Fórmula Infantil: tudo o que você precisa saber

Muitas mamães se sentem tristes e despreparadas quando se deparam com a necessidade iniciar o complemento da amamentação com fórmulas infantis. O post de hoje é para falar que existem benefícios no uso das fórmulas infantis, além de informar que o vínculo mãe e filho jamais será substituído por qualquer que seja o motivo. Citaremos as fórmulas infantis e os seus benefícios, além de falarmos sobre quando usar fórmula infantil.

O que significa fórmula infantil?

As fórmulas infantis são fabricadas com modificações no leite de vaca ou de soja. As fórmulas foram desenvolvidas para tentar ser compatível ao leite materno. O leite materno possui diversos componentes que não são encontrados nas fórmulas, contudo ela é feita com ajustes de quantidades de gordura, proteína do leite, carboidratos, vitaminas e minerais.

Quais os tipos de fórmula infantil e quando ela é indicada

As fórmulas infantis são fabricadas para as crianças na primeira infância, podendo ser de forma líquida ou em pó.

Acima de tudo, é necessário estar atento para a faixa etária que a fórmula indica. Hoje existem várias fórmulas, sendo cada uma com uma faixa etária específica, conforme os nutrientes necessários para cada fase do seu desenvolvimento.

As fórmulas e suas especificações:

 

  • De partida: O bebê que está amamentando deve ter suas necessidades nutricionais satisfeitas até o sexto mês de vida
  • De seguimento: para bebês a partir do sexto mês de vida até 1 ano, assim como para crianças de primeira infância (até 36 meses).
  • Para prematuros: quando o bebê não tem sua alimentação através do leite materno essa fórmula infantil é indicada. Ela possui mais proteínas, além de gorduras balanceadas e também ácidos graxos, que são para o desenvolvimento visual, cerebral e psicomotor do bebê.
  • Antirefluxo: apesar de parecer com a de partida e ter contudo as mesmas funções, a AR, como também pode ser chamada, é indicada para bebês com problema de refluxo gastroesofágico. Essa fórmula contém substâncias como amido de milho e arroz pré-gelatinizado que quando entram em contato como suco gástrico tem a capacidade de diminuir o refluxo.
  • Sem lactose: essa fórmula infantil foi desenvolvida para bebês que possuem intolerância a lactose e por isso apresentam dores abdominais. Essa disfunção acontece sobretudo por conta do desenvolvimento do aparelho gastrointestinal do bebê.
  • Fórmulas hipoalergênicas: conhecidas também como HA, essas fórmulas são indicadas para quem possui alergia a proteína do leite de vaca (APLV). Sua composição é feita parcialmente hidrolisada do soro do leite, dando ao produto a característica hipoalergênica.
  • À base de soja: para os bebês que possuem alergia ao leite de vaca e também são intolerantes à lactose, existem as fórmulas à base de soja. Essa fórmula também foi desenvolvida para as mamães que desejam manter uma alimentação vegana/vegetariana  com os seus filhos e não utilizam produtos de origem animal.

Diferença entre composto lácteo e fórmulas infantis

As fórmulas infantis são produtos feitos a base de leite de vaca, cabra ou soja. Na maioria das vezes são acrescentados nutrientes específicos para suprir as necessidades do bebê que não possui o aleitamento materno em cada fase de seu desenvolvimento.

O composto lácteo é um produto que possui mistura de leite e substâncias não lácteas, como açúcar, óleo de palma, óleo de coco, óleo de canola, óleo de girassol. Eventualmente pode conter aditivos químicos como corantes, aromatizantes e realçadores de sabor. Esse composto não se enquadra na categoria de leites e fórmulas infantis. É considerado um alimento ultra processado, além disso deve ter o seu consumo restrito.

Diferença do leite materno e quando usar fórmula infantil

Muitas mamães pensam na alimentação do seu bebê diferenciando o impacto na saúde, no sono, entre outros, como custo, por exemplo.

O leite materno é, sobretudo, único alimento necessário e que possui todos os nutrientes para o bebê até o sexto mês de vida. Porém em alguns casos, como citamos nos tipos de fórmula, são necessários a utilização de complementos.

A fórmula e o leite materno são semelhantes em alguns aspectos, como fornecem energia, hidratação e nutrientes.

Apesar de todos os avanços na fabricação do leite fórmula, estes não chegam nem perto de tudo que o leite materno pode oferecer para o bebê. O leite materno é o alimento ideal pois ele ajuda a  desenvolver o cérebro, além dos sistemas digestório e imunológico dos bebês.

Componentes do leite materno e das fórmulas infantis

Leite materno 

  • Anticorpos, que protege contra doenças;
  • Hormônios, que promovem a criação de vínculos além de regular o apetite;
  • Células-tronco, que podem atuar no desenvolvimento e reparação de órgãos;
  • Glóbulos brancos, que combatem as infecções;
  • Bactérias benéficas, que protegem o sistema digestório do bebê;
  • Prebióticos, chamados oligossacarídeos, que ajudam a manter o intestino saudável;
  • Ácidos graxos de cadeia longa, que ajudam a desenvolver o cérebro, o sistema nervoso e os olhos do bebê;
  • Enzimas, que ajudam nos sistemas digestório e imunológico;
  • Nucleótidos e hormônios, que ajudam a desenvolver padrões de sono saudáveis.

O leite materno se adapta as mudanças e necessidade do seu bebê. Ele é capaz de produzir anticorpos quando o bebê adoece e além disso se adapta a produção de leite de acordo com a demanda e necessidades do seu bebê.

Fórmula infantil

  • Lactose (um açúcar natural encontrado no leite) assim como outros açúcares, como xarope de milho, frutose ou maltodextrina;
  • Óleos à base de plantas, como palma, canola, coco, girassol além de soja;
  • Ácidos graxos, que são sobretudo derivados de óleo de peixe;
  • Vitaminas e minerais de origem animal e vegetal;
  • Algumas enzimas além de aminoácidos;
  • Probióticos (em algumas fórmulas).

Algumas fórmulas como as de leite de cabra, de soja e hipoalergênicas podem conter ingredientes diferentes em sua fórmula por conta de suas necessidades específicas.

Mitos sobre o uso de fórmula infantil

  • O bebê não tem o seu desenvolvimento intelectual prejudicado;

  • Pode ser combinada com a amamentação de forma complementar;

  • A mãe não perde a capacidade de produzir leite ao introduzir fórmulas;

  • A mãe não perde o vínculo com o bebê.

Quando usar fórmula infantil e quais os motivos que os pediatras receitam elas

Primeiramente precisamos frisar mais um vez que nenhuma fórmula substitui o leite materno. Por conta da mãe não poder amamentar, é que as fórmulas foram desenvolvidas

Deste modo vamos conversar sobre os motivos pelos quais os pediatra receitam as fórmulas que pode ser por alguma infecção da mãe como vírus HIV, ou pela mãe estar fazendo tratamento de saúde como quimioterapia e radioterapia. A mãe para de alguma forma de produzir leite em muitos casos e por isso é indicado o uso de fórmulas.

A fórmula pode ser indicada também quando o bebê não está ganhando peso suficiente e, neste caso, deverá ser dada sempre após as mamadas no peito da mãe para que ela continue produzindo leite e o bebê não vai estimular de forma correta quando estiver de barriga cheia.

Como tomar fórmula infantil

Diferente do aleitamento materno, o complemento com fórmulas muda quanto a questão de horários pois no caso da amamentação no peito é feita em livre demanda no caso das fórmulas é indicado que os horários sejam estabelecidos pois oferecer leite artificial em livre demanda pode comprometer o aleitamento.

Embora a amamentação aconteça na forma de livre demanda, ou seja, oferecendo o peito quando o bebê demonstrar sinais de fome, para o complemento é melhor tentar estabelecer horários. Quando se está complementando a amamentação com fórmula, oferecer o leite artificial em livre demanda pode comprometer o sucesso do aleitamento.

Decisão difícil

Nem sempre as mamães optam pelo complemento de fórmula por vontade própria, algumas necessitam deste complemento por conta da saúde do bebê. Entretanto outras mamães decidem dar a fórmula por não terem se adaptado a amamentação.

Importante nestes casos quando for para tomar decisão é avaliar o que é melhor para o bebê e seu desenvolvimento. Se atente ao mitos relacionados a amamentação, aos nutrientes que ambos os leites oferecem assim como as condições de saúde em que você como mãe se encontra.

Como tem sido a amamentação por aí? Precisou do complemento de fórmulas? Qual tipo você usou? Comente e nos siga nas redes sociais para mais dicas sobre maternidade.