Quais alergias afetam mais as crianças

 

Vamos falar no post de hoje sobre alergias. Sabemos que algumas podem ser tranquilas, bem como outras são mais graves, e precisamos saber como lidar caso aconteça com os nossos filhos.

Vamos conversar sobre quais existem, como elas ocorrem nas crianças e as principais causas.

O que é alergia nas crianças?

A alergia em crianças é uma resposta imunológica que aparece quando o organismo reage a uma substância que normalmente é inofensiva. Pode ser que aconteça com poeira, pelos dos animais, picadas de alguns insetos como abelha, medicamentos, alimentos como frutos do mar ou alguns laticínios. Qualquer criança está sujeita a desenvolver alergias, assim como os adultos. Algumas crianças já nascem com algum tipo de intolerância e alergia.

A alergia é causada pelo contato com agentes causadores de alergias, chamados de alérgenos. Esse contato pode acontecer por toque, inalação ou ingestão, fazendo com que o organismo libere histaminas, o que causa as reações alérgicas. Os sintomas variam e podem afetar a pele, o trato respiratório e outros órgãos.

Alergias do trato respiratório

Alergias respiratórias são marcadas por espirros e dificuldades para respirar. As alergias respiratórias como rinite e asma são caracterizadas pelas inflamações nas vias respiratórias. Vamos falar sobre os sintomas que aparecem neste tipo de alergia.

A rinite provoca coriza, nariz entupido, coceira nos olhos e espirros, enquanto a asma provoca respiração ofegante, chiado no peito, tosse crônica e falta de ar.

No caso da asma é importante distinguir que a asma alérgica ocorre quando o corpo entra em contato com as substâncias provocadoras de alergia, como ácaros, pólen, mofo e pelos de animais. No caso da asma não alérgica acontece por outros fatores, como ansiedade, estresse, exercícios físicos, ar frio ou seco.

Nas alergias do trato respiratório podemos encontrar também outros sintomas como vermelhidão nos olhos, coceira e podem também lacrimejar. A criança pode ficar com a sensação de pressão no rosto, além de tosse, chiado e falta de ar, como já falamos.

Sintomas de alergia na pele

As alergias de pele, chamadas de dermatite atópica, costumam aparecer aos 3 meses de idade, e na maioria dos casos elas desaparecem com 12 anos de idade.

As alergias de pele provocam coceira e deixam a pele seca, sensível e com manchas. Elas normalmente são potencializadas no inverno e em temperaturas mais baixas.

Caso os pais identifiquem esse tipo de alergia em seu filho, precisará levar ao dermatologista para confirmar a alergia. Diante do diagnóstico deve-se iniciar prontamente o tratamento para evitar que evolua para vergões, feridas e até sangramentos, pois a criança coça.

Dermatite alérgica no inverno

As baixas temperaturas, característica do inverno, provocam um ressecamento da pele.
Em consequência das baixas temperaturas, também é comum que as pessoas tomem banho quente e por um tempo maior, levando a um desgaste da camada de gordura que protege a pele, deixando mais desprotegida à ações de fungos, bactérias e outras reações alérgicas.

Evitar banhos quentes e prolongados, manter a pele hidratada, evitar a coceira, estar comprometido com o tratamento e sempre estar de olho em outras coisas que podem desencadear a reação alérgica (como o material da roupa utilizada e alguns alimentos) são algumas dicas para prevenir a dermatite atópica durante o inverno.

Alergias alimentares

Como todo tipo de alergia, as alimentares também são uma reação do nosso sistema imunológico. Entrar em contato com certos tipo de alimentos pode ser uma questão de vida ou morte para o alérgico.

Gerenciar alergias alimentares é algo que requer muita atenção, vigilância, mudanças na alimentação e às vezes até um estilo de vida. Em muitos casos, de acordo com a gravidade do quadro alérgico da pessoa, os cuidados precisam ser tomados de maneira extrema para que não ocorra uma exposição acidental ao alimento, como em festas e eventos.

Alguns sintomas característicos da alergia alimentar são:
Sintomas digestivos (por exemplo, dores estomacais, diarreia, náusea, coceira intensa, Inchaço da face,
erupções/brotoejas (urticária),
crescente ansiedade, vômito e
Sintomas de anafilaxia.

Vamos falar agora sobre alguns alimentos comuns que causam alergia.

Leite (APLV)

Você sabe o que é APLV?

A alergia à proteína de leite de vaca é o tipo de alergia mais comum entre bebês e crianças pequenas.

Pesquisas indicam que cerca de 2 a 3% das crianças com menos de 3 anos são alérgicas ao leite, sendo que quase todas adquirem ainda no primeiro ano de vida. A boa notícia é que cerca de 80% tendem a superar essa alergia ao crescer.

A APLV ocorre com mais frequência em crianças que tiveram contato com o leite da vaca de forma mais precoce, quando comparadas às crianças em aleitamento materno exclusivo. É importante sempre estar atento aos demais alimentos que for ingerir porque muitos deles podem ter o leite como ingrediente de preparo.

Ovo

Depois da alergia ao leite, a alergia ao ovo é a causa de reação alérgica alimentar mais comum entre os pequenos.

Ainda que a proteína que cause a reação alérgica esteja presente somente gema ou somente na clara, quem tem alergia ao ovo deve evitar tanto de comer as duas partes, pois não é possível separá-las totalmente.
Estudos indicam que 2,5% dos bebês  são alérgicos ao ovo, porém 70% dessas crianças alérgicas conseguem superar.

Frutos do mar

Em um estudo realizados na Austrália, o camarão foi o fruto do mar mais comum de causar reação alérgica. Os frutos do mar apresentam uma alta taxa de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave, possivelmente fatal, e que pode ocorrer segundos ou minutos após a ingestão do alimento.

Choque anafilático

O choque anafilático é a forma mais grave de reação alérgica. Os sinais e sintomas podem ter início segundos depois da exposição ao agente.

Os sintomas são:

Sensação de desmaio;
Náusea e vômito;
Pulso rápido;
Dificuldade de respiração;
Dor no estômago;
Inchaço nós lábios, língua ou garganta
Tontura, perda de consciência e até mesmo parada cardíaca.

O choque anafilático pode matar em segundos ou minutos uma pessoa quando se tem uma alergia grave, por isso é muito importante saber quais tipos de alergia o seu filho tem, fazer um teste no alergista. Algumas crianças possuem níveis altos de alergia em que a mãe precisa estar sempre com um medicamento e até mesmo, em casos mais graves, levar a ampola de adrenalina para onde for.

As principais causas de alergias

Abaixo vamos citar as principais causas de alergias em crianças.

Picadas de insetos como abelha e maribondo;
Medicamentos;
Alimentos;
Látex: derivados da borracha, como luvas

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado com rapidez. Sendo diagnosticado e tratada a tempo, é uma situação reversível.

Prevenção

A prevenção se dá ao cortar o elemento que pode causar a reação alérgica.

Alergias não são nada incomum de nós e nossos bebês terem. É importante estar atento aos sinais que os pequenos podem apresentar, principalmente quando estiver sendo ofertado para o bebê um novo tipo de alimento.

Os tipos de alergia alimentar mais comuns dos bebês terem (APLV e ovo) costumam serem superados ainda na infância, o que é uma grande notícia e nos conforta.

E na sua casa, tem alguém com algum tipo de alergia? Quais foram os sintomas apresentados? Conte para a gente nos comentários!