Lista de documentários, livros e séries para grávidas

A gestação realmente é um sonho e transforma a vida de qualquer mulher. São diversas mudanças que a grávida passa e, para estar por dentro desse novo universo, nada melhor do que se inspirar e se aprofundar no assunto. Por meio de documentários, séries e livros, é possível encontrar conteúdo sobre os encantos e a realidade da gestação.

É preciso tomar muito cuidado, pois existem diversas notícias falsas veiculando nas redes sociais e na mídia em geral. Com a grande movimentação de fake news, fica difícil saber o que é verdade ou não. Antes de mais nada, se surgir alguma dúvida, ela deve ser esclarecida com um médico obstetra. Não existe pessoa melhor do que ele para explicar tudo o que você precisa saber. 

Tirar um tempinho para ver um filme ou ler um livro pode ser muito prazeroso e relaxante. Separamos aqui uma lista para você se aventurar nesse mundo de descobertas que é a gestação, principalmente quem é mãe de primeira viagem. Esse é um mundo inteiramente novo a ser descoberto. Boa leitura!

Ligeiramente grávidos (filme)

Esse filme se trata de uma comédia e conta a história de um casal jovem que teve uma gravidez surpresa e como eles lidam com tudo isso.

Sinopse: Alison Scott (Katherine Heigl) é uma jovem bonita e ambiciosa, que está para estrear como repórter em uma importante emissora de TV. Ben Stone (Seth Rogen) e seus 4 amigos dividem o aluguel de uma casa bagunçada, sendo que todos insistem em se manter na adolescência mesmo já tendo 20 e poucos anos. Alison e Ben se conhecem numa boate e, completamente bêbados, passam a noite juntos. A ligação entre eles terminaria aí, mas algumas semanas depois Alison liga para Ben para informá-lo que está esperando um filho dele. A notícia faz com que Ben passe a questionar sua própria vida, além de aproximar duas pessoas que preferiam jamais ter se conhecido.

 O que esperar quando você está esperando (filme)

O filme conta a história de cinco casais prestes a terem filhos. Holly (Jennifer Lopez) é uma fotógrafa casada com Alex (Rodrigo Santoro) e quer muito adotar uma criança. Ele concorda com a ideia, mas a proximidade de receber o bebê faz com que tenha dúvidas se está preparado para a tarefa de ser pai. Wendy (Elizabeth Banks) sempre sonhou com o brilho da gestação e, após dois anos de tentativas, enfim está grávida. Entretanto, ela e o marido Gary (Ben Falcone) precisam lidar com a rivalidade do pai dele, Ramsey (Dennis Quaid), que está esperando gêmeos com a jovem Skyler (Brooklyn Decker). Jules (Cameron Diaz) apresenta um reality show onde os participantes precisam emagrecer e acaba de ganhar a Dança das Celebridades ao lado do parceiro Evan (Matthew Morrison). Eles mantêm um caso há poucos meses e, sem esperar, ela engravida. Há ainda Rosie (Anna Kendrick), uma jovem vendedora de sanduíches que tem relações sexuais com Marco (Chace Crawford), que trabalha como vendedor em outro trailer. Ela engravida, o que faz com que os dois se aproximem cada vez mais. As descobertas e dificuldades nesta nova fase da vida são apresentadas com muito humor 

Juno (filme)

Esse filme trata de uma gravidez na adolescência. Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de ideia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho. 

Jane the virgin (série)

Quando Jane (Gina Rodriguez) era mais nova, a avó dela a convenceu de duas coisas: telenovelas são a melhor forma de entretenimento, e mulheres devem proteger a virgindade a qualquer custo. Agora, aos 23 anos, a vida de Jane tornou-se tão dramática e complicada quanto as telenovelas que ela sempre amou, após uma série de surpreendentes eventos que fizeram com que ela fizesse, acidentalmente, uma inseminação artificial. Tudo isso resultou em uma gravidez inesperada. Uma própria comédia.

Call the midwife (série)

Inspirada nas memórias da enfermeira Jennifer Worth, a série ambientada na Londres da década de 1950 conta histórias das freiras e das parteiras em um bairro popular de Londres.

O renascimento do parto (documentário)

A realidade médica e obstétrica mundial encontra-se em grave condição não por aspectos de infra-estrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. De fato, o número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas é alto demais para o nível recomendado. Alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem.

O começo da vida (documentário) 

Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível.

Bebês em Foco (documentário)

A série documental acompanha o dia a dia de 15 bebês para tentar entender como funciona o desenvolvimento humano desde o nascimento até o primeiro ano de vida. Reunido em torno dessa questão, um grupo de cientistas investiga as descobertas e transformações que marcam a primeira infância, como o vínculo inicial com os pais, a introdução alimentar, as primeiras palavras e os primeiros passos. A produção traz ainda relatos íntimos de cada família, buscando assim obter mais detalhes sobre o comportamento e a evolução dos recém-nascidos.

A vida secreta dos bebês (documentário)

A série é imperdível para mamães e futuras mamães que querem entender um pouco mais sobre o desenvolvimento do seu pequeno. O documentário mostra que os dois primeiros anos de vida da criança são os mais críticos, em que os pequenos crescem mais, aprendem mais, se movimentam mais e até brigam mais que em qualquer outro período da vida. Além disso, os bebês também possuem uma força incrível e são geneticamente programados para enfrentar situações adversas que causaram sequelas em qualquer adulto. Todas essas descobertas só foram possíveis porque cientistas têm se dedicado diariamente a estudar crianças em seus primeiros anos de vida, com o intuito de descobrir muitas questões que permeiam os pequenos e são um mistério para a maioria dos adultos.

Parto Normal Ou Cesárea (livro)

Se trata de um livro elucidativo, de autoria de especialistas no assunto, mostra a possibilidade de partos humanizados, que resultem de segurança e satisfação. Esclarecimentos que abordam os avanços da assistência médica à parturiente, contribuindo para a segurança e a sobrevivência de mães e bebês nos partos, para que não sejam considerados uma tortura às mulheres, mas uma experiência emocional, social e corporal saudável. Se você está na dúvida de qual tipo de pato escolher, esse livro pode te ajudar.

Maternidade e o encontro com a própria sombra (livro)

Ser mãe é uma experiência única e indescritível. Mas também é o ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas. Em “A maternidade e o encontro com a própria sombra”, a psicoterapeuta Laura Gutman visa explicar os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações sobre as fases pré e pós-parto. Usando como exemplos diferentes situações cotidianas, Laura apresenta um leque de sensações com as quais qualquer mulher que tenha se tornado mãe poderá facilmente se identificar, ajudando-as através deste período repleto de incertezas e pequenas vitórias.

Quando o Corpo Consente (livro)

 A obra é direcionada a mulheres grávidas, preocupadas e que desejam uma explicação prática às suas perguntas. As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.

Para concluir…

De modo geral, os filmes, documentários e livros podem ajudar os futuros papais e mamães a entenderem mais sobre esse novo universo. Com toda a certeza, muitas mudanças estão por vir, sejam físicas, como também psicólogas, além de alterações de rotinas.

Essa lista que preparamos pode te ajudar a refletir, relaxar e aprender de forma leve e prática de como lidar com a gravidez e a vida do bebê após o nascimento. Os filmes e as séries podem ser acompanhados do futuro papai, bem como a leitura. Afinal, esse é um assunto que interessa ambos. É uma ótima forma de se divertir naquele tempinho livre que resta antes da chegada do pacotinho de amor.

Para se manter atualizado com informações sobre o universo da maternidade, não deixe de nos seguir no Instagram. Esperamos você por lá!