Primeira gestação? 4 hacks da maternidade que você deve conhecer!

O cuidado amoroso é exercido o tempo todo pela mamãe, com o aleitamento, o olhar, o colo e a procura incessante do melhor para o seu filho. Cada uma tem seu jeito especial para lidar com todo esse trabalho, que não é fácil: exige muita disposição e paciência para aprender — e errar —  todos os dias, sobretudo quando se vive a primeira gestação.

Nessa jornada de tantas mulheres, todo conhecimento compartilhado é bem-vindo! Por isso, separamos alguns hacks indicados pelas mamães do Youtube que podem facilitar bastante o seu dia a dia. Confira!

1. Almofada ou rede de proteção para banheira

Que mamãe nunca teve medo de dar o primeiro banho no filho recém-nascido? Sem dúvida, é uma das tarefas mais temidas da maternidade. Por isso, o mercado de acessórios para bebês sempre apresenta inovações à banheirinha tradicional, para proporcionar total conforto e segurança à criança e à mãe.

Entre as opções, está a almofada para banho, que permite deixar as mãos da mamãe livres para o trabalho. O modelo escolhido deve ter tecnologia para absorver e manter a temperatura da água, mantendo o corpinho do bebê sempre aquecido. Depois de seca, ela também pode ser utilizada para acomodar o bebê fora da banheira, sempre tomando bastante cuidado com a higienização adequada.


A almofada citada no vídeo é da marca Baby Pil e pode ser encontrada por uma média de R$200,00. Outro tipo de adaptação menos confortável, mas muito segura, é a rede de proteção para banho, que tem um preço mais em conta: por volta de R$40,00.

2. Mini berço ao lado da cama

A primeira gestação sempre deixa a mamãe muito insegura, já que o bebê recém-nascido precisa de atenção total 24 horas por dia. Logo, é muito importante descansar se quiser dar conta do recado. Para que você possa dormir mais tranquila, sempre prezando pelo seu conforto e o do seu bebê, vale a pena investir em um mini berço e deixá-lo bem ao lado da sua cama, sobretudo nos primeiros dias de vida da criança.

Além do sugerido pela youtuber Marcella Brandão, também existem modelos que ficam acoplados à cama. Eles também podem ser encontrados com acabamento temático para um quarto mais bem humorado e divertido, como os da grife GIFT 3D.

 

Leia também:

 

3. Conforto e contato total com sling

O bebê precisa de assistência contínua e de contato com a mãe para organizar seu sistema interno e até sua respiração: pelo toque, pelas mamadas, pelo jeito de ser carregado e pela comunicação por meio de sinais ou da própria voz da mãe. O famoso pediatra inglês Donald Woods Winnicott, por exemplo, afirmava que “um bebê não existe sozinho; ele existe com sua mãe”.

Para facilitar esse contato, a grande inspiração é a famosa mãe-canguru, conhecida por ter naturalmente uma bolsa acoplada ao corpo para carregar seu canguru-bebê. Como a natureza ainda não nos concedeu o mesmo recurso recurso, podemos recorrer ao uso do sling: uma forma de carregar o bebê junto ao corpo com amarração específica de uma faixa de tecido, preferencialmente de algodão.

Nos primeiros meses de vida, os slings são mais seguros que os carregadores de bebê, já que não é recomendado deixar a criança pendurada pelos quadris — esse hábito pode comprometer seu desenvolvimento. Além disso, há a vantagem de deixar as mãos da mamãe livres para outros afazeres. Confira o tutorial da mamãe youtuber Lu Ferreira!

4. Faixa soneca para proteger o pescoço no carro

Quando o bebê se encontra mais crescido e forte, já pode ser levado para passear de carro, desde que com a cadeirinha especial exigida por lei. Até um ano de idade, ela deve ser instalada de costas para o banco.

Mas, apesar dos recursos disponíveis no equipamento apresentarem-se como suficientes, sempre existe o risco de uma freada ou mesmo uma soneca involuntária. Essas situações provocam movimentos muito bruscos e perigosos no pescocinho da criança. Portanto, vale buscar um reforço.

Nesse sentido, os pais podem adquirir também uma faixa-soneca para manter a cabeça imobilizada. Um acessório simples e barato que pode fazer toda a diferença na segurança do seu filho!

Que tal pedir esses itens no seu chá de bebê? Com o serviço de lista online do LVBB, você recebe o dinheiro em vez do próprio presente, ficando livre para escolher os modelos que mais agradarem. Faça uma simulação e entenda melhor essa ideia!