Importância e dicas de como doar o leite materno

Um assunto que gera muitas dúvidas e especulações também. Hoje vamos desmitificar alguns mitos e contar o que você precisa saber para fazer a doação do seu leite ou até mesmo orientar alguma mamãe sobre como fazer esse ato de amor.

Sobre o leite materno e sua importância

O leite materno deve ser o primeiro e único alimento do bebê quando nasce seguindo até os 6 meses de vida. Isso porque é nele que se tem todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver, nutrir e se saciar. Além disso o leite materno é responsável e funciona como anticorpos para uma série de doenças que o bebê pode vir a ter não só na fase pequena, mas também na fase adulta.

O leite materno por ser o único  alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida, não é necessário ser  complementado com nenhum outro alimento e nem líquidos, nem mesmo água se faz necessária.

produção de leite materno

Benefícios do leite materno

Vamos citar os benefícios do leite materno e sua importância para os primeiros meses de vida do bebê.

Nutrientes

O leite materno é produzido de forma com que os componentes como água, carboidratos, gorduras e proteínas sejam equilibrados.

Redução de cólicas

O leite materno também é o melhor remédio para as cólicas intenstinais e gases, pois ele contém substâncias que ajudam também a reparar os problemas intenstinais do nosso filho.

Prevenção de anemia

O leite materno possui ferro que é altamente absorvido pelo organismo do bebê, além de fabricar vitamina B12 e ácido fólico, que são importantes para a produção de glóbulos vermelhos.

Fortalecimento do sistema imunológico

O leite materno é uma forma natural de proteção ao bebê já que ele possui um nível alto de anticorpos produzidos pela mãe. Sendo assim o bebê fica protegido contra asma, pneumonia, gripes, dor de ouvido e problemas intestinais. Isso ajuda a evitar doenças graves no início da vida do recém-nascido e, caso ele fique doente, o organismo da mãe aumenta a quantidade de proteínas e células de defesa no leite, facilitando a recuperação do bebê.

Desenvolver o sistema nervoso

O DHA é um tipo de gordura boa produzida pelo leite materno que é responsável pelo desenvolvimento dos neurônios, a memória e também a atenção do seu filhos.

Além disso o DHA é um componente importante para prevenir doenças neurológicas como Alzheimer e TDAH.

Previne a obesidade

A obesidade infantil  hoje é um assunto muito discutido em consultórios e o leite materno pode evitar esse distúrbio por seu efeito anti-inflamatório que protege o bebê da obesidade infantil e até na fase adulta. Além disso ele ajuda a evitar também problemas cardíacos.

Prevenção de alergias

Os bebês que recebem somente leite materno ao longo dos seis primeiros meses de vida tem uma chance menor de desenvolver alergias como do ovo, soja, leite, mariscos, entre outros.

Importância da doação de leite

Sabendo que esse componente é  responsável por diversos benefícios para bebês e também que o todos os bebês necessitam dele nos primeiros meses de vida, vamos falar um pouco sobre sobre importância de doar o leite materno.

Hoje em dia existem muitos bebês necessitando de leite materno em UTIs Neonatais, cerca de 40% deles não estão recebendo esse importante alimento.

Quem pode doar leite materno

Toda mulher que é mãe, está saudável e que não esteja tomando nenhum tipo e medicamento que interfira na amamentação pode ser uma doadora de leite materno.

Não pode doar o seu leite as mulheres que possuem doenças graves como HIV, por exemplo ou se tiver ingerido drogas e bebidas alcoólicas.

Mitos e verdades sobre doação de leite

Muitas mamães deixam de doar seu leite mesmo tendo o desejo por conta de alguns mitos que são falados sobre doar o leite materno .

O seu bebê não ficará sem leite

Esse é um dos mitos mais falados. Algumas mamães acreditam que doando leite está tirando do seu filho para doar, o que não é verdade pois a produção de leite depende do estímulo. Isso significa que quanto mais a mulher amamenta ou retira leite, mais leite ela produz, sendo suficiente para o seu bebê e para a doação.

Leite fraco

Esse é outro mito muito falado, não existe leite fraco. Muitas pessoas afirmam que o leite de vaca sustenta mais os bebês e é por isso que eles dormem mais e o leite materno o sono é mais fraco e por isso necessita de tomar mais vezes ao dia. Isso realmente acontece pois o leite materno possui uma rápida absorção pelo organismo do bebê e por isso ele mama mais, mas nada tem ligação em ser fraco.

Como doar o leite materno

Sabendo dos mitos que envolvem a amamentação e a doação de leite, vamos falar agora sobre como doar e também como retirar o leite, além de como armazenar de forma certa para que esse leite chegue aos bebês que necessitam de forma correta.

Por onde começar

A mulher deverá entrar em contato com o banco de leite próximo a sua residência através do telefone 136 e realizar um cadastro prévio.

A equipe agendará uma visita em sua residência, nesta visita eles irão ensinar como fazer a coleta de forma correta para que não haja contaminação do leite.

Será necessário que a mamãe apresente exames do pré-natal para que eles verifiquem as condições de saúde dela.

Normalmente o banco de leite oferece máscaras, toucas e potes de vidro para que seja feita a coleta de forma higiênica.

Após a chegada ao banco de leite também são feitos testes para que se tenha certeza que ele não foi contaminado e assim o leite é distribuído para os hospitais que necessitam.

Higienizado os potes

Os frascos aceitos são os de vidro com tampa de plástico ou os fornecidos pelo banco de leite. Para higienizar esses potes você deverá colocar eles dentro de uma panela com água até que cubra os potes e após ferver, deixe por 15 minutos. Retire os potes e coloque-os  virados de boca para baixo para secar por cima de um pano limpo. Não toque na parte interna do pote e nem da tampa. Faça isso sempre com as suas mãos limpas.

Limpando e higienizado as mamas

Higienizar a mama antes de retirar o leite também é muito importante e seguro para que tudo seja feito de forma correta e para que também o seu leite chegue corretamente limpo aos bebês que irão receber ele.

– Lave as mamas com água corrente pura e seque com uma toalha limpa

– Suas mãos e braços precisam ser lavados até a altura do cotovelo

– Use toucas no cabelo e máscaras de proteção no rosto

Como armazenar o leite

Após todo o processo de higiene e retirada do leite conforme os técnicos do banco de leite ensinaram na visita,  você poderá retirar o leite e armazenar em congelador ou freezer por até 10 dias. No mesmo frasco poderá entrar leite de vários dias, porém a contagem dos dias de armazenamento deverá ser do primeiro leite, para isso identifique sempre os potinhos com a data e hora que foi retirado.

Qual melhor momento para retirar o leite

O melhor momento é após as mamadas do seu filho, deixe que ele mame até estar satisfeito, após isso retire o leite a ser doado.

Com 1 ano o bebê mama menos ao longo do dia,  neste caso use os intervalos para retirar o leite.

Doar leite é um ato de amor

A cada 1 Litro de leite doado cerca de 10 bebês que estão internados necessitando do seu leite são alimentados.

O leite materno possui diversos benefícios e é muito importante na vida dos bebês. Se você estiver apta para doar, doe, ajude a salvar vidas e distribua o amor.

E você? É doadora de leite materno? Conte sua experiência para a gente.