Mitos relacionados a gravidez

A maioria das pessoas que já engravidaram, ou até mesmo as que ainda não engravidaram, costuma achar que sabem tudo sobre a gravidez. São muitos palpites, dicas surgem de todos os lugares, mas nem sempre as pessoas sabem se é verdade ou não. No post de hoje vamos falar algumas curiosidades, o que é verdade e os mitos da gravidez.

É fácil encontrar qualquer tipo de informação para quem engravida ou está pensando em ter bebê nas internet, nos livros, nas redes sociais, na TV e em diversos outros lugares.

Nem todas as informações que encontramos e que achamos são verdadeiras e condizem com a realidade de estar grávida. Vamos falar sobre elas?

Mitos da gravidez

Grávida tem que comer por dois

Esse é um dos principais mitos da gravidez que ouvimos no período gestacional. São muitas brincadeiras que se faz sobre comer por dois, mas não pense desta forma. O ideal é que a gestante ganhe 1kg por mês, então se você comer por dois com certeza terá mais quilos do que o recomendado. Não é que você precisa segurar a vontade de comer ou comer pensando na quantidade de quilos que precisa engordar, mas não há necessidade de exageros por estar grávida. Coma porções pequenas e em intervalos curtos, assim você se mantém saciada e sem exageros.

Proibição do sexo na gravidez

Não pense isso jamais! As gestantes podem e devem manter as relações sexuais com o seu parceiro sim, inclusive a libido aumenta muito na gravidez por causa dos hormônios. Isso acontece principalmente do segundo trimestre em diante. E não se preocupe com o bebê, ele não sente absolutamente nada. A única atenção que o casal precisa ter é se houver algum tipo de sangramento. O sexo só fica proibido em casos específicos como ameaça de aborto espontâneo, placenta prévia, infecções graves, rompimento do saco gestacional ou em casos específicos de sangramento, hipertensão e parto prematuro. Todos esses casos você saberá pelo seu médico.

Formato da barriga diz sobre o sexo do bebê

Barriga pontuda é menino! Barriga arredondada é menina! Esse também é um dos mitos da gravidez mais contados, principalmente pelos mais antigos, e também na hora das brincadeiras do chá revelação. O formato da barriga se dá pela anatomia e genética da gestante e não pelo sexo do bebê.

Cerveja preta ajuda na produção de leite

Não! Isso é mito! O consumo de álcool não é recomendado na gravidez de forma alguma, pois ele pode causar má-formação no bebê. Existem mitos que dizem que uma taça de vinho também faz bem, não caia nessa. É mais um dos mitos da gravidez!

Grávida não pode se depilar

Fizemos um post sobre estética na gravidez em que falamos justamente sobre isso.

A depilação é permitida na gravidez, mas se atente as formas de depilação que você está acostumada a fazer. A depilação com cera é a mais recomendada pelos médicos além do que a temperatura da cera faz com que os poros fiquem mais dilatados e facilita a retirada dos pelos. O que é verdade é que é indicado fazer a depilação somente após as 12ª semana de gestação.

Já a retirada dos pelos com lâmina também não tem contraindicação, se você já possui o costume. A única ressalva é de que você vai precisar de ajuda quando a barriga estiver maior pois com ela grande é difícil a  visualização e você fica limitada para se abaixar também.

Os cremes depilatórios não podem ser usados na gravidez pois possuem uma formulação química forte para as gestantes.

Gestante não pode praticar exercícios físicos

Esse mito da gravidez pode ser dividido em dois, pois podemos praticar sim exercícios físicos porém com algumas restrições.

É importante que as gestantes pratiquem exercícios como caminhadas ou alongamentos, por exemplo, pois ajudam a diminuir o estresse, combate a ansiedade e ajuda a aumentar a autoestima. Pilates é um estilo de exercício muito recomendado na gravidez!

O bebê pode ser prejudicado por exercícios de auto impacto e musculações pesadas, por isso eles não são recomendados na gravidez. A prática de exercícios também não deve ser feita quando há restrições médicas e riscos de aborto, em que a gestante necessite ficar de repouso.

 

Quando o bebê é cabeludo a mãe sente azia

O que define se o bebê vai nascer careca ou cabeludo é a genética. A azia acontece porque o útero faz pressão no estômago, que causa um refluxo do ácido estomacal. Essa azia também pode acontecer pelas taxas altas de progesterona. Não pense que seu filho nascerá cabeludo porque você está com aquela azia incomodando.

Grávida não pode andar de avião

Se a gravidez é saudável e sem riscos, não há problemas andar de avião. Não há evidências em que a mudança de pressão ou na umidade do ar façam mal a gravidez. As mulheres gravidas podem sentir desconfortos em viagens de avião por conta de náuseas e esses desconfortos.

A “proibição” da viagem de avião pode acontecer no final da gestação por conta do risco de parto e é claro que ninguém pretende ter o seu bebê em um avião, não é mesmo? Por isso é bom evitar viagens de avião, principalmente após as 37ª semana de gravidez.

O sexo induz trabalho de parto

O sêmen tem substâncias que ajudam na dilatação do colo do útero porém falar que o sexo induz o parto ainda é considerado um mito da gravidez, afinal não há estudos e evidências que comprovem essa teoria.

Grávida não pode tomar café

O café é proibido por alguns médicos devido a cafeína ter relação com o aborto, entretanto ele não é uma bebida proibida. O consumo precisa ser controlado, precisa ser tomado em poucas doses. Alguns estudos sugerem a ingestão de 150 mg por dia. Desta forma, todas as bebidas que contém cafeína precisam ser controladas e tomadas com precaução.

grávida tomando café

Pintar o cabelo não pode na gestação

Em partes essa afirmação está correta, porém as gestantes podem sim pintar o cabelo. O ideal é que ela opte para fazer esse tratamento após o primeiro trimestre de gestação e que essa tinta seja a base de tonalizante, que é menos agressivo a saúde.

Proibição de antibióticos para grávidas

Como  o bebê se conecta com a mãe por meio da placenta, e é através desse órgão que ele recebe seus nutrientes, o bebê acaba recebendo um pouco do que mãe ingere. Muitos remédios antibióticos são considerados perigosos para o feto, já outros sem riscos. Nós mamães podemos tomar sim antibióticos, porém com prescrição médica e para casos em que não existe outro medicamento para tratar a doença.

A gestação e seus mitos

Cada mulher tem o seu gestar diferente das outras. Cada gestação é única, gestar é sempre diferente. Muitos são os mitos criados em torno desse processo. Existem diversos assuntos relacionados e criados em torno da gestação, muitas especulações sem valor científico ou estudos.

Neste caso, aconselhamos sempre em nossos posts aqui do blog que você se informe sempre com o seu obstetra sobre os riscos e benefícios de certos palpites. Tome sempre cuidado com as informações que você obtém, seja elas em redes sociais, palpites de familiares ou em outros lugares. Em caso de dúvidas não hesite em perguntar para o seu médico.

Conte para a gente qual mito você passa ou passou na gravidez! Algum desses foi novidade para você? Conte para a gente!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e fique sempre atenta as notícias aqui do blog.