Preocupações na vida de mãe

Essa semana eu me peguei pensando em quantas ansiedades e preocupações a gente vive na vida de mãe. Eu estava com a Joana no colo enquanto ela mamava, e foi naquele momento que eu pensei que não demora muito e a minha bebê desmama, e daqui a pouco ela também não vai caber mais no meu colo. Como ela está grande, quantas fases já passamos, umas fáceis e outras difíceis!

O principal pensamento é que durante toda a gravidez, e após o nascimento do bebê, a vida da mãe se resume em tentar saber o que virá e como será o amanhã.

Gravidez

Na gravidez passamos por tantos momentos de ansiedade que nem sei quantificar, e com certeza isso não privilégio para mamães de primeira viagem.

Nos primeiros meses a gente pensa quando os enjoos vão passar, descobrimos coisas novas a todo instante e sempre damos aquela olhadinha no espelho para ver se já dá para notar a barriga crescendo. A gente vai perdendo as roupas e isso vai causando uma certa irritação por já não ter mais roupa para usar, mas ver a barriga crescendo compensa todo esse possível estresse.

Cada fase uma descoberta e um novo desafio!

Procura por um obstetra

Este é um ponto muito importante e que pode causar certa apreensão. É certo que procuremos um médico em que confiamos e nos sentimos confortáveis para fazer perguntas, que vai ouvir e explicar sobre cada detalhe necessário.

É comum que para isso se passe por alguns consultórios, bem como pedir indicação para outras pessoas. Quanto a isso, está tudo bem! Precisamos sim de um médico que nos informe sobre tudo e que nos passe tranquilidade para cada fase que vamos passar.

Descoberta do sexo

Muitas pessoas conseguem conter a ansiedade e esperar até o parto para descobrir o sexo do bebê, mas para grande parte isso não é nem cogitado! Descobrir o sexo para pensar na montagem do quarto e todo o enxoval de forma direcionada é um dos principais motivos.

O Chá revelação é pura ansiedade para a mamãe. No meu chá, a surpresa foi feita pelo meu cunhado, e lembro que ele fez todas as brincadeiras possíveis comigo antes de revelar o sexo. Foi divertido demais, mas ao mesmo tempo era uma agonia querer saber logo o sexo enquanto ele só enrolava curtindo com a nossa cara.

Não fizemos sexagem fetal, esperamos a ultra. Mesmo com toda a ansiedade de saber o sexo logo, esperamos até a 16ª semana para saber. Neste dia foi um misto de olhar para a tela da ultra e não querer prestar muita atenção pois a surpresa seria revelada no chá, né!?

Gabriel olhou firme para a tela no consultório tentando entender o que estava aparecendo, mas por fim ele não conseguiu, ufa! Daí ficamos alguns dias na espera do chá revelação!

Testes e exames

Quando a gente começa a fazer os testes e ultrassonografias para saber se o nosso bebê está formado mal dormimos de tanta ansiedade.

Logo depois os exames que a gente faz para saber se temos diabete gestacional, pressão alta ou qualquer outra intercorrência na gravidez também nos deixa apreensivas quanto aos resultados dos exames e possíveis consequências e cuidados redobrados que será preciso ter.

Enxoval

Não existe fase da gravidez que deixe a gente mais ansiosa como montar o enxoval. Cada roupinha, os móveis, a pintura do quartinho e tudo que envolve as escolhas dessa fase nos empolga demais!

Que mãe que não para na frente do bercinho imaginando o bebê ali? Ou que mãe que não senta com aquele monte de roupa de bebê na cama imaginando aquele corpinho nas roupinhas e pensando os looks e composições que podemos fazer com eles?

Essa parte de fazer o enxoval nos gera grandes e boas expectativas dos dias que estão para chegar, torcendo e orando para que seja tudo de forma leve, suave e com muita saúde.

Chá de bebê

A gente é assim: se tem uma possibilidade de juntar a família e os amigos, brindar e comemorar a vida, estamos fazendo!

O chá de bebê é um momento muito especial. Estamos no centro das atenções, as pessoas estão felizes com a gente, brincamos, rimos e saímos do chá carregados de fraldas e outros presentes, o que não deixa de ser o mais importante.

Este momento é tão importante e nos ajuda tanto a completar o enxoval que não pode faltar de jeito nenhum nesse momento. E com a Lá Vem Bebê, o chá fica muito mais divertido, profissional e prático. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Escolha do parto

Será que tento o parto normal ou tenho um parto cesariano? Qual será que dói mais? E o tempo de recuperação de cada um?

São muitas as questões que passam pela cabeça da mãe relacionado a hora do parto. Este momento é da mãe e não se deve interferir em sua escolha. Caso a mãe queira conselhos, serão bem vindos, mas o respeito deve prevalecer, e a mãe precisa se posicionar quanto a isso.

Nascimento do bebê

Sentada no sofá com 5 meses de gravidez eu já estava no desespero de quando a Joana nasceria, porque eu já não aguentava mais estar grávida. Coitada de mim, não fazia ideia do terceiro trimestre e que este seria muito mais cansativo e ansioso.

Enfim chegou o dia! a bolsa estourou e chegou a hora de ver o bebê. Calafrio no corpo todo e ao mesmo tempo aquele medo de como será.

Volta ao trabalho

Vai se aproximando o tempo da licença maternidade acabar e a ansiedade vai aumentando.

Com quem vamos deixar nosso bem mais precioso? Qual creche escolher para o nosso filho? Será que ele vai se adaptar bem? Vou precisar sair às pressas alguma vez para atender alguma necessidade? E se meu chefe não entender? Será mesmo que devo voltar ao trabalho ou teria a possibilidade de eu me dedicar exclusivamente às questões da maternidade e da casa?

Meu Deus, quantas questões e pensamentos que temos pela frente para resolver! Nada disse é simples, e tudo requer dedicação, diálogo e tempo.

A vida mudou

Agora já não somos apenas um jovem casal cheios de disposição e que aguentam dormir tarde e acordar cedo. Até porque dormir já não tem sido algo que sabemos direito o que é já faz algum tempo.

Também entendemos que não é mais em qualquer ambiente que ficaremos bens e confortáveis. Precisamos entender que onde não cabe a nossa filha também não nos cabe. A família aumentou e essa é a nossa realidade.

Não podemos ter medo de ficar de fora de alguns ciclos, mas saber que alguns deles vão mudar, outros vão se adaptar, mas o essencial é a nossa família em primeiro lugar!

 

São muitas fases e desafios que passamos neste mundo da maternidade. Todas essas fases podem gerar muitas ansiedades e preocupações que tomam conta das nossas vidas.

Nossa filha tem dois anos, mas já estamos com a cabeça lá frente sobre várias questões de vida.

Tudo isso é justo, pois o que estamos querendo é o melhor para os nossos filhos. Mas a grande verdade também é que as coisas tem o seu tempo certo de acontecer, e não conseguimos adiantar muitas delas, bem como não podemos postergar importantes decisões que precisamos escolher.

E você, é uma pessoa ansiosa? Quais foram as suas maiores preocupações neste enorme universo da maternidade? Conte pra gente através de nossas redes sociais!