Golfo do bebê: o que é?

Você já passou pela experiência do bebê acabar de mamar e em seguida dar uma pequena “vomitada”? Este é o famoso golfo do bebê, e é bem comum que isso aconteça até os seis ou sete meses de vida do pequeno. Hoje vamos entender o que faz o bebê golfar, algumas dicas para evitar, e algumas atenções que devemos ter.

Antecipadamente já te adianto que o golfo do bebê é totalmente normal e não há nenhum mal nisso, tirando a sujeira na roupa! Logo em seguida o bebê já volta a ficar risonho e feliz.

O que é o golfo do bebê?

Golfar, ou regurgitar, é um pequeno vômito que o bebê faz.

Antes de tudo saiba que o golfo do bebê é totalmente normal, até por volta dos sete meses de vida. Após isso, o bebê já começa a sua introdução alimentar com alimentos mais pastosos, bem como fica mais ereto, fazendo com que diminua os episódios de golfo do bebê.

Na grande maioria das vezes o golfo do bebê vai se resolvendo sozinho enquanto ele vai crescendo e desenvolvendo.

O golfo do bebê acontece por três motivos:

  1. A válvula que fecha a passagem para o estômago ainda não está totalmente desenvolvida nos pequenos, portanto se abre facilmente, levando o bebê a golfar;
  2. O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar;
  3. Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

A pega correta na hora da mamada

Sobretudo, a pega correta é feita em toda a auréola e não somente no bico do seio. O bebê faz com a boca um formato de peixinho. A parte de cima da auréola aparece mais do que a de baixo.

Algumas dicas para que o bebê faça a pega correta são:

  • Verifique a sua postura, bem como a do bebê;
  • Estimule o bebê a abri bem a boca. Antes de deixá-lo pegar o peito com a boca, encoste o bico do peito em seu nariz para que ele abra bastante a boca procurando;
  • Aponte o mamilo para o céu da boca do bebê;
  • Tenha sempre o pequeno bem pertinho;

 

Maneiras de evitar o golfo do bebê

Antes de mais nada, faça com que o bebê faça a pega correta da mama. Desta forma ele não vai engolir muito ar enquanto está mamando, que é um dos motivos que faz o bebê golfar.

Como o bebê tem um estômago pequeno, ele não precisa dar longas mamadas. Amamente o bebê em livre demanda, quando ele estiver precisando.

Depois que o bebê mama, é importante colocar ele para arrotar. Do mesmo modo que não é recomendado colocar o bebê para deitar assim que ele acaba de mamar. Espere ao menos trinta minutos para deitá-lo, e não faça movimentos bruscos também.

A tosse ou espirro que o bebê pode vir a dar pode ser um movimento brusco que gere o golfo do bebê.

Se for deitar o bebê, uma dica é colocar uma almofada embaixo do colchão para elevar a cabeça do pequeno.

Para os bebês que usam fórmula, existem algumas que são específicas contra o refluxo. Porém consulte o seu pediatra antes.

Por último, veja se a fralda e a roupa do seu bebê não está apertando a barriga dele.

 

Colocando o bebê para arrotar

Como falamos, essa é uma forma de evitar o golfo do bebê. Porém, como se coloca o bebê para arrotar de forma certa?

A posição para o bebê arrotar pode ser tanto sentada quanto em pé.

Se você estiver em pé, encoste o bebê no seu ombro e bate suavemente nas costas dele.

Porém se você estiver sentada com o bebê, coloque ele no seu colo, segure sua cabeça ou corpinho com uma das mãos e com a outra bate suavemente nas costas dele.

Em especial nas madrugas, essa costuma ser a função de muitos pais. Normalmente há um acordo em que a mãe amamenta e o pai coloca o bebê para arrotar.

Quando devo me preocupar com o golfo do bebê

Depois que o bebê estiver ingerindo alimentos pastosos, é mais difícil que o bebê golfe. Normalmente isso acontece a partir dos oito meses de vida.

Portanto, a partir dessa fase, já não é mais comum o golfo do bebê.

Além disso, é preciso estar atento se mais algum sintoma está acompanhando o golfo do bebê, como dificuldade para ganhar peso, falta de apetite, irritação, choro excessivo, soluços, dificuldade para respirar, inquietação na hora de amamentar.

Como sempre falamos, o pediatra sempre precisa ser consultado e informado sobre todas as situações. Faça todas as consultas regulares para acompanhar o crescimento e o ganho de peso do seu bebê.

Diferença entre o golfo do bebê e vômito

Golfar e vomitar não são sinônimos, portanto precisamos entender o que está acontecendo.

O golfo do bebê não faz com que o pequeno faça esforço com o corpo, é algo totalmente natural. Já para vomitar, existe um esforço e desconforto para isso. Este é um sinal que precisa estar atento.

Quando se vomita a quantidade de alimento costuma ser bem maior que no golfo do bebê. Além disso, um outro sinal é algum outro sintoma que o bebê pode estar tendo, como febre.

O vômito por vezes é bom pois expulsa substâncias tóxicas que foram engolidas. Contudo, o vômito é mais ligado a um distúrbio, ou ainda a um problema grave.

Causas de vômito em recém-nascidos

Em bebês e recém-nascidos, as causas mais comuns para que o bebê vomite são:

  • Gastroenterite, causada por um vírus;
  • Doença do refluxo gastroesofágico.

Outras causas comuns para que o bebê vomite são andar de carro, e para os que já estão na introdução alimentar é o fato de comer muito rápido. Uma crise de choro ou tosse também podem acionar o reflexo do vômito.

Se o bebê estiver com boa aparência, bem disposto e ganhando peso, não costuma ter motivo para preocupações!

A desidratação é um sintoma que precisamos estar atentos.

 

 

Em suma, o golfo do bebê é algo normal. Não dói, não faz mal e logo o pequeno já está feliz novamente.

Já o vômito precisa de mais atenção. Eles não são sinônimos, portanto fique atento aos sinais. O golfo do bebê não incomoda para sair, nem é necessário fazer esforço para isso, diferente do vômito.

Sempre mantenha contato com seu pediatra e relate tudo para ele!

E por ai, como são os episódios de golfo do seu bebê? Já te assustou alguma vez? Já te apavorou? Conte para a gente nos comentários!