Primeiros cuidados com o bebê recém-nascido

Depois que passamos pela gravidez, parto e puerpério vim compartilhar com vocês um pouco sobre os primeiros cuidados com os nossos bebês, e contar tudo o que funcionou e o que não funcionou para mim.

Devemos lembrar que todas as dicas de pessoas externas é válida, desde que a pessoa entenda que não é obrigação sua fazer o que ela está orientando e sim opcional, e que nem sempre o que funcionou para ela irá funcionar para você. Na gravidez e no pós-parto a gente recebe muitas dicas, muitos palpites sobre tudo, e eu sempre fui acatando tudo o que eu achava legal e sempre testei a maioria das dicas que recebi.

As primeiras dúvidas

Assim que o bebê nasce temos que ter os primeiros cuidados com o bebê, com o umbigo, quantos banhos podemos dar por dia, qual a melhor posição pra dormir, quantas vezes o bebê mama por dia, cuidados com assadura, quantas sonecas por dias, de quanto em quanto tempo trocar as fraldas e por aí vai… Vou descrever como fiz com cada um desses itens e espero que ajude as mamães que pensam nisso, porque eu quando virei mãe fiquei doida atrás de todas essas informações.

Algumas dicas vieram do pediatra, outras de familiares e amigos e outras da internet, que é uma grande aliada das mães, quando usamos de forma consciente, se não ela pode virar o terror das mamães.

Todo cuidado com nossos bebês é pouco: o bebê recém-nascido é muito molinho, o bebê mais crescido quer andar e engatinhar a casa toda, causando pequenos acidentes, por isso em todas as fases os papais precisam ficar atentos em tudo. O bebê faz tudo muito rápido e o cansaço às vezes nos cega, mas vamos conversar um pouquinho nesse post sobre o que fiz e faço com a Joana.

Umbigo do bebê

O umbigo costuma cair logo na primeira semana. O da Joana caiu com 4 dias e cuidei dele de forma bem simples: álcool 70% em todas as trocas de fraldas e banhos, limpava bem com um cotonete.

Umbigo do bebê

E a dica do pediatra foi: pode mexer bem no umbigo, levantar e pingar uma gotinha de álcool lá dentro para não acumular sujeirinhas. Fiquem tranquilas porque o umbigo é uma pele morta, por isso é totalmente indolor para o bebê, então pode mexer a vontade, é claro que com todo carinho e cuidado.

Os banhos do bebê

Nos primeiros dias é indicado um banho por dia. Na maternidade ela tomou de manhã mas em casa mudei o horário por conta da rotina do sono, então ela passou a tomar banho a noite.

Banho do bebê

Hoje em dia a prioridade é o banho da noite justamente para manter a rotina do sono, mas quando toma mais de uma vez ao dia ou eu dou de manhã ou após o almoço para relaxar antes das sonecas. Super funciona um bom banho nessas horas.

Mamadas no dia a dia

Livre demanda sempre: eu amamentava quando ela ainda recém-nascida chupava a mãozinha, quando ficava com boquinha aberta procurando, ou quando já fazia tempo que não mamava. O ideal é que o intervalo das mamadas não passem de 3h.

amamentação

A livre demanda pra mim é a melhor opção para os bebês, mesmo que as vezes canse as mamães, mas é recompensador saber que seu filho está bem alimentado e saudável.

Cuidados com assadura e troca de fraldas

A troca de fralda sempre acontece quando estiver cheia ou até 3h de uso. Não deixávamos e não deixamos passar disso pra não assar (esta foi recomendação do pediatra dela).

Cuidados com assadura

Quanto as assaduras, nunca tivemos nada grave. Umas duas vezes que ficou mais vermelhinha, passamos pomada que já usamos (Bepantol baby) e misturamos com maisena (faz uma sujeira no bumbum, mas funciona mesmo) no dia seguinte já estava boa.

Outra dica é que não precisa passar creme de assadura todas as vezes que trocar a fralda, nós usamos sempre que passamos lenço umedecido e após o banho, e desta forma protegemos também o bebê.

Sonecas durante o dia

Um bebê recém-nascido dorme praticamente o dia todo, mama e dorme de novo, então não sei dizer o tempo de sonecas, mas Joana após os 3 meses dormia a cada 1 hora. Hoje ela tira duas sonecas no dia: de manhã por volta das 9h e de tarde entre 14h/15h.

Sonecas do bebê

O tempo de sonecas varia muito de bebê pra bebê e o ideal é que não se prolongue muito e que também não seja após às 18h para não atrapalhar o sono da noite.

Muita das vezes essa rotina muda também, tendo dias que ela dorme 3 vezes ao dia e outros que dorme apenas 1 vez, mas a maioria das sonecas acontecem duas vezes ao dia.

Existe a melhor posição?

Quanto as posições para dormir, hoje em dia ela escolhe mas no início o recomendado pelo pediatra era dormir com a barriga para cima para que em casos de engasgo, igual ao que aconteceu na maternidade que contei no post anterior, o bebê não fique sufocado.

Nas sonecas de dia em que a mamãe está vigiando, pode colocar também de bruços pois dessa forma esquenta a barriguinha e ajuda nas cólicas.

Hoje que a Joana já está maiorzinha, eu coloco ela de lado no berço mas durante a noite ela vira de barriga pra cima e as vezes de bruços e assim ela escolhe e troca de posição a noite inteira. Eu percebo que sempre que ela está de bruços ela dorme melhor.

Momento tensos

Esses dois são uns dos mais assustadores para as mães, como vou cortar uma unha tão pequena e molinha? Como limpo um ouvido sem saber se estou colocando muito forte o cotonete?

Eu sempre tive medo desses dois, então foram os que eu aprendi mais rápido porque eu li muito a respeito e também são os que presto mais atenção para fazer.

Cuidados com o ouvido

Limpar o ouvido do bebê

O cotonete existe aquele de bebê que você encontra na farmácia ou no mercado com facilidade, ele eu passo somente na beira do ouvido sem colocar muito e girando devagar.

A Joana fica quietinha até hoje com aquela cócegas no ouvido, e também limpo 1 a 2 vezes na semana, sendo que na maioria das vezes só uma vez mesmo, a segunda somente se estiver bem sujo.

Unha do bebê

As unhas dela eu corto 2 vezes na semana porque crescem muito rápido. No início eu cortava com ela mamando, e depois que ela começou a ficar mais espertinha eu comecei a cortar distraindo ela. Fiz um vídeo mostrando como faço no canal do YouTube da Lá Vem Bebê.

unha do bebê

Meu marido distraía e eu ia cortando, mas agora ela não se distrai mais e ficou ainda mais difícil porque ela tira a mão e eu não consigo cortar com tanta facilidade assim. Mas temos que cortar, não é? A solução foi voltar como no início, no peito. Uma hora eu corto uma mão e na próxima mamada a outra mão.

A unha do pé é praticamente impossível porque dormindo ela acorda e mamando não dou ângulo, então meu marido que consegue na hora que ela está mamando, mas mesmo assim ela ainda tira o pé. Enquanto isso a gente vai fazendo como dá e vamos aprendendo novas formas. Daqui a pouco ela para de mamar no peito e aí vou precisar aprender novas técnicas.

Sobre a moleira do bebê

A moleira não precisa de cuidados como limpeza, ela precisa é ser acompanhada por ser uma parte muito sensível da cabecinha do bebê.

Decidi colocar esse tópico porque descobri a pouco tempo que existem moleira que fecha antes do tempo e para acertar isso o bebê precisa de cirurgia. Eu nunca tinha ouvido falar nisso e também porque na maternidade a pediatra disse que todas as mamães precisam conhecer a moleira dos seus filhos.

A da Joana fica um pouco mais para frente da cabeça e, na minha ideia, as moleiras ficavam sempre no meio certinho da cabeça do bebê, por isso escrevi esse alerta que recebi na maternidade.

Ela costuma fechar entre 12 e 18 meses e alguns bebês fecham até 2 anos. A da Joana já está bem pequenininha, quase fechada! Isso é um alívio, pois a moleira pulsando, o que é super normal, dá um nervosinho daqueles nas mamães.

Bom, mamães e futuras mamães, espero ter ajudado com as minhas dicas. Como esse texto são de coisas bem específicas, eu recomendo que você consulte e pergunte antes ao seu pediatra sobre esses cuidados. Eles funcionaram e funcionam ainda pra mim e, como disse no início do texto, toda dica é válida, mas precisa ser avaliada se funciona com você e seu bebê.

E aí, gostou das informações acima sobre os primeiros cuidados com o bebê recém-nascido? Acesse o Blog Oficial da Lá Vem Bebê e veja diversas outras dicas!