Quando devo levar meu filho ao pronto-socorro

Em tempos de Covid-19, crianças na escola além do que, é verão, época de muitas viroses, doenças como dengue e gastroenterite que ficam em alta . O que devemos fazer quando os nossos filhos ficam doentes? Quando devo levar meu filho ao pronto-socorro?

Essas perguntas ficam sempre na minha cabeça e principalmente porque essa semana precisei levar a minha filha ao pronto-socorro porém o que mais pensei foi: será que devo levar? Espero em casa? Vou expor a minha filha ao hospital? Essas perguntas ficaram na minha cabeça e resolvi hoje falar sobre isso pois essa dúvida pode ser de muitas mamães que estão por aqui.

Eu sempre falo que não sou uma mãe exagerada, não costumo me desesperar com as coisas, até porque eu acredito que o desespero não deixa a gente pensar, porém sou uma mãe ansiosa e muito! Quando a Joana está doente seja qual motivo for, eu fico na ansiedade de saber o que fazer e como fazer. Mãe de primeira viagem não entende ao certo, a gente vai aprendendo e adquirindo conhecimento ao longo da vida.

Joana não é uma criança que fica muito doente, sempre foi forte e nunca me deu muito trabalho quanto a isso. Com ela, fui 2 vezes ao pronto-socorro pelo mesmo motivo e desconfiança que me levei nesta semana.

Indo ao pronto-socorro

A primeira vez: 4 dias de febre sem qualquer outro sintoma aparente, brincando, ativa, comendo e bebendo água. O que ficou na minha cabeça foi, tem algo errado com minha filha. Deixei 3 dias para ver se algum outro sintoma apareceria. Nada aconteceu! No quarto dia eu pensei, tem algo escondido e que vamos precisar entender o que é, esse foi o motivo que fez sair e levar ao pronto-socorro.

Chegando lá, tivemos que fazer exame de sangue além de urina e neste exame foi diagnosticado uma infecção urinária, eu nem imaginava isso! Tomou antibióticos e tudo ficou bem!

Desta vez, ela estava 2 dias com febre e diarreia. No terceiro dia a diarreia deu uma melhorada e a febre não cedia, sempre acima de 38. Ela não foi a creche, é claro porque preciso ser prudente nessas horas. Em tempos de Covid, como falei no início, ficamos com muito medo da febre e de ser Covid de novo, tudo passa pela nossa cabeça. Amanhã é carnaval e vamos visitar a família no Rj, como eu vou com ela assim? Muitas coisas passam na nossa cabeça.

Desta forma eu decidi levar ao pronto-socorro, chegamos lá , uma surpresa a médica era uma amiga da família que olhou e avaliou muito bem e diagnosticou uma gastroenterite, muito comum em crianças nesta idade, em fase de creche e pela estação também. Hoje ela está boa, medicada e praticamente 100%. Desta forma fico mais tranquila para viajar com ela.

Contato com a pediatra

Como falei, sou uma mãe prática e não desesperada, tento ser o mais calma e tentar resolver sozinha. Eu sei que os pediatras já recebem muitas perguntas e ligações, eu costumo perguntar quando não é nada grave. Tipo uma vez que apareceram umas manchinhas vermelhas no corpo dela, aí mando para a pediatra que ela avalia e já me orienta. Outra vez foi quando ela pegou piolho, sim aquele cabelinho pequeno pegou piolho e a mãe ficou doida (rsrs) o que eu ia dar para uma criança de 2 anos com piolho? Então nesses casos a pediatra dela prontamente me ajuda. Nos outros casos de febre e dor realmente a gente precisa de um exame e algo que nos ajude de imediato.

Por isso eu não costumo estar sempre falando com ela, gosto de resolver o problema e chegar com a solução. No caso da infecção urinária quando a Joana teve, eu antes de dar os remédios indicados eu mandei mensagem para a pediatra com todo o diagnóstico e os remédios que recebi no pronto-socorro e após a aprovação dela eu iniciei o tratamento.

A pediatra dela sabe de tudo que acontece, mas eu gosto de antes tentar entender e observar tudo.

Compreendendo o motivo de ir ao pronto-socorro

Na maioria dos casos o porquê de levar os filhos ao pronto- socorro de imediato são para diagnóstico rápido porém, mesmo que você fique um dia inteiro no hospital, o resultado dos exames saem no dia. Outro motivo é que o pronto-socorro fica aberto 24h por dia além disso, as mamães podem ir em qualquer momento e horário que será atendido. Não é necessário agendar uma consulta!

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda que antes de ir ao um pronto-socorro a gente entre em contato com o pediatra do nosso filho. Essa recomendação é feita pois como o pediatra já conhece o histórico do seu filho, ele é a pessoa mais capacitada para indicar o tratamento ideal para qualquer quadro que seja.

Quando levar o nosso filho ao pronto-socorro

  • Febre que não abaixe em 72h.
  • Criança apática sem se alimentar, sem beber ou prostrada
  • Diarreia em casos de desidratação ( língua seca, diminuição e escurecimento da urina e olhos fundos).
  • Alergia: após comer algo, ou coceira e dificuldade para respirar, neste caso você procure imediatamente um hospital.
  • Quedas que podem ter causado algum trauma na criança como torção ou algum trauma que precise de enfaixar ou engessar.
  • Cortes profundos que necessitem de de pontos ou suturas
  • Intoxicação alimentar de imediato. Neste caso não induza o vômito, pegue o o rótulo e leve ao médico.
  • Sangramentos
  • Convulsões (Exceto naquelas crises de pacientes com epilepsia, em que as famílias já estão orientadas, a ocorrência de uma crise convulsiva é motivo para ir ao PS).

Além desses motivos que podem acontecer no dia a dia em casa existem os casos mais graves que você deve levar imediatamente como:

  • Sangramentos, traumas, fraturas, contusões com cortes profundos, queimaduras
  • Consciência alterada
  •  Dores que não cessam com analgésicos
  • Frequência respiratória elevada; cansaço e falta de ar
  • Ingestão ou aspiração de substâncias como produtos de limpeza em geral
  • Ingestão acidental de medicamentos de uso de adultos

Calma, mãe!

É sempre tão difícil ouvir essa frase quando se trata do nosso filho, não é? Mas ela é muito eficiente quando colocamos em prática, principalmente quando se trata da saúde dos nosso filho.

Ir ao pronto-socorro é sempre a primeira opção que vem na cabeça das mamães quando nossos filhos ficam doentes ou se sentindo mal, porém é importante que antes de expor os nossos filhos a bactérias encontradas em um hospital, é necessário avaliar a real situação e se realmente há necessidade de levar ela até lá.

Tente antes de ir ao pronto-socorro entender com o pediatra que já atende o seu filho se há necessidade. Fiquem atentos aos sinais que falamos aqui no post para que o seu filho receba o tratamento adequado sem necessidade de uma ida ao PS sem necessidade.