Introdução alimentar vegetariana

A gente conhece muitos adultos vegetarianos, mas crianças vegetarianas não são tão comuns. Muitas das vezes nos deparamos com crianças que simplesmente não sentem interesse por carne, ao contrário dos adultos, que é uma escolha. Como lidar com crianças vegetarianas ou como nutrir de forma correta nosso filho para que ele seja vegetariano?

O que é o Vegetarianismo?

O vegetarianismo é um estilo alimentar que consiste em não consumir carne animal. Ele é baseado em consumir alimentos de origem vegetal, podendo optar pelo consumo de ovos e laticínios, ou não.

As pessoas que optam por esse estilo são pessoas que pretendem de forma saudável seguir sua alimentação ou também pela preservação da vida animal.

Divisão do vegetarianismo

O vegetarianismo pode ser dividido em 5 partes e todas elas contém características e estilos diferentes. São elas:

Vegano

As pessoas veganas além de não consumirem carne de origem animal não consomem seus derivados. Sendo estes ovos, leite, mel, bem como não usam nem roupas de origem animal.

Esse estilo é o mais radical e por isso é muito importante o acompanhamento com um nutricionista. Acima de tudo se faz necessário uma dieta específica para suprir as necessidades nutricionais encontradas na carne animal.

Ovo-vegetariano

O ovo-vegetarianismo, bem como o próprio nome diz, é o vegetariano que segue a dieta consumindo ovos e seus derivados.

Por conta dos valores nutricionais que o ovo fornece algumas vitaminas como a B-12 e ômega-3, podem até ser suplementadas, mas naturalmente só são encontradas em produtos de origem animal.

Lacto-vegetariano

A pessoa que segue esse tipo de vegetarianismo não consome carne assim como não consome ovos. Diferentemente do vegano, as pessoas que seguem este tipo de dieta consomem laticínios como leites e queijos.

Ovolacto-vegetariano

Neste caso a pessoa consome ovo e laticínios de origem animal e somente não consome a carne animal.

 E o bebê, pode ser vegetariano?

Algumas mamães e papais que são vegetarianos gostariam que os seus filhos também fossem. Neste caso podem existir uma certa preocupação e dúvidas se os bebês podem ou não seguir uma dieta vegetariana.

No caso da mãe que já é vegetariana, o bebê já começa a ser introduzido desde a barriga da mãe por causa da alimentação materna. Após o nascimento o bebê também recebe através da amamentação uma dieta vegetariana.

A sociedade de pediatria Brasileira leva em consideração que as crianças que iniciarem a sua introdução alimentar no estilo vegetariano necessitam de um acompanhamento médico mais intenso. Isto se dá por conta dos valores nutricionais que um bebê nesta fase necessita.

Esse alerta é por conta das crianças que possuem uma dieta muito restrita e podem começar a apresentar deficiência nutricional. Dessa forma se vê a importância de um acompanhamento médico bem de perto.

Não existem proibições para que a criança siga os passos dos pais ou para que ela siga um estilo alimentar vegetariano. Somente é necessário o acompanhamento por causa dos nutrientes e vitaminas que ela receberá.

Como iniciar o vegetarianismo no meu filho sendo  vegetariana

Como falamos, desde a gravidez e amamentação o bebê já começa a sua vida alimentar recebendo o estilo vegetariano através da mãe.

Nestes casos, a criança já iniciou a sua vida sem a carne. Isso faz com que a adaptação à essa rotina seja mais fácil. Entretanto é necessário sempre tomar aquele cuidado com a proteína e nutrientes oferecidos pelas carnes.

E quando a mãe não tem hábitos vegetarianos

Neste caso é provável que a mãe decidiu posteriormente seguir uma introdução alimentar vegetariana. Definitivamente não há nenhum problema, mas é necessário alguns cuidados.

Como qualquer outra introdução alimentar, o bebê precisa ser apresentado a todos os tipos de alimentos.

No caso do bebê vegetariano uma dica importante é oferecer frutas cítricas após as refeições. Isso faz com que o ferro dos alimentos seja melhor absorvido.

Divisão do prato e substituições

O prato do bebê pode ser dividido da seguinte forma:

  • Cereais, raízes, batatas e grãos;

  • Leguminosas;

  • Verduras.

No caso de bebês que consomem laticínios e ovos, eles continuam adquirindo proteínas. Para os bebês considerados veganos será necessário ter uma atenção especial às fontes de vegetais, proteínas, ferro, cálcio, zinco, ômega 3 e vitamina D. Para isso continua se fazendo necessário um acompanhamento nutricionista infantil para acompanhar também através de exames como estão as taxas.

Quais são os cuidados com a criança vegetariana

Vamos conversar sobre a carga nutricional do seu filho, que precisa ser controlada e suprida após o corte de alimentos de origem animal de sua alimentação.

Precisamos estar atentos às substituições de nutrientes, que é o que vamos falar abaixo.

Ferro

Para que o ferro seja absorvido pelo organismo da melhor forma você poderá oferecer, como falamos, frutas cítricas ricas em vitamina C, como limão e laranja, após as refeições para melhor absorção do ferro no organismo. Para substituir o ferro pode oferece vegetais de cor verde-escura e leguminosas. Um alimento rico em ferro que pode ser oferecido é o jiló.

Zinco

O Zinco pode ser encontrado no feijão. Para ser mais eficiente é indicado deixar de molho de 8 a 12h para eliminar o ácido fítico, pois ele atrapalha na absorção do nutriente.

Cálcio

Frutas, verduras e feijão são ricos em cálcio. Mas para que essa substância seja eficiente, ela precisa ser sintetizada com a exposição ao sol por alguns minutos por dia após serem consumidos.

Proteínas

Para quem consome ovos, leites e laticínios, como os ovolacto-vegetarianos, recebem a proteína desses alimentos naturalmente. Para os bebês que não consomem esses alimentos, eles podem ser encontrados em alimentos de linha vegetariana como: tofu, vegetais, soja e em leguminosas.

Deficiência nutricional

Mesmo que você esteja fazendo todo o acompanhamento e cuidando das substituições, pode acontecer do seu filho ter deficiência nutricional. Isso pode acontecer até em casos de bebês que consomem carne animal.

Alguns sintomas de deficiência nutricional podem ser notados, como:

  • Falta de apetite;

  • Cansaço excessivo;

  • Dificuldade para iniciar a fala;

  • Infecções de repetição.

Se você notar qualquer um desses sintomas, procure um médico para que ele verifique qual é a deficiência nutricional que seu filho está.

Como forma de prevenção de qualquer deficiência nutricional em uma alimentação vegetariana, é necessário que se tenha uma alimentação planejada com substituições necessárias.

Como montar um prato para crianças vegetarianas

Falamos sobre os grupos de alimentos e como eles são absorvidos e substituídos, mas como eles funcionam na prática? E como podemos montar um prato rico em valores nutricionais e compatível com os desejos vegetarianos?

Até os 6 meses o bebê deve receber somente o leite materno. Após esse período, na introdução alimentar, a criança poderá receber os alimentos vegetarianos.

Montagem do prato

A  Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda um prato composto por 25% de carboidratos, 25% de proteínas animais e leguminosas, e 50% de legumes e verduras.

No prato vegetariano você tira a proteína animal e aumenta a porção de carboidratos e leguminosas, para suprir a necessidades nutricionais de proteína e aminoácido do prato.

Consistência dos alimentos

Com 6 meses os bebês não possuem dentes e a mastigação é mais difícil. É recomendado que os alimentos sejam amassados, porém não triturados em processadores e liquidificadores, por exemplo.

Após os 12 meses em que a criança já possui dentes e mastiga com facilidade, é indicado que ofereça os alimentos em seu formato natural. Mas lembre-se: sempre acompanhe o bebê para não correr risco de engasgo.

Dicas para uma boa alimentação infantil

  • Varie os alimentos com as cores e sabores;

  • Modifique a forma de fazer os alimentos para que a criança aceite o alimento em todos os seus formatos;

  • Participe das refeições ativamente do seu filho. Evite distrações externas;

  • Faça desse momento único e feliz, por isso, deixe seu filho sujar e brincar com a comida;

  • Busque sempre orientação de profissionais e faça exames regulares para garantir a saúde do seu filho.

Garantir uma alimentação rica em valores nutricionais para seu filho é sempre necessário. Caso você opte pela alimentação vegetariana ou vegana para o seu filho, certifique-se de que tudo está correndo bem.

Caso o seu filho pare de sentir o prazer pela carne animal, procure um especialista e inicie o vegetarianismo. O mais importante é que o seu filho esteja alimentado e nutrido.

E você, já começou a introdução alimentar do seu filho? Optou pelo método tradicional ou deseja incluir o vegetarianismo na alimentação do seu filho?