Qual a importância de planejar a gravidez?

A gestação é um momento muito importante para toda a família, mas nem sempre ela acontece no momento mais oportuno. Não planejar a gravidez é uma situação que ainda acontece com frequência e acaba trazendo um pouco de dor de cabeça para os pais.

Neste texto, você entenderá melhor o que é o ato de planejar a gravidez, quais os seus benefícios e como realizar esse processo para que esse período seja o mais feliz e confortável para todos os envolvidos.

O que é uma gravidez planejada?

A gravidez planejada representa um conjunto de atitudes as quais os pais tomam para que a gestação aconteça no momento certo e da maneira mais saudável possível, sem que eles sofram por problemas financeiros, pessoais, emocionais dentre outros.

Apesar da gravidez não ser algo que acontece facilmente, já que casais têm 15% à 20% de chance de engravidar em um mês, é possível tomar medidas para prolongar ou diminuir esse tempo de espera.

Um aliado da gravidez planejada é o médico, já que ele poderá auxiliar o casal a engravidar de maneira correta, tomando medidas para que a fertilidade da mulher seja aflorada e os espermatozoides consigam fecundar com maior facilidade.

O profissional de saúde passará alguns exames para conhecer melhor o corpo de mulher e descobrir a sua real chance de engravidar. Com isso, ainda poderá ser achada a causa para a sua infertilidade ou dificuldade de engravidar.

Com isso, será iniciado o tratamento adequado para o seu problema, e em questão de pouco tempo, as chances de gravidez serão aumentadas e a mamãe finalmente poderá realizar o seu sonho de ter um baby.

Enquanto esperam a fecundação, os pais já poderão organizar outros aspectos da chegada do bebê, como avaliar se eles contam com condição financeira para dar a criança todo o conforto necessário.

Qual a importância de planejar a gravidez?

Como você pode perceber, planejar a gravidez é uma maneira inteligente de trazer conforto e paz durante a gestação para mamãe, papai e bebê, já que todos os detalhes terão sido devidamente resolvidos.

Isso auxiliará até mesmo na saúde da criança, já que uma mãe mais “relaxada” não produzirá hormônios de estresse ou tomará atitudes que possam prejudicar o neném de alguma forma, como se alimentar mal.

Além disso, com o acompanhamento médico precoce, a mamãe poderá preparar todo o seu corpo para a gravidez, como tomar as vacinas que não tenha tomado ou nutrir o seu corpo para ter uma gestação saudável.

A mamãe também ficará mais preparada para as doenças que podem surgir nesse período, como pressão alta ou gengivite. Com todos os seus exames e tratamentos em dia, ela saberá exatamente o que fazer para evitar essas condições.

Também será possível se planejar mentalmente para a chegada do bebê, assimilando as responsabilidades e cuidados necessários com a chegada no novo membro da família, e que isso implicará em abdicar de algumas coisas, mas a recompensa realmente vale a pena.

Outro benefício da gravidez planejada é a possibilidade da família se organizar financeiramente e socialmente. Será possível juntar dinheiro para a compra dos itens mais importantes para a chegada do bebê, além da possibilidade de organizar o seu tempo de trabalho para passar mais tempo com a criança.

Como ter uma gestação planejada?

Agora que você entendeu o que é uma gravidez planejada e qual a importância de toma essa atitude, vamos explicar como é possível ter uma gestação planejada em alguns passos, e assim, realizar o sonho de ter filhos da melhor maneira possível.

Converse com seu parceiro

Um dos primeiros passos para começar a planejar a gravidez é ter uma conversa séria com o seu parceiro, para que sejam alinhadas as expectativas e acordados os detalhes mais importantes sobre a vinda do bebê.

Conversem para decidir se vocês realmente estão prontos e estáveis o suficiente para terem um filho, além de começarem a já rascunhar os preparativos da sua gestação planejada. Caso ainda não seja a hora, vocês também poderão estipular um período em que acreditem estarem prontos para darem esse importante passo.

Muitos casais optar por ter filhos como uma maneira de “segurar o casamento”, mas saiba que isso não dará certo. Para que a criação do bebê seja a melhor possível, seus pais precisam estar em uma relação saudável e feliz, caso o contrário, a vinda da criança poderá causar ainda mais problemas e conflitos.

Cuide da sua saúde

O primeiro passo é cuidar da sua saúde. Caso você não esteja bem o suficiente, a gravidez será mais difícil de ocorrer, e quando ela vier, poderá trazer riscos para a mamãe e o bebê. Então, faça uma consulta com o médico e informe-o sobre o seu desejo de engravidar.

Assim, ele poderá pedir os exames necessários e que apontam aspectos de saúde importantes para engravidar, além de passar dicas do que tomar ou fazer para que a mamãe fique mais forte e saudável.

Preste atenção nas finanças

O segundo ponto que merece atenção é o de finanças. Ter um bebê não é uma tarefa barata, afinal, poderá ser necessário gastar dinheiro com exames, comprar fraldas, roupas, construir ou reformar um quarto para o bebê, dentre outros gastos.

Assim, você já poderá faze os cálculos de quanto gastará com os preparativos para a chegada do bebê e já poderá ir economizando. Também é preciso levar me contra despesas futuras, como escola, brinquedos, vacinação, exames para conferir a saúde do neném, etc.

Tenha espaço

Seu bebê não será uma bolinha dentro do seu útero para sempre, depois de 9 meses ele saíra para descobrir o mundo, mas é importante que ele tenha espaço suficiente dentro do seu quarto para se manter confortável.

Também é importante levar em conta de que ele crescerá mais e mais: logo começará a andar  e correr pela casa, e é importante que ele tenha um cantinho só dele para brincar com seus brinquedos.

Converse com seus outros filhos

Caso esse não seja o seu primeiro filho, é importante conversar com os demais filhos sobre a chegada do novo bebê. No caso de crianças mais novas, é possível que elas tenham crises de ciúme por conta da atenção extra dada ao recém-nascido.

É importante explicar que, por ser tão pequenino, ele necessitará de mais cuidados do que o outro filho, e que por isso você precisará dar uma atenção especial para ele. Deixe claro que isso não significa que a mamãe ame o filho mais velho menos.

É interessante ter um horário para brincar com as outras crianças, para que elas não se sintam abandonadas e tenham ciúme do novo bebê. Afinal, todas as crianças precisam de carinho e amor para crescerem bem.

Defina quem cuidará da criança

Em algumas família, a mãe ou pai se encarrega de cuidar da criança diariamente, mas e quando os dois precisam ou querem trabalhar fora? Nesses casos, o ideal é definir quem cuidará do bebê enquanto os pais estiverem fora.

É possível contratar um profissional especializado em cuidar de nenéns, como uma babá, mas também é possível contar com parentes, vizinhos e amigos nesse momento. O importante é deixar o pequeno na mão de pessoas de confiança.

Também é aconselhado instalar câmeras no quarto do bebê, para que seja possível verificar, a distância, se ele está sendo bem cuidado e recebendo todos os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar.

Comece a tentar engravidar

Com todos os detalhes acertados, está na hora de trazer o bebê par ao mundo. A futura mamãe poderá interromper o anticoncepcional ou outro método contraceptivo que esteja usando (com a orientação de um ginecologista), e então tentar engravidar.

Como falamos no início do post, existe uma parcela pequena de chance para que a mulher consiga engravidar durante o mês, então tenha paciência! Você também poderá utilizar algumas dicas para tornar a fecundação mais fácil.

Uma das principais dicas para conseguir engravidar é saber o momento certo para ter relações sexuais. A mulher conta com um período reprodutivo cíclico, no qual existem dias que ela está no seu pico de fertilidade, e esse é o período ideal para tentar engravidar.

Cada mulher tem o seu próprio ciclo, por isso, é difícil dizer com exatidão qual o momento certo. Entretanto, uma técnica utilizada para descobrir o seu período fértil é contar 14 dias a partir do primeiro dia da sua menstruação, e depois, adicionar três dias antes e três dias depois dessa data: esse será o seu período fértil.

Também é recomendado tomar ácido fólico, um tipo de vitamina que auxilia na fertilidade e também garante uma gravidez saudável, se tomado durante a gestação. Entretanto, converse com seu obstetra ou médico antes de começar a tomar esse medicamento, já que ele poderá indicar a dose correta.

Assim, entendendo o que é uma gravidez planejada, qual a importância de planejar a gravidez e como fazer isso na prática, você poderá engravidar no momento certo e curtir a sua gestação com calma e organização.

Um outro fator importante que deve ser organizado com relação à gravidez é com relação ao chá do bebê, por isso, acesse o nosso site e crie a sua lista de maneira prática e rápida!