Pele do bebê e os cosméticos que podem ser usados

Quando o assunto é cosméticos, costumamos ser muito influenciadas, tendo pessoas como inspiração. Muitas vezes acabamos sendo essa inspiração para os nossos filhos, que nos veem utilizando vários produtos. Mas nem todo cosmético é indicado para a pele do bebê, e precisamos saber qual é o limite para o uso de cosméticos na infância e quais produtos nossos filhos podem usar.

Os cosméticos são produtos que usamos para aplicar em nossa pele com finalidade de limpar, hidratar, proteger de mosquitos ou proteger do sol e até os produtos de higiene pessoal são considerados cosméticos.
Neste post vamos conversar sobre os cosméticos para a pele do bebê: qual deles é indicado, a idade mínima para o uso de cada produto e a forma correta de uso

As crianças podem usar cosméticos na infância

Os produtos que são destinados para crianças podem sim serem usados na infância. É importante falar que são os produtos destinados para as crianças, o que significa que passaram por testes de segurança que avaliaram se causam alergia ou irritação na pele, por exemplo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) fiscaliza os cosméticos que podem ser usados na pele do bebê. Por isso é importante sempre conferir se o produto que você vai usar na criança é liberado pela ANVISA.

A pele do bebê é mais sensível do que a pele dos adultos, por isso esses cuidados são tão necessários. Todavia, isso não é garante que nenhuma reação irá acontecer, mas minimiza as chances.

Cosméticos necessários na infância

Maquiagens e esmaltes não são cosméticos necessários para as crianças, bem como levam à uma adultização delas.

Quando falamos de cosméticos na infância estamos falando de produtos como hidratantes, protetores solares, repelentes e cremes para prevenir assaduras.

É importante que as crianças vivam sua infância de cara limpa, alegre, se divertindo com seus amigos e família.

 

Pomada para evitar assaduras na pele do bebê

Como falamos, a pele do bebê é mais sensível que a dos adultos. A pomada para evitar assaduras serve justamente para proteger a pele do bebê. Existe a diferença entre a pomada para evitar assaduras e a pomada para assaduras, sendo que a pomada para evitar assaduras deve ser usada quando o bebê não apresenta assaduras, prevenindo assim seu aparecimento.

Ela atua formando uma camada protetora contra o atrito e substâncias irritantes que podem causar as inflamações.

A pomada precisa ser usada diariamente, replicado a cada troca de fraldas. Ele é usada tanto na virilha quanto em outras partes do corpo.

Outras dicas para evitar assaduras

  • Além das pomadas para evitar assaduras, é importante que a troca da fralda seja feita no momento correto, bem como a limpeza seja feita da forma correta. Quando o bebê fizer cocô, troque imediatamente. Para limpar, lave o bumbum do bebê com água morna, ou limpe suavemente a área. Atente-se também para a direção da limpeza, em especial no casa das meninas, sendo ela feita sempre de frente para trás.
  • É importante que a pele do bebê possa ficar livre para respirar. Desse modo, sempre que possível deixe o bebê sem fralda.
  • O uso excessivo de sabonete pode tirar a proteção natural da pele do bebê. Dessa forma, se o bebê tomar mais de um banho por dia, opte por usar sabonete em apenas um deles.

Hidratantes para a pele do bebê

Você sabia que desde os primeiros anos de vida é importante o uso de hidratantes? Hidratar a pele do bebê é necessário e traz muitos benefícios.

A pele deles é mais fina e eles perdem água cerca de três vezes mais rápido que um adulto. A hidratação da pele desde a fase de recém nascido garante a pele hidratada e protegida ao longo do crescimento.

Sabonetes e água quente são uns dos fatores que causam o ressecamento da pele, tornando necessário o uso do hidratante. Porém não é qualquer tipo de hidratante que pode ser usado. Deve ser procurado o hidratante específico para a idade, sendo que não existe uma idade mínima para começar a usar.

O ideal é que o hidratante seja usado após o banho, pois até cinco minutos depois do banho a camada externa da pele fica mais umedecida, ajudando a selar o hidratante e permitindo que os ativos do produto penetrem com mais facilidade a pele do bebê.

 

Protetor solar para a pele do bebê

Diferente do uso de hidratante, o protetor solar não pode ser usado desde os primeiros dias de vida. O uso do protetor solar só deve ser feito em bebês com mais de seis meses de idade.

Como não se pode usar protetor solar na pele do bebê menor de seis meses, é recomendado que eles tomem sol nos horários entre 7 e 10h da manhã, ou após às 16h. O tempo de exposição ao sol também não é longo, sendo de 5 a 10 minutos no corpo todo, ou até 30 minutos somente nas pernas e braços.

A recomendação para o uso de protetor solar na pele do bebê é a mais para o uso dos demais cosméticos: verifique a idade recomenda do produto.

O ideal é que utilize o produto cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, em toda a superfície do corpo.

Tome cuidado com os dias nublados pois neles também há riscos de queimaduras.

 

Repelente para bebês

Bem como no uso de protetores solar, o repelente também não deve ser usado em crianças menores de seis meses. Enquanto o bebê for menor de seis meses, procure manter a proteção contra picada de mosquitos e outros insetos com uso de telas nas janelas, mosqueteiro no berço, portas bem vedadas, e roupas adequadas, com mangas e calças compridas.

Aos bebês com idade entre seis meses e dois anos, o uso do repelente na pele do bebê só deve ser feito em casos especiais, recomendados pelo pediatra e seguindo as instruções do fabricante.

Somente após os dois anos de idade que a criança pode usar repelente à base do composto químico chamado DEET, todavia a concentração deste não pode ultrapassar 9%, até que a criança complete 12 anos.

Algumas recomendações são que não se use em áreas da pele que apresente irritação, nem próximo aos olhos e boca. Mantenha sempre o produto fora do alcance das crianças. Para aplicar, primeiro passe o produto em suas mãos, depois espelhe na pele do bebê.

 

Perfumes para a pele do bebê

Quem não gosta de sentir aquele cheirinho de bebê, ou de receber um elogio por ter seu bebê muito cheiroso? Mas será que perfumes podem ser usados por bebês?

Sim, bebês podem usar perfumes, mas não desde os primeiros dias de vida. Para que o uso seja mais seguro, o ideal é que espere até os seis meses de vida para passar o perfume na pele do bebê. Todavia, se o bebê for menor de seis meses, você pode usar colônia na roupinha ao invés de passar direto na pele do bebê. Procure por uma colônia que seja sem álcool, sem corantes e com um ph neutro.

Fique atento aos cheiros fortes, inclusive o seu e de todos que forem visitar o bebê, pois os fortes cheiros podem desencadear processos alérgicos e sofrer com dermatites, urticárias, lesões e coceiras em geral.

Talcos

O uso de talcos não é indicado para bebês!

Por ser formado por partículas minúsculas, o talco pode facilmente ser inalado e aspirado pela criança, podendo ficar preso nas vias respiratórias e nos pulmões, o que causaria dificuldades para respirar.

Semelhantemente, o uso de talco não é indicado para prevenir assaduras ou brotoejas na pele do bebê, pois não há nenhuma comprovação de benefícios.

 

 

 

Todas nós queremos ver nossos filhos lindos, cheirosos, crescendo felizes, saudáveis e alegres. Mas para isso é necessário respeitar o tempo certo para todas as coisas e seguir as recomendações dos especialistas e dos pediatras. Todo cuidado que temos com nossos filhos na verdade é um investimento, pois eles são o nosso tesouro!

E por ai, como tem sido o cuidado com a pele do bebê? Quais cosméticos você usa? Percebe em seu filho uma vaidade e vontade de se maquiar e pintar a unha? Conte para a gente nos comentários!