Fotografia de parto: dicas para tirar as melhores fotos!

O parto é um momento muito especial na vida de uma mulher, e por isso, muitas querem eternizar esse momento por meio da imagem. Algumas mamães contratam profissionais para fazer  fotografia de parto, enquanto outras preferem fazer de maneira mais caseira.

Neste texto, você conhecerá algumas dicas de como tirar as melhores fotos de parto e ter lindas recordações para lembrar desse momento e mostrar ao seu filho, quando ele for mais velho, esse período tão especial na vida dos dois.

Esteja alerta

O nascimento do bebê não tem um dia ou horário exatos para acontecer, por isso, é importante deixar a sua câmera preparada com antecedência, para que, na hora ir ao hospital, seja necessário apenas colocá-la na bolsa.

Alguns dias antes do período previsto para o nascimento, procure deixar a câmera carregada e verificar se o seu cartão de memória conta com espaço suficiente para tirar muitas fotos desse momento.

Caso as fotos sejam tiradas com um celular, é interessante deixá-lo sempre carregado no período estipulado para o nascimento do bebê, além de tambem verificar se a memória está com espaço para tirar as fotos.

Prepare uma bolsinha para levar todos os equipamentos necessários. Além da câmera, leve um carregador para imprevistos ou até mesmo um cartão de memória extra, bem como diferentes lentes para efeitos diferenciados nas fotos.

Procure inspirações

Caso a pessoa escolhida nunca tenha tirado fotos de parto, ela pode encontrar dificuldades em encontrar as melhores poses e ângulos de fotos para pegar o melhor do bebê e da mamãe. Procure nas redes sociais fotógrafos que fazem esse tipo de parto, além de buscar na internet fotos desse mesmo estilo, para servir de guia e inspiração.

Não é preciso copiar o mesmo estilo das fotos encontradas on-line, pois é importante que as imagens tenham a personalidade da mãe, do bebê e da própria pessoa que está tirando as fotos, para que esse seja um book único e original.

Além disso, o hospital e a organização dos móveis e equipamentos do local serão diferentes, então o resultado final será diferente, e até mesmo não satisfatório, já que é preciso se adaptar ao ambiente.

Por falar em adaptação ao ambiente, é importante saber que não será possível andar livremente pela sala de parto, afinal, os médicos estão trabalhando para que o nascimento ocorra da melhor maneira possível, e para isso, eles precisam desse espaço.

Siga as etiquetas da fotografia de parto

Um fotógrafo profissional precisa seguir algumas regras, que variam conforte o tipo de foto a ser tirada, para garantir a segurança e conforto de todos os envolvidos no processo. Nas fotografias de parto essas regras são ainda mais rígidas.

É importante que o responsável pelas fotos não toque em nada, já que os equipamentos utilizados no trabalho de parto estão esterilizados, e esse contato pode trazer bactérias para o material. Ao entrar em contato com a mãe e seu bebê, poderão ocasionar em complicações.

Além disso, os médicos poderão designar um local específico para que o fotógrafo fique, e assim, ele consiga tirar suas fotos e não atrapalhar a atividade dos médicos e enfermeiros que estão no local.

Caso o local designado fique muito longe da cama, vale usar a dica de levar lentes diferenciadas que podem ser acopladas na câmera. Com isso, é possível dar zoom sem perder qualidade de imagem.

Evite usar o flash

Não utilize o flash durante a sessão de gotos do parto. Um dos principais motivos é que ele pode atrapalhar o trabalho dos médicos, bem como irritar a mamãe e seu bebê durante esse momento. Os olhos do neném estão muito sensíveis, já que essa será a primeira vez que ele verá a luz do sol.

Além disso, o flash pode impedir que a suas fotos tenham uma qualidade boa, ficando com uma iluminação cima da média, caso não seja usada corretamente. Por isso, o ideal é investir na iluminação natural e na produzida pelos próprios médicos na hora do parto.

É importante que o fotógrafo procure ficar o mais imperceptível possível durante a sessão de fotos, para que ele consiga capturar momentos realmente naturais e reais, dando maior conforto para a mãe todos os presentes nesse momento.

Ao procurar inspirações de fotógrafos, você conseguirá ter facilmente mais inspirações para tirar fotos de ângulos e jeitos diferentes, mesmo estando em um local ruim e que não permita muita movimentação.

Tenha um bom vínculo com a pessoa que fará as fotos

Por serem fotografias com muito sentimento e significado, é importante que a pessoa que esteja fazendo as fotografias, seja um parente, amigo ou um profissional, tenha contato os papais antes do parto.

Essa é uma maneira dele conhecerem os pais e entender quais as suas expectativas para as fotos. Essa também é uma maneira de evitar com que eles fiquem desconfortáveis durante os cliques, e assim, o resultado saia bem melhor.

Pedir para que a pessoa chegue um pouco mais cedo no hospital é uma ótima estratégia para conseguir mais intimidade, além disso, também é a oportunidade de conhecer melhor o local e pensar em ângulos e posições para tirar as suas fotos, caso seja possível dar uma olhada na sala de parto.

Assim, o resultado das fotos será muito melhor: com pais mais tranquilos com o fotógrafo, a adaptação ao local determinado para o local das fotos. Tudo isso resultará em um álbum bonito, marcante e com muito sentimento.

Invista no multimídia

Além das tradicionais fotografia, é interessante gravar alguns pequenos vídeos desse momento, como uma forma de ter diferentes registros do nascimento do neném. Filmar o primeiro abraço da mamãe com o bebê, a chegada da família ao hospital são momentos que precisam ser eternizados de diferentes maneiras.

É possível utilizar a própria câmera para realizar as filmagens ou gravar pelo celular, assim, não correrá riscos de perder esses momentos com a sua câmera. É interessante contar com a ajuda de outra pessoa, para que seja possível fotografar e filmar ao mesmo tempo.

Caso seja possível, é possível fazer um vídeo-montagem com todos os elementos multimídia coletados. Com isso, é possível ter um registro, além do álbum, do momento de nascimento do bebê.

Assim, quando ficar mais velha, a criança poderá assistir junto com os pais o momento do seu nascimento, além de ver as fotos de quando estava chegando ao mundo. Com certeza isso renderá vários momentos marcantes para a família.

Capriche na edição

Tão importante quanto tirar as melhores fotos é saber editá-las posteriormente. Existem diversos programas de edição, gratuitos e pagos, que podem ser utilizados para fazer a edição das fotos, para que elas fiquem ainda mais bonitas e ajudem a passar a emoção esperadas pelos pais.

A edição de imagem deve ir além de colocar efeitos bonitos nas fotos, mas sim corrigir erros de cor e iluminação, dar destaque para certos pontos e também adicionar efeitos que exaltem os sentimentos e elementos da fotografia.

É importante que a família esteja presente nesse processo, para que possa ajudar a deixar a fotografia do jeito que eles imaginam, além de levantar alguns pontos que eles querem que sejam melhorados ou até mesmo tirados das imagens.

Caso tenham sido tiradas muitas fotos, é possível enviar algumas para os pais para que eles possam dar um feedback, e quando aprovado, enviar todas as que ficaram boas. Para quem contrata um fotógrafo, recebe um número determinado de imagens.

Fique atento aos principais momentos

Todo o período do parto é especial, mas é necessário prestar atenção em algumas situações específicas que valem a pena serem fotografadas, para que esses momentos fiquem eternizados nas imagens.

Um dos momentos mais icônicos de um parto é o momento em que o bebê, após nascer, é abraçado pela mãe pela primeira vez. É uma situação bastante emocionante, já que além de ser a primeira vez que os dois se veem, é a primeiro momento de troca de calor humano nos dois.

Alguns nenéns, quando nascem, precisam ficar um período na incubadora para que receba todos os cuidados necessários e fique na temperatura ideal. Fotografar a mãe olhando para o seu filho dentro do aparelho renderá uma linda foto.

Também vale fazer um registro da equipe médica, já que foram tão importantes para o nascimento do bebê, além de terem prestado um bom trabalho e prestado suporte para a mamãe e seu filho quando precisaram.

Comece a treinar

Que tal começar a treinar fotografia antes mesmo do parto? Com isso, é possível adquirir maior confiança e técnica antes de fotografar o parto, além de conseguir lindo registros da mamãe grávida.

Comece a tirar fotos despretensiosas da mamãe enquanto ela estiver gestante. Não é necessário ser um ensaio elaborado como somos acostumados a ver, mas sim capturas naturais da grávida em sua casa, relaxada.

O período de gestação também é bastante especial, já que é o momento em que o bebê começa a se desenvolver dentro do útero da mamãe, e ela passa por várias transformações e sentimentos ao longo dos meses.

Essa é uma maneira de datar essas mudança, para que quando o neném nasça, ela poderá rever esse período e se lembrar do que estava sentido em cada uma das fotos, além de ser uma forma mais divertida de explicar como foi esse processo para o seu filho.

Assim, aplicando as nossas dicas de como tirar fotografia de parto, você poderá ter registros caseiros, feitos por alguém da família ou próxima dela, e conseguindo assim eternizar esse momento tão importante para todos.

Mas enquanto essa hora não chega, que tal começar a preparar o chá de bebê para o seu pacotinho? Entre em nosso site e veja como é possível organizar a sua lista on-line!