Organização da amamentação: por onde começar?

Algo que muitas mamães esquecem, é a organização da amamentação do bebê, que por sinal é muito importante para o seu bem-estar e até mesmo pode ajudar no desenvolvimento do seu neném de diversas maneiras.

Neste artigo, explicaremos qual a importância de realizar a organização da amamentação e como você poderá começar esse processo e já conferir os resultados dessa mudança de hábitos com o bebê, afinal, fará com que o momento de amamentar se torne mais especial.

Qual a importância da amamentação do bebê?

Muitas mães têm muita dificuldade em definir alguns detalhes do momento de amamentação, como o local em que esse momento ocorre, quantas vezes por dia ela amamenta o bebê ou se ela se lembra de fazer a troca de peito.

Esses detalhes poderão ajudar muito a tornar esse momento menos dolorido, ao mesmo tempo que você conseguirá dar todos os nutrientes que o bebê precisa na quantidade correta durante o dia.

A amamentação é uma atividade muito importante para a vida do neném, já que é quando ele receberá todos os nutrientes necessários para se manter forte e saudável durante a sua fase de crescimento e desenvolvimento, até que possa partir para outros tipo de leite e alimentos.

Além disso, o aleitamento materno pode diminuir em 13% a mortalidade infantil até os 5 anos de vida do pequeno, alem de evitar problemas como diarreia, infecções respiratórias, além de evitar com que a criança desenvolva doenças mais graves como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

O ideal é que o neném consuma  somente o leite materno pelo menos até os 6 meses de idade, e só depois desse período que sejam implementados outros tipos de alimentação, como o leite em pó e papinhas, mas de maneira intercalada com o peito até os dois anos de idade do bebê.

A amamentação também oferece benefícios para a mamãe, já que a produção de leite pode causar desconforto, empedrar ou provocar vazamentos nos seios, o que acaba sujando roupas e causando incômodo.

Como fazer a organização da amamentação?

O primeiro passo para organizar a amamentação é escolher um lugar confortável e silencioso para que o bebê possa amamentar, afinal, esse é um momento especial que ambos precisam curtir.

Algumas mães compram poltronas especiais para a amamentar, enquanto outras escolhem um lugar mais confortável a casa, como o quarto ou o sofá da sala. Também sabemos que quando a fome aparece no bebê, essa dica precisa ser colocada de lado, já que ele também precisa comer quando está fora de casa.

Na hora de amamentar, é preciso ficar atenta com a troca de peito entre cada mamada, para não deixar com que o bebê mame apenas em um seio, fazendo com que ele fique maior do que o outro, além disso, essa atitude pode diminuir a produção de leite.

Para saber se o bebê terminou um lado do seio, perceba se ele não está mais engolindo o leite, mesmo com as compressões da mama. Então, espere alguns minutos para verificar se ele está sugando e engolindo o leite, e caso não esteja, faça uma sucção nutritiva e troque de seio.

O recomendado é que o bebê mame sempre que ele tenha vontade, para que ele se mantenha sempre nutrido e saudável. Por mais que fosse melhor para a mamãe ter um horário fixo para alimentar o seu bebê, é importante que ele tenha “livre demanda” de leite.

Além disso, tentar amamentar o neném quando ele estiver dormindo (a menos que seja necessário) ou quando ele não estiver com fome poderá trazer alguns problemas, como fazer com que ele engasgue ou rejeite o leite, o que causará estresse para ambos.

Quais as principais dicas para a hora da amamentação?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o processo de amamentação, confira algumas dicas valiosas de como tornar esse momento mais saudável e especial na vida da mamãe e do seu bebê.

Tire suas dúvidas com profissionais

Aproveite o momento em que está na maternidade com vários profissionais especializados na saúde de bebês e recém-nascidos para tirar todas as suas dúvidas sobre amamentação e outros aspectos da criação do neném.

Mesmo que você já tenha estudado bastante sobre o tema, é importante se certificar de que está tomando as as atitudes corretas, e assim, garantir que o seu pequeno cresça de maneira saudável e correta.

Eles também poderão orientar sobre a melhor forma de amamentação, além de darem algumas dicas com relação a esse momento, tendo em vista as próprias características do bebê e da mamãe percebidas durante o período de parto.

Caso surjam dúvidas e incertezas mesmo após estiverem em casa, é possível entrar em contato com o médico que esteja analisando o bebê de perto, e assim, garantir que ele consiga amamentar corretamente, além de auxiliar caso a mamãe perceba algo errado com o seu filho.

Se prepare para as mamadas à noite

É comum que os bebês tenham horários bastante alternativos para ficarem com fome, como durante a madrugada. Não é bom deixá-lo com fome, por isso, é preciso se preparar para passar algumas noites e claro cuidando do neném.

O bebê não pode ficar mais de quatro horas sem se alimentar, mesmo durante a madrugada. Então, esteja preparada para acordar o neném quando necessário e fazer a amamentação no período correto.

Para que você não fique exausta e consiga dormir, procure tirar rápidas sonecas enquanto o bebê dorme, ou peça para que alguém auxiliem em outras atividades diárias ou até mesmo cuide do neném enquanto você estiver descansando.

Lembre-se que a sua saúde tem impacto direto na saúde do seu filho, e por isso, também deve dedicar um tempo para cuidar de você durante essa fase, e uma das preocupações deve ser com uma boa qualidade de sono.

Não tenha vergonha de amamentar em público

Como dito no tópico anterior, o bebê não deve ficar mais que quatro horas sem se alimentar, por isso, você precisará alimentá-lo fora de casa. Não tenha medo ou vergonha de amamentar em público, afinal, esse é um momento importante para saúde do seu filho, além de ser uma atividade natural.

Além disso, é proibido que estabelecimentos proíbam uma mãe de amamentarem seus filhos em suas dependências, com o pagamento de multa de dois salários mínimo ou mais caso essa lei seja descumprida. Alguns locais até oferecem um local próprio para amamentação.

Entretanto, ainda ficará a cargo da mulher decidir se ela quer amamentar essa criança nesses locais ou não, tendo a liberdade de escolher o que é melhor e mais conveniente para ela e seu bebê.

De qualquer maneira, sempre saia preparada para prover todos os cuidados necessários para o seu filho enquanto estiverem fora de casa, como mamadeiras, fraldas, panos e outros itens que podem ser úteis.

Tenha uma alimentação saudável

Quanto mais saudável e nutritiva a amamentação da mãe for, melhor será o leite que ela produzirá. Por isso, capriche nas frutas e verduras, além de se hidratar sempre, principalmente durante os momentos de amamentação.

Você poderá preparar sucos, água ou até mesmo sopa para serem tomados enquanto amamenta o bebê, assim, você conseguirá repor a sua hidratação e ainda garantir a produção de um leite de qualidade.

Existem alguns alimentos que estimulam a produção de leite, como salmão, ovos, arroz integral, Iorgurte, dentre outros alimentos. Além isso, outro fator que faz o leite materno ser de maior qualidade é a maneira com a qual o bebê está sugando o alimento.

Verifique se o seu bebê, na hora da amamentação, está fazendo o processo de “sugar, pausar e engolir”, o que significa que ele está se alimentando corretamente. Caso perceba que ele não está conseguindo mamar direito, peça ajuda ao seu médico para verificar se algo está errado com o seu neném.

Tenha paciência

Pode não ser fácil, principalmente para as mamães de primeira viagem, conseguir fazer uma amamentação perfeita, já que ela está descobrindo como é o seu filho e também aprendendo sobre essa nova etapa da vida, que é a de ser mãe.

Então, sempre procure pesquisar e estudar mais sobre o tema amamentação e converse com outras mães, pedindo dicas de como realizar esse momento da melhor maneira possível, além de levar em conta as suas novas experiências.

Além disso, procure sempre contar com o seu médico caso perceba que algo com o seu corpo ou com o bebê para que os pais sejam orientados a tomarem as medidas necessárias para resolver o problema e garantir o desenvolvimento do bebê e que ele possa mamar com tranquilidade e com todos os nutrientes necessários.

Assim, entendendo qual a importância, como se dá a organização da amamentação no dia a dia e conhecendo algumas dicas de como tornar esse momento mais saudável e especial para todos, a mamãe conseguirá se manter bem durante esse período e o neném amamentará da maneira correta.

Ainda está esperando o seu pequeno nascer para colocar todas essas dicas em prática? Então já comece a pensar no chá de bebê e crie a sua lista de presentes. Entre em nosso site e conheça a nossa plataforma.