Prática de esporte e seus benefícios para a criança

Que a prática de esporte é importante para a saúde todos nós sabemos muito bem. Porém hoje vamos falar um pouco mais sobre quais os benefícios do esporte para a criança e o seu desenvolvimento.

Muitas crianças, inclusive os bebês, sempre ficam muito felizes e gostam muito de praticar esportes e brincadeiras que as façam movimentar bastante.

Entre os esportes mais comuns estão a natação para os pequenos, que é uma delícia de ver e de participar junto, e aquele futebol para os filhos maiores, que, além de ser um momento muito feliz para os nossos filhos, proporcionam muitos benefícios. Ainda existem muitos outros esportes bastante praticados entre a criançada, como o balé e andar de bicicleta.

Vamos conversar sobre esses benefícios de praticar esportes no post de hoje.

Alguns benefícios da prática de esporte

São inúmeros os benefícios que estão associados à prática de esporte. Dentre eles estão alguns ligados aos hábitos saudáveis que costumam acompanhar os praticantes, o convívio social, saúde mental e habilidade cognitivas.

1 – Convívio social

Grande parte dos esportes são praticados através da formação de uma equipe, ou o espaço onde se pratica é dividido com outras pessoas. Com isso as crianças interagem umas com as outras em busca da vitória do seu time. Após os treinos também é comum ter uma conversa sobre como foi o jogo e outras coisas.

Isso tudo faz com que nossos filhos desenvolvam essa habilidade do convívio social, sem contar que também aprendem a obedecer regras, respeitar os outros (colegas e professores) e a ter empatia com o próximo.

2 – Habilidades motoras e cognitivas

Durante a prática esportiva, os pequenos se movimentam de diversas maneiras, de acordo com o seu esporte. São chutes na bola, arremessos, correr, nadar. Isso tudo faz com que as habilidades motoras sejam desenvolvidas.

Quanto as habilidades cognitivas, elas são estimuladas ao as crianças precisarem fazer uma rápida tomada de decisão, como para quem passar a bola, ou que direção correr. Isto estimula o raciocínio e a memória.

3– Saúde mental

Você já ouviu falar sobre  o hormônio da felicidade? A serotonina é conhecida assim, e ela é liberada durante a prática de atividade física. Este hormônio, aliado da endorfina, proporciona equilíbrio emocional, alívio para as dores e redução da ansiedade.

4 – Autoestima

Outro benefício que os hormônios liberados durante a prática de exercício trazem é a ajuda no desenvolvimento da autoestima da criança.

Os pequenos estão começando a descobrir o que gostam, quais as suas preferências, onde tem mais habilidades, e cada vez ficarem melhores em seu esporte, a confiança aumenta, trazendo também felicidade e realização.

5 – Desempenho escolar

O foco é algo muito importante durante um treino, partida ou competição. Neste sentido, as crianças estão exercitando, além do seu corpo, sua concentração e seu foco.

Essas habilidades são essenciais também na escola. Ao saberem se concentrar mais nos momentos, o desempenho nos estudos e nas horas de prova tendem a serem melhores.

6 – Hábitos saudáveis

Exercícios físicos e alimentação saudável são parceiras que caminham de mãos dadas. Elas são grandes aliadas para a evolução do desempenho no esporte.

Uma hora de exercícios físicos é recomendado pela Organização Mundial da Saúde para crianças e jovens. Isso faz com que doenças como a obesidade infantil seja evitada.

7 – Desenvolvimento socioemocional

Por diversas vezes quem pratica algum exercício físico vai ter que lidar com algumas situações indesejadas, como se machucar, errar um movimento ou passe, perder a partida ou a competição.

A diferença de um praticante de exercício para uma pessoa que passa por situações indesejadas durante a vida comum, é que no esporte você já é estimulado a encarar os desafios e aceitar a derrota, tendo que superar sentimentos como a tristeza, vergonha, decepção.

Forma de incentivar a prática de esporte na criança

Os hábitos que a família já tem se tornam mais fáceis da criança também adquirir. Isso serve para hábitos alimentares, hábito de leitura, rotina do sono, e não seria diferente também para a prática de esportes.

Neste sentido, envolva a família na prática de esportes, que só fará bem a todos! Ao praticar algum esporte, convide seu filho para acompanhar, nem que seja apenas para ver.

Outras dicas para incentivar o filho a praticar algum esporte é:

  • Mostre a importância do esporte para a vida: Converse muito com seu filho para que ele entenda a necessidade de fazer exercícios.
  • Deixe que a criança escolha o que ela quer praticar: Apresente vários esportes para a criança, e deixe que ela se decida de acordo com o que ela mais gostou, ou que ela demonstra ter mais habilidade desde o começo. Isso trará motivação para o pequeno!
  • Faça brincadeiras ao ar livre: Leve seu filho a um parque ou algum outro lugar ao ar livre e incentive que ele brinque bastante. Deixe que corra, pula, role, se divirta. Assim ele verá que é divertido estar em movimento. Chame os amigos dele para ir junto.
  • Vá caminhando para a creche ou escola: Se for possível devido a distância e tempo, vá caminhando ou de bicicleta com seu filho para a escolinha dele. Este movimento já fará com que ele chegue ligado para a aula e dará gosto em um pequeno exercício.

Incentivando a prática de esportes através da leitura

O livro é uma ótima forma de incentivar as crianças a tomarem gosto por alguma coisa.

Todos costumam ter um personagem preferido, e usá-lo para inspirar a criança a praticar exercícios, estudar mais, ou se alimentar melhor é uma ótima estratégia.

Use a sua criatividade é invente uma história bem legal que inspire a criança a partir deste personagem preferido. Além de ajudar a tomar gosto pela prática do exercício, este momento é uma grande oportunidade de se ter um tempo de qualidade entre a criança e a pessoa que está lendo para ela.

Prática de esporte x Jogos virtuais

As crianças de hoje em dia são nativas digitais. Isso quer dizer que elas são nascidas em uma época onde é difícil delas se imaginarem sem a presença do digital. Eles são diferentes de nós que nascemos em um tempo que não se tinha computadores e internet, ou que crescemos vendo o desenvolvimento da tecnologia.

Como quase tudo na vida, os jogos virtuais tem seus benefícios e malefícios. É preciso estar atentos para todos eles pois o futuro sem a presença e evolução tecnológica não é uma opção.

Alguns dos benefícios são:

  • Auxílio desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Oportunidades profissionais (muitos empregos da atual geração ainda nem foram criados);
  • Capacidade de tolerar frustrações (assim como na prática de esportes);
  • Melhora coordenação motora.

Alguns dos malefícios são

  • Sedentarismo e obesidade;
  • Falta do convívio social devido o isolamento;
  • Postura errada para jogar;
  • Problema de audição.

As crianças nascidas nesse tempo são amantes da tecnologia. Ficar de fora desse mundo não é uma possibilidade para elas. Porém a prática de exercícios é algo que não pode ser deixado de fora da agenda das crianças.

Aqui trouxemos alguns benefícios da prática de esportes para a criançada, porém existem muitos outros.

Procure por histórias que inspirem seu filho a praticar algum esporte. Por exemplo, na última olimpíada, no Japão, foi a estreia da modalidade do skate. A campeã e a vice campeã, que é brasileira, possuem apenas 13 anos! Veja que exemplo!

 

E por aí, como tem sido a rotina? Tem tido espaço e tempo para a prática de algum exercício? Qual é o preferido por ai? O que mudou na vida do seu filho depois que ele começou a praticar esse esporte? Conte para nós através das redes sociais!