externo de assegurar uma boa qualidade do sono para o bebê.

  • Protetor de berço: Esse é um dos queridinhos das mamães. Além de proteger o bebê de possíveis machucados na grade do berço, ele fica lindo na composição estética do berço, e consequentemente do quartinho.

Obs: Lembre de ficar atenta para as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, antes de adquirir os itens.

Trocador com tecido resistente

E aquela hora de trocar o bebê, hein?

Nesse momento é indispensável contar com o trocador impermeável, pois além de ajudar na segurança do bebê, auxilia a mamãe a deixar um ambiente mais limpinho e enxuto.

Travesseiro de amamentação: Para a maioria das mamães é um sonho amamentar seu pequeno, mas lembre que isso deve ser prazeroso e confortável para os dois. Para isso, podemos contar com o travesseiro de amamentação, que serve para apoiar braços da mamãe e o corpinho do bebê.

Alguns cuidadores também usam para auxiliar na hora de ajudar o bebê a tirar um soninho. Pode ter certeza que é um item super útil.

Quarto do bebê e o Kit de higiene

 

Lembre de ter tudo sempre a mão. O kit de higiene geralmente é composto por recipiente para colocar algodão, água, sabonete, álcool em gel, cotonete e bandeja de apoio.

Otimize sua rotina, escolhendo um lugar para deixá-lo próximo ao trocador. Pode acreditar que isso faz um enorme diferencial em dia logística do dia a dia.

O quarto do bebê e a segurança

Todos querem um quarto funcional, bonito, aconchegante, mas para a maioria das mamães, a segurança está em prioridade.

Claro que o bebê seguro é um dos maiores desejos de papai e mamãe, por isso você deve prestar atenção nessas dicas:

Telas de proteção na janela: A impressão que dá é que o bebê ficará para sempre naquele tamaninho, que mal consegue se mexer e fazer travessuras.

Acredite! O tempo passa rápido demais (parece clichê não é?) . As telas na nela são itens de proteção indispensáveis quando se tem criança em casa, independente do cuidador e do monitoramento da criança.

Protetores de tomada: E quem nunca ouviu o caso de um bebê que levou choque elétrico?

O bebezinho está em plena descoberta do mundo, e isso o fará sentir atração aos buracos existentes nas tomadas. Utilize os protetores de tomada para evitar acidentes.

Protetor de quinas: O bebê ao engatinhar e andar não consegue ter uma noção muito clara de espaço, e infelizmente  pode acabar batendo a cabecinha e outras partes do corpo em quinas de móveis.

Para isso, itens como roteadores de quina ajudam muito papais e mamães em relação a essa prevenção.

Protetor de portas: Até entendemos como desnecessário, mas saiba que com criança todo cuidado ainda será pouco.

Usar protetor de porta ajuda na prevenção do bebê apertar a mãozinha e outras partes do corpo acidentalmente na porta e móveis do quartinho dele.

O quarto de bebê e a rede de apoio

montagem da lista de chá de bebê

 

Você já parou para pensar em como planejar e montar o quartinho do bebê pode trazer conexão com sua rede de apoio, e até mesmo fortalecer o vínculo do papai com o processo da gestação?

Aproveite o momento para gerar conexão. Peça sugestões. Explane idéias.

O quarto de bebê e o chá de bebê

Aproveite seu evento  de chá de bebê para ajudar a compor o quartinho do seu bebê. Independente da modalidade de seu chá, adicione os itens a sua lista.

No momento do convite, oferte sua lista, com os itens que você escolheu usar no quartinho do seu bebê.

Clique aqui e te ajudamos a montar uma lista on-line funcional e segura.

A Lá Vem Bebê e você

Todos os momentos, em todas as situações nós estaremos aqui, prontos a te auxiliar em questões essenciais para tornar a maternidade mais leve e feliz, de forma geral.

Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos em constante dedicação para lhe oferecer  conteúdos e produtos de credibilidade e atualizados.

Continue nos acompanhando no facebook 

Nos siga no instagram 

Acesse nosso blog 

Conte conosco

Equipe Lá Vem Bebê