Música na gravidez

Muitas mamães já pensam desde o início da gravidez em quais músicas que vão ouvir durante o parto. Você já montou a sua playlist do parto? Algumas delas ouvem as músicas na gravidez  inteira, e é muito legal ter esse momento. Você concretiza no momento do parto tudo que você ouviu e sonhou durante toda a gravidez.

Quando chega o momento do parto, vem à mente os pensamentos que se teve ouvindo tal música na gravidez. Ainda que o momento possa estar sendo difícil, de muita dor com as contrações, é uma delícia saber que o grande dia chegou, e a música tem o poder de tornar este momento incrível apesar de qualquer coisa, aliviando a tensão com alguma memória afetiva.

Mas antes da gente conversar sobre quais as músicas mais tocadas nesse momento e dar dicas de quais você poderá ouvir, vamos falar dos benefícios que a música traz para a mamãe, para o bebê, para o parto e todo restante.

Benefícios da música na gravidez

A música traz paz, calma, prazer, além de relaxamento. É tão gostoso ouvir a nossa música favorita, ela nos traz tantas sensações boas e movem o nosso corpo e mente.

Ouvir música ajuda no desenvolvimento do sistema auditivo do nosso bebê a partir do quinto mês de gestação.

Vamos listar alguns benefícios trazidos pela música:

Aumento da atividade cerebral do bebê

Alguns estudos mostram que a música na gravidez desenvolve o cognitivo e o emocional do bebê. Escutar música ajuda os bebês a identificarem padrões de sons e também ajuda no desenvolvimento da fala futuramente.

O contato com a música ainda na barriga cria repertório, onde a criança conseguirá se comunicar de forma mais fácil, além de ter um pleno desenvolvimento intelectual.

Fortalecimento do vínculo com os pais

As crianças normalmente associam as músicas a boas lembranças, as canções cantadas e escutadas, principalmente com os pais. Estas ganham significado especial e estreitam o vínculo na relação pais e filhos.

O momento de ouvir música, como falamos, é um momento de muito amor e carinho. Esse momento, ou até mesmo a melodia ouvida, colabora para que o bebê assimile a voz da mãe ou do pai, desde antes do nascimento, ou seja, na barriga da mãe o bebê reconhece a voz do papai e da mamãe. Por isso, cante e converse sempre com o seu filho na barriga pois, quando ele nascer, ele reconhecerá a sua voz. É incrível!

Conforto e bem-estar para a mãe na gravidez

Na gravidez as mamães possuem diversos sintomas como ansiedade, estresse, angústia, insônia e também a hipersensibilidade. Para diminuir os fortes sintomas dessa fase, use a música, pois ela consegue atingir a mulher de forma que ela fica mais tranquila e relaxada.

A música quando cantada ou até mesmo dançada, estimula os hormônios que estão relacionados ao bem-estar e por isso, a nova mãe consegue relaxar e fica com a sensação de alegria e com toda essa autoestima elevada, a gestante se sente ainda mais bonita.

Música reduz o estresse e ansiedade

O estresse prejudica o organismo de qualquer pessoa. Na mulher grávida ele causa diversas alterações que podem afetar o bebê, por isso o estresse deve ser controlado.

Neste caso, ouvir músicas é uma maneira natural e eficaz de reduzir o estresse, bem como a ansiedade. Use do benefício de ouvir música na gravidez para o seu bem e pelo bem do bebê.

O sono é melhorado com a música na gravidez

No início da gestação e até o final dela o nosso sono muda. Quanto mais a barriga cresce, menos a gente consegue relaxar e dormir de verdade uma noite completa, além de insônia que praticamente todas as gestantes sofrem ao longo da gravidez. Por isso, escutar uma boa música relaxante pode ajudar na qualidade do seu sono, além de ajudar a pegar no sono mais rápido.

Melhorias no humor

Bom humor e grávida nem sempre tem uma boa relação. Por conta dos hormônios desta fase o humor sofre alterações e oscilações. A música na gravidez pode influenciar o cérebro e modificar as estruturas emocionais.

As músicas que nos trazem boas lembranças ou são alegres, tendem a melhorar o nosso humor. Ela estimula a parte sensorial, bastando a gente ouvir músicas que trazem boas lembranças ou sensações boas para que o nosso humor seja melhorado.

A música acalma o bebê após o nascimento

As músicas escutadas durante a gravidez se tornam uma ferramenta importante após o nascimento do bebê, pois após reconhecer o som que ouvia no útero, o bebê se acalma, até as cólicas podem ser diminuídas por uma música. O bebê também dorme melhor, além de se acalmar e parar de chorar.

Essa sensação de tranquilidade e conforto causados pela música são muito importantes na vida do bebê.

Memória afetiva estimulada 

 As músicas, como falamos, criam memórias afetivas e, após o nascimento, o hábito de ouvir músicas com o seu bebê auxiliam na concentração e também nas memórias afetivas do seu filho.

A música cria laços permanentes e excelentes lembranças!

A amamentação e a música 

A dica é que a mesma trilha sonora que você escolheu durante a gravidez seja usada na amamentação. As canções fazem parte da rotina e ajudam a relaxar para esse momento especial.  A música distancia qualquer pensamento ruim que a mãe esteja vivendo, assim ela se concentra na amamentação e nos cuidados com o seu filho.

Música no parto 

O momento do parto é um momento de muita tensão, medo e insegurança para algumas mulheres, mesmo para aquelas que já passaram por ele e sabem como é. pois cada parto é único. bem como cada um tem suas particularidades. Mas uma coisa em comum em todos os casos é o benefício que a música pode trazer nesse momento.

Durante o post falamos sobre diversos benefícios da música e os principais são que a música, além de relaxar, ela conforta, tranquiliza e traz paz. Por isso, no momento do parto, procure levar a sua playlist com músicas que você gosta de ouvir, seja lá qual for o seu estilo musical.

Quais tipos de música ouvir na gravidez

Muitas mulheres já ouviram falar sobre os benefícios das músicas na gravidez , mas também existem as dúvidas de qual estilo de música ouvir e quais são mais vantajosas para o desenvolvimento do bebê.

O tipo de música que você poderá ouvir é simplesmente aquele(s) que te faz feliz, que te traz bons sentimentos, que relaxa e traz paz. Todo mundo tem aquela música preferida. Ouça a sua música nos momentos em que precisa relaxar.

A música nesse período funciona como uma terapia e é de extrema importância, assim como a prática de exercício físico e alimentação equilibrada.

Som na caixa e relaxe

Com tantos benefícios trazidos pela música na gravidez, o próximo passo é escutar músicas todos os dias e em todos os momentos. Quando o seu bebê nascer ele saberá e ficará calmo com as canções que ele acostumou ouvir você cantar na gravidez.

Escolha uma música para ser a de vocês e use essa música para amamentar, dar banho, para ninar. Com certeza que esses laços afetivos ficarão para o resto da vida dele e sempre que ele ouvir essas canções se lembrará dos momentos com você.

Memórias afetivas são construídas ainda na barriga. Dentro do útero é uma barulheira daquelas, mas o seu bebê vai ouvir a música juntinho com você e vai gostar de ouvir você cantando para ele. Os papais também podem cantar, e sim, eles vão lembrar da voz do papai também fora da barriga.