Infecção urinária na gravidez

É importante falarmos da fabulosa arte de um corpo gerar uma vida, e com um bebê nascer um amor único e incontestável.

Junto com a confirmação da chegada do bebê, vem várias alterações na fisiologia da mulher, podendo isso oferecer alguns desconfortos e  até mesmo perigos para a saúde da grávida e do bebê.

Um dos episódios recorrentes na gravidez são as infecções urinárias, para a maioria das mulheres. Essa infecção pode ser recorrente, e isso acaba oferecendo baixa qualidade de vida para a gestante e outros riscos que podem ser graves para o bebê.

 

Infecção urinária na gravidez

palpite de familiares e amigos durante a gestação

Imagine um corpo passando por alterações para gerar uma vida. Várias adaptações e modificações estruturais e hormonais são feitas naturalmente. Outro fator que acaba colaborando par que ocorra os episódios de infecções é o aumento do volume de sangue na mulher grávida, levando o aumento do volume de urina.

Várias mulheres, devido essas alterações tendem a ter o resultado de exames de infecção urinária positivo.

A colonização de bactérias no trato urinário é tão recorrente que o exame de urina rotina e até mesmo o antibiograma é um dos mais solicitados e recorrentes durante o período da gravidez.

Por esse motivo, durante a consulta de pré Natal o médico obstetra sempre questiona sobre os sintomas da gestante, e independente da resposta, rotineiramente acaba pedindo o exame de urina. Por isso, o exame pré-natal é fundamental para uma gestação saudável, sem
riscos para mãe e para o bebê.

Infecção urinária assintomática na gravidez

cuidados na gravidez

É verdade que a maioria das mulheres  apresentam sintomas quando estão com infecção urinária durante a gestação, mas saiba que em média de 2% a 15% podem não apresentar sintomas algum, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento da infecção urinária.

Por isso é tão importante o médico obstetra que acompanha a gestante solicitar o exame de urina rotina, e caso seja necessário, estender até o antibiograma, para que o diagnóstico seja fechado e tenha um tratamento direcionado e de resultados positivos.

Infecção urinária na gravidez como cistite

Muito se ouve falar em cistite, mas o que é essa doença? Como acontece? Como identificar?

A cistite é uma infecção ou inflamação na bexiga, e geralmente é causada pela bactéria Escherichia coli, que é uma bactéria encontrada naturalmente no intestino, mas que causa infecções e inflamações na região que se encontra o trato urinário.

Esse é um dos tipos de infecção urinária que pode ser tratado ali mesmo, no ambulatório.

Caso a gestante não apresente febre, dor na lombar e outros sintomas característicos, o médico fará a indicação e diagnosticara como cistite.

Sintomas da infecção urinária cistite

Os sintomas desse tipo de infecção urinária são bem comuns, e geram muito incômodo durante a gravidez.

Os principais sintomas que envolvem essa doença são:

  • Febre baixa
  • Queimação ao urinar
  • Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga
  • Vontade urgente em urinar
  • Pouco volume de urina
  • Ardência ao fazer xixi
  • Náuseas
  • Vômito

Mesmo com esses sintomas, não é possível fazer o diagnóstico somente por relato destes,  mas o médico deve fazer a solicitação do exame para se confirmar a bactéria e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

A água no combate à infecção urinária

Não é segredo para ninguém que a água tem importante papel em nossa saúde, em especial a prevenção de doenças. Durante a gravidez, com as alterações hormonais, a necessidade da ingestão de água aumenta consideravelmente.

Métodos de prevenção a infeção urinária

  • Beber em média dois litros de água, pode ser incluindo chás, água de coco ou sucos feitos naturalmente.
  • Sempre que for limpar a região íntima, fazer a limpeza da parte da frente para a parte de trás.
  • Lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.
  • Urinar depois de ter relações sexuais.

Sinais de melhora da infecção urinária na gravidez

Depois de diagnosticado e feito o tratamento,  como saber se a infecção urinária está melhorando, através dos sinais?

Bom! É preciso observar e mensurar os sintomas. Quando a infecção urinária na gravidez está melhorando, as gestantes podem observar uma diminuição na frequência e intensidade da dor e amenizar a vontade incontrolável de urinar com urgência.

Sinais de piora da infecção urinária na gravidez

Pode ser que mesmo depois de diagnosticada e tratada, se não for com medicamentos e medidas eficazes, a infecção urinária não melhore, e acabe piorando.

Pode ter certeza que se isso acontecer, será notado um considerável aumento nos sintomas, principalmente no aumento da dor, ardor que incomoda, urina turva e até aparecimento de sangue na urina.

Se você estive fazendo tratamento para infecção urinária e esses sintomas continuarem e aumentarem, procure seu médico para que o medicamento e/ou dose sejam ajustados.

Os riscos não são tão agressivos durante q gravidez, porém no final do período, nas últimas semanas essa infecção urinária pode induzir ao parto prematuro.

Dessa forma, todas as vezes  que surgirem sinais que envolvam desconforto urinário, é muito importante que a gravidinha consulte o seu obstetra ou o ginecologista para que ele solicite um exame de urina e em caso de diagnóstico fechado, é indispensável que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Infecção Urinária na gravidez e o atendimento de urgência

é muito comum que quando uma gestante chegue a um atendimento de pronto atendimento e relate seus sintomas, o médico desconfie e investigue uma possível infecção urinária.

durante esse atendimento não se consegue ter uma especificidade de como está realmente o quadro e sobre a espécie da bactéria que está causando, já que o exame de urocultura requer um tempo para que seja liberado para a gestante. Sendo assim, o exame de urina padrão nas unidades de pronto atendimento é a urina rotina.

Lembre que esse é um exame que não exige tantos padrões de coleta, já que é feito de urgência, e pode ser que apresente até mesmo um falso negativo ou falso negativo, já que provavelmente não será feito com a primeira urina do dia e nem com os padrões de higiene básicos.

O tratamento da infecção urinária na gravidez

Depois do diagnóstico fechado, as gestantes pensam como será o tratamento, e pode haver também um certo receio disso afetar o bebê que está em formação.

O médico após receber o exame de urina rotina e, provavelmente o de antibiograma irá prescrever medicamentos antimicrobianos específicos para aquela bactéria. Esse tratamento dura em média de sete a quatorze dias, e na maioria dos casos é feito em casa, sem a necessidade de internação.

Ao final do tratamento o médico certamente pedirá que o exame seja repetido, para ter certeza que a infecção acabou. Caso contrário, a dose e o medicamento deverão ser ajustados.

Lembrando que esses medicamentos só deverão ser usados, se for prescrito por seu médico obstetra.

O médico certamente irá recomendar uma maior ingesta de água por dia, assim como uma atenção maior para a higiene íntima da mulher.

Infecção Urinária grave na gestação

Infelizmente nem toda infecção urinária é simples de tratar durante a gravidez. Pode ser que os sintomas já estejam exacerbados e que a infecção já esteja mais avançada.

Nesse caso, pode acontecer da gestante ter que ser internada para fazer o tratamento em leito de hospital, afim de usar medicamentos que são exclusivos de uso hospitalar ou até mesmo para ficar melhor monitorada por equipe especializada e assim aumentar o suporte.

O resultado do exame de urina rotina

E quem nunca recorreu a internet para ajudar na interpretação de um exame hein?!

O exame de urina não causa dor ou tem método invasivo. Ele é um exame simples e altamente eficaz no diagnóstico de doenças do trato urinário.

Apesar da prática comum e de postagens sérias, como as da equipe Lá Vem Bebê, é imprescindível que o exame seja apresentado para seu médico obstetra, para que ele o avalie e ajude da forma adequada, já que cada caso tem suas particularidades e necessidades.

Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.

COR —- amarelo citrino
ASPECTO —- límpido
DENSIDADE —- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
PH —- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)

Através destes resultados e juntamente com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:

  • Densidade.
  • pH.
  • Glicose.
  • Proteínas.
  • Hemácias (sangue).
  • Leucócitos.
  • Cetonas.
  • Urobilinogênio e bilirrubina.
  • Nitrito.
  • Cristais.
  • Células epiteliais e cilindros

A Lá Vem Bebê está aqui

Nós, da equipe Lá Vem Bebê sabemos que nesse período o coração da gestante pode ficar mais aflito e apertadinho, e as informações devidas podem ajudar no momento em que estamos buscando ajuda.

Saiba que compreendemos perfeitamente seus medos e anseios, e por isso nos comprometemos com a seriedade de nossos conteúdos.

Nós te queremos próxima a gente. Nós desejamos que a maternidade seja leve e envolvente.

Nós sempre colaboraremos para que você tenha suporte e ombro amigo. Nós estamos aqui!

Continue nos acompanhando. Sempre haverá um conteúdo que foi pensado em você e seu bem estar.

Nos acompanhe no facebook

Nos siga no instagram 

Acompanhe o conteúdo do nosso blog 

Monte sua lista de chá de bebê conosco