Importância do arroto do bebê

Olá, papais! Hoje vamos falar sobre o arroto do bebê. A importância do arroto do bebê, como ajudar o bebê arrotar e se de fato o bebê precisa arrotar em todas as mamadas.

A amamentação é um período de muita dedicação e amor. As mamães precisam pensar em vários aspectos como a pega do bebê, que alguns bebês pegam mais rápido e outros possuem mais dificuldade para isso além do que, a mamãe precisa saber se o bebê está se alimentando o suficiente e em contrapartida precisa lidar com a as fissuras nos seios, a dor, e em alguns casos, a mastite. Não é nada fácil!

O arroto do bebê é muito importante nesta fase e por isso vamos explicar todas as etapas.

Porque os bebês precisam arrotar?

É comum que surjam dúvidas e para isso que estamos aqui, para esclarecer as dúvidas e ajudar os novos papais também. O arroto do bebê é uma dessas dúvidas.

O bebê recém-nascido requer muitos cuidados, alguns deles, bem minuciosos e que necessitam de muita dedicação dos pais, principalmente os de primeira viagem que precisam se atentar em tudo, tudo é novidade!

Os bebês que mamam no peito conseguem controlar melhor o fluxo de leite que sai e por isso engolem menos ar ao contrário dos que mamam na mamadeira. Existem também as exceções que é quando a mãe produz muito leite e ao mesmo tempo esse fluxo de leite não é controlado pelo bebê. Neste caso, temos a necessidade de colocar ele para arrotar.

É necessário parar e deixar o bebê arrotar quando ele apresentar qualquer desconforto na hora da amamentação.

Importância d0 arroto do bebê

Como falamos, quando o bebê suga o leite ele não engole só o leite engole também ar, o que é super comum. O ar que o bebê ingere na amamentação, se não for liberado de forma correta, pode acontecer do bebê ter refluxo, que nos casos mais graves,  bebê pode regurgitar deitado e acabar se sufocando.

Quando o bebê não arrota após as mamadas, pode ter um acúmulo de gases, o que pode gerar para o bebê cólicas e outros desconfortos.

O bebê arrotar é importante para que não haja também uma falsa sensação de saciedade. Como ele suga leite e também o ar, o seu estômago enche mais rápido do que o esperado.  Com o estômago cheio, o bebê pode acabar recusando o peito sem que esteja de fato alimentado.

O ideal é que o bebê arrote logo após as mamadas, sendo assim, se o ar estiver ocupado o lugar que era para ser leite, ele logo pedirá o peito novamente e assim ser completamente alimentado.

O bebê precisa arrotar em todas as mamadas? Qual a importância do arroto do bebê?

Isso não é uma regra, mas sim, dê preferência em fazer o bebê arrotar em todas as mamadas. Existem alguns sinais que o bebê também dá quando é necessário arrotar, como por exemplo: mamou e está chorando ou recusando peito ou mamadeira. Esse sinal mostra que ele pode estar tendo algum desconforto de gases e estufamento, provavelmente causados pela quantidade de ar que ele ingeriu na amamentação.

Alguns bebês são bem expressivos e com isso eles conseguem demostrar através de expressões faciais as suas irritações.

Entender e reconhecer os sinais que a criança está te dando é o mais importante, mas as vezes isso pode levar tempo. Como falamos, pode ser mais difícil para os papais de primeira viagem. Depois que as mamadas regularizarem e a rotina estiver estabelecida, você vai perceber os sinais com mais facilidade.

E os bebês que não arrotam?

Não existe uma regra de quantos arrotos o bebê fará e nem se ele vai ser alto ou baixo pois cada um tem o seu jeito e aos poucos a mamãe vai identificar.

Existem bebês que quase não arrotam, e neste caso o ideal é que a mãe, além de perceber os sinas se ele precisa arrotar, deixe o bebê em pé por 20 minutos em média. Caso ele não arrote, o leite já assentou, se ele arrotar é melhor.

O principal a saber e muito importante é nunca deitar o seu bebê após a mamada. Algumas crianças apresentam soluço e esta é a forma de alguns bebês expelir o ar do estômago, por isso não se assuste com os soluços que podem acontecer por algumas vezes ao longo do dia.

Nomes de bebês

Como ajudar o seu bebê arrotar

Alguns bebês demoram mais do que os outros para arrotar e neste caso vamos ver algumas dicas sobre a importância do bebê arrotar.

  1. Coloque o bebê em pé para arrotar pois nesta posição com o corpo ereto estimula a saída de gases pela boca, por isso mantenha ele nesta posição por alguns segundos até ouvir o arroto. Se você já tentou todas as posições possíveis e em cinco minutos o bebê ainda não arrotou, muito provavelmente, ele não está com vontade.
  2. Para facilitar o arroto do bebê uma opção legal é massagear as costas dele, apoiando a cabeça no ombro e massageando levemente as costas.

Arroto com refluxo

Em alguns bebês o arroto pode vir com refluxo, principalmente no primeiro ano de vida, que o organismo ainda está em desenvolvimento. Neste caso o alimento é devolvido do esôfago para o estômago e a esfíncter abre fora de hora faz com que o alimento ingerido volte causando o refluxo.

A regurgitação é quando o leite chega na faringe ou na boca e na maioria das vezes é devolvido. A regurgitação popularmente conhecida como “Golfada” é bem comum de acontecer com os bebês, principalmente os recém-nascidos.

Importância do arroto do bebê

Um simples ato de arrotar após as mamadas pode ser eficiente para os nossos bebês. Eles conseguem se alimentar melhor pois temos certeza que o ar não ocupou o espaço indevido.

Nem sempre o nosso bebê vai arrotar, então é muito importante seguir alguns passos para que ele consiga assentar o seu alimento melhor e não obter problemas futuros como refluxos e regurgitação.

O refluxo e a regurgitação não são fatores que as mamães devem se preocupar de imediato, somente se os sintomas persistirem por mais tempo, neste caso consulte o pediatra  do seu filho para que prossiga com o tratamento necessário.

 

E o seu filho? Tem costume de arrotar em todas as mamadas ou ele arrota pouco e necessita de outros cuidados? Conte para a gente nos comentários.