Imunidade da criança: como aumentar

Imunidade da criança é um assunto que fica na cabeça dos pais, não é mesmo? Desde que nasce a gente se preocupa com a saúde dos nossos filhos. Além disso, quando os papais já são pessoas alérgicas ou possuem alguma outra doença, ficam preocupados se o bebê vai herdar isso.

O seu filho está gripa com facilidade, pega alguma virose ou tem o nariz escorrendo com frequência? Ele pode estar com imunidade baixa.

Algumas crianças já nascem pré-dispostas a algumas doenças e necessidades, outras são desenvolvidas ao longo da vida. Mas você sabia que existe uma imunidade que já nascemos com ela e outra que desenvolvemos? Existem algumas coisas que podemos fazer para aumentar a nossa imunidade.

No post de hoje vamos conversar sobre essa imunidade! Além disso daremos dicas de como aumentar a imunidade do seu filho.

O que é a imunidade da criança?

A imunidade é um sistema de órgãos, tecidos e células que combatem os microrganismos invasores, sobretudo de corpos estranhos que podem causar danos ao nosso corpo ou até mesmo ajudar no não funcionamento correto da região que foi afetada.

A imunidade é divida de duas maneiras: inata e adquirida

Imunidade da criança: inata

Esta imunidade vem desde a gestação. Ela é fornecida pelos anticorpos da mãe.

Uma das linhas de defesa do corpo envolve glóbulos brancos que se deslocam através da corrente sanguínea e penetram nos tecidos para detectar e atacar micro-organismos e outros invasores. Ela oferece resposta imediata a essas invasões estranhas.

Antes de tudo os seus componentes cuidam de todos os invasores do mesmo jeito.  Eles reconhecem somente um número limitado de substâncias de identificação (antígenos) nos invasores estranhos. No entanto, estes antígenos estão presentes em muitos invasores distintos.

Os glóbulos brancos presentes na imunidade inata são:

  • Monócitos (que se desenvolvem em macrófagos)
  • Neutrófilos
  • Eosinófilos
  • Basófilos
  • Células natural killer

Cada tipo tem uma função distinta. Outros participantes na imunidade inata são:

  • Mastócitos
  • O sistema de complemento
  • Citocinas

Imunidade da criança: adquirida

Ao contrário da imunidade inata, essa imunidade não vem com as pessoas desde o seu nascimento. Como o nome já diz, ela é adquirida.

Tudo começa quando o sistema imunológico de uma pessoa encontra invasores estranhos e reconhece substâncias que não são próprias, os antígenos.

Antes de tudo, os componentes da imunidade adquirida aprendem a melhor maneira de atacar cada antígeno. Eles começam a desenvolver uma memória para aquele antígeno.

Os glóbulos brancos responsáveis pela imunidade adquirida são:

  • Linfócitos (células T e células B)

Outros participantes na imunidade adquirida são:

  • Células dendríticas
  • Citocinas
  • O sistema de complemento (que intensifica a eficácia dos anticorpos)

Como funciona o sistema imunológico do bebê?

Primeiramente é necessário entender como funciona o sistema de defesa dos nossos filhos. Em seguida a gente pensa em como aumentar a imunidade das crianças.

A ausência do contato com microrganismos durante a gestação causa uma baixa imunidade adquirida.

Ainda assim a imunidade inata precisa ser desenvolvida e amadurecida, principalmente para lidar com vírus e bactérias que já circulam a muito tempo, sendo esses mais resistentes e impactantes na imunidade infantil.

Por exemplo: estudos indicam que a imunidade inata na infância está melhor equipada para combater o Coronavírus. Como resultado temos um menor número de casos entre os pequenos.

Como aumentar a imunidade da criança

Agora vamos listar algumas dicas para aumentar a imunidade dos nossos pequenos!

Aumentando a imunidade do bebê na gravidez

Em primeiro lugar, saiba que o sistema imunológico do seu filho começa, sobretudo, na gravidez. É a partir do segundo mês, através da placenta, que o bebê recebe anticorpos vindos da mãe.
Nesse período a gestante fica mais frágil porque o seu corpo agora funciona para proteger e não atacar o seu bebê. Contudo, para que tudo isso aconteça da forma certa, a mamãe precisa estar atenta a sua alimentação para garantir nutrientes para ela e para o bebê.
O corpo da mulher passa por muitas mudanças e não é fácil. Alguns sintomas como enjoos e azia podem aparecer, mas isso tudo faz parte deste processo pelo qual estamos passando. É preciso ter paciência e tomar vários cuidados neste momento. É uma fase linda que estamos vivendo!

Parto e amamentação

Você sabia que o parto normal é uma forma de garantir a imunidade do bebê? Dessa forma o bebê entra em contato com microrganismos do canal vaginal. Logo depois começa o processo de desenvolvimento do seu sistema imunológico.
Até os seis meses de vida do bebê o único alimento que o bebê precisa vem da amamentação. Contudo, o que muitas mamães não sabem, é que continuar oferecendo o peito para o bebê até os 2 anos de idade continua a fortalecer o sistema imunológico do seu filho.
Muitas pessoas olham as crianças já grandinhas e acham feio e julgam a mãe por ainda amamentar. Mas saiba que isso não é feio! É uma coisa totalmente natural, faz parte do milagre da vida, e só faz bem para os pequenos!
Você não precisa parar de amamentar o seu filho só porque as pessoas estão julgando. Seja firme e continue fazendo o que você acredita ser o melhor para o seu filho.

Vacinas no processo de imunidade do bebê

As vacinas garantem a proteção de diversas doenças, bem como é um meio de proteger à imunidade da criança.

É muito importante que o cartão de vacina dos nossos bebês e crianças estejam em dia. Dessa forma estaremos estimulando a imunidade adquirida.

As vacinas já eliminaram muitas doenças, bem como são uma das mais importantes formas de aumentar a imunidade das crianças. Além disso, ela também fortalece adolescentes e adultos.

Alimentação

Acima de tudo, estimular uma alimentação saudável é muito importante para promover bons hábitos alimentares para a vida toda.

Na introdução alimentar dê ao seu filho alimentos de todos os sabores, textura e gostos. Desta forma ele começará começará criar um paladar saudável, o que é ótimo para o desenvolvimento dos seus anticorpos.

O BLW é um método de introdução alimentar muito interessante e tem sido muito recomendado. Nesse método os pais oferecem ao bebê o alimento inteiro, ao contrário de métodos mais antigos de fazer papinhas. O bebê escolhe o que vai comer com as mãos, bem como a quantidade que para ele já está bom. Converse com seu pediatra sobre isso!

Alimentos que aumentam a imunidade do bebê

  • Alimentos ricos em proteínas

Podemos encontrar proteínas nos alimentos como: carnes brancas além de carnes vermelhas.

Algumas leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e soja também possuem bons níveis de proteína.

  • Iogurtes e laticínios

Alimentos como leites, iogurtes e leites fermentados são ricos em vitaminas, além de cálcio e probióticos.

  • Amêndoas, sementes e cereais

Amêndoas, castanhas, aveias, cereais e sementes podem ser introduzidos em receitas como bolos, vitaminas de frutas assim como podem ser misturados na comida. Desta forma a criança come com mais facilidade e recebe os nutrientes necessários.

  • Frutas

Banana, morango, maçã, laranja e mamão são ótimos alimentos para aumentar a imunidade infantil e promover um desenvolvimento saudável. Bem como podemos dar as frutas, podemos também fazer sucos e vitaminas para os nossos pequenos.

  • Vegetais e legumes

Sempre dê esses alimentados na hora da refeição do seu filho. Os vegetais, assim como as frutas, são ótimas fontes de nutrientes e vitaminas, como vitamina A, C e E, além de cálcio, ferro e outros.

Animais e a natureza na imunidade do bebê

Crianças em contato com animais tem ótimos benefícios para a sua imunidade. Dê uma olhada no nosso post que fala da relação do animal com o bebê.

Além de ter um super companheiro e amigo para os nossos filhos, ter um animal de estimação em casa também traz vários benefícios para eles.

Brincar na areia e conviver com animais tende a desenvolver viroses. Contudo, o contato com os microrganismos estimula a resposta do corpo e forma uma imunidade adquirida mais eficiente.

bebê e animal de estimacao

Imunidade da criança: uso de antibióticos

Primeiramente saiba que esses remédios são feitos para combater as doenças. Os antibióticos podem eliminar microrganismos bons e ruins, sem fazer distinção entre eles. Além do que podem aumentar o risco de contaminação por um organismo mais resistente e grave. Por isso todo antibiótico deve ser prescrito pelo médico.

 

É bem verdade que precisamos pensar sim sobre a imunidade da criança, pois estamos falando sobre a saúde delas.

Muitas vezes nós e nossos filhos não teremos a imunidade que queremos, contudo existem várias dicas para aumentar a imunidade da criança.

Algumas dicas que falamos aqui e que são muito importantes são os cuidados com a alimentação, amamentação até os dois anos, ter as vacinas em dia e até mesmo o fato de ter um animal de estimação em casa.

 

E por ai na sua casa, como anda a saúde das crianças? O que vocês fazem para ter a saúde em dia? Compartilhe com a gente o que dá certo para vocês!