Como fazer recém nascido dormir

Fazer o bebê dormir é difícil, mas não impossível!

Pegar no sono muitas vezes é difícil. Para um bebê então, nem se fala! Para mamães e papais, o momento de colocar a criança para dormir é uma novela. Talvez você já tenha lido muito sobre como fazer o bebê dormir. Mas será que todas as técnicas funcionam? Se você está grávida e já está pesquisando sobre o assunto, este texto é perfeito para você! Aqui você encontrará dicas de como colocar o bebê para dormir e muitas informações sobre como o sono funciona para eles.

Como funciona o sono do bebê?

Você já parou para pensar como funciona o sono de um bebê? Um fato interessante é que mesmo antes de nascer, já é possível observar a criança começando a desenvolver um ciclo do sono. E ao decorrer do tempo, esse ciclo vai ficando mais consistente e organizado.

De acordo com pesquisas, o sono de um bebê é regulado (em relação ao tempo de sono) por dois processos biológicos de ritmo:

  • Ritmo circadiano: está relacionado com a claridade, luz do sol e escuridão. Graças a esse processo, o bebê começa a dormir mais tempo de noite do que de dia por volta do primeiro mês. Entre o primeiro e terceiro mês, o ritmo circadiano vai amadurecendo e aos 6 meses a maior parte dos bebês já entende muito bem quando é dia e quando é noite.
  • Ritmo ultradiano: é responsável pela recorrência periódica dos estados de sono ativo e quieto. Em recém nascidos o período de vigília (acordado) é entre 3 e 4 horas. Em resumo, é o processo biológico relacionado às fases de sono.
  • Normalmente o sono do bebê se estabiliza aos 6 meses.

Algumas curiosidades

Agora, algumas curiosidades interessantes sobre o sono dos bebês! Algumas delas você nunca deve ter imaginado.

  • Os bebês têm maior proporção de sono REM (que é a fase em que os sonhos parecem mais reais) em comparação com adultos;
  • A evolução do sono em recém nascidos está diretamente relacionada como desenvolvimento do sistema nervoso.;
  • O total de tempo de sono em bebês em 24 horas é maior do que o tempo de sono em adultos.
  • Uma curiosidade é que 50% das crianças que consolidaram o ritmo circadiano aos 6 meses, voltaram a acordar de noite aos 9 meses e entre 1 ano e 2 anos a porcentagem é de 20% a 40%.

Qual a melhor forma de fazer o bebê dormir?

Antes de mais nada, você sabia que a nossa colunista Carol já fez um texto contando um pouco da experiência dela sobre o assunto? (Um spoiler: a filha dela dorme sozinha e a técnica da Mamada dos sonhos não funcionou com a filha dela). Existem várias técnicas e estratégias internet a fora, mas neste texto não vamos passar nenhuma receita mágica para você. Até porque, cada criança é única e tem a sua particularidade. Aqui nós vamos te contar dicas de como melhorar a hora de fazer o bebê dormir.

Segundo um vídeo publicado no canal do YouTube do Ministério da Saúde, algumas mudanças de rotina e no ambiente do bebê já ajudam muito o bebê a dormir melhor. Vamos listar aqui algumas das dicas da especialista do vídeo:

  • O bebê dormir num quarto simples, sem muito informação ajuda a criança a dormir bem;
  • Crie rotinas diurnas (dia) e rotinas noturnas (noite);
  • Estabeleça os horários o lugar onde o bebê dorme.

O que interfere no sono do bebê e higiene do sono para criança

Para ajudarmos o bebê a pegar mais no sono, eliminar alguns fatores que influenciam negativamente o sono dele é muito importante. A higiene do sono é uma ótima alternativa para fazer isso. A USP, em parceria com pesquisadores espanhóis, realizou uma pesquisa sobre o sono de recém nascidos. Nesta pesquisa eles concluíram que os seguintes hábitos de higiene do sono são eficazes para o bebê estabelecer um ritmo de sono:

  • Estabelecer horário, rotinas e rituais consistentes para o
    sono.
  • Evitar estimulação física, mental ou emocional perto da hora de dormir.
  • Evitar oferecer alimentação durante a noite.
  • Evitar dormir com alguma fonte luminosa durante toda a noite.
  • É desejável que a criança habitue-se a adormecer sozinha, sem a presença do cuidador.

Algumas perguntas importantes

E depois de tanta informação, algumas perguntas ficam no ar. Por isso, aqui está uma pequena seção com perguntas frequentes!

O bebê dorme no quarto dos pais?

Será que é melhor acostumar a criança a dormir no próprio quarto? Ou é melhor deixar ela dormir no quarto dos pais pelo menos nos primeiros meses? Essa são perguntas que nos deixam muito divididos, não é mesmo? Pois bem, segundo a AAP (Academia Americana de Pediatria) bebê que dormem no mesmo quarto que os pais têm menos chance de sofrerem da síndrome da morte súbita. A recomendação é que o bebê durma em uma cama separada dos pais, mas no mesmo quarto. Além disso, dormindo no mesmo quarto é mais fácil perceber quando o bebê chorar. Outra vantagem incrível é poder acalmar a criança sem precisar da cama (dependendo da distância das camas).

O que fazer quando o bebê chorar?

O choro é uma forma do bebê se comunicar e pedir ajuda, mas atender todas as vezes o choro com colo ou leite é inviável. Por isso, o ideal é ir aos poucos diminuindo a dependência da criança na hora de dormir. Um bom começo é não pegar no colo já de cara, mas tentar outras formas para acalmar a criança; conversar e acariciar no berço são ótimos começos. Tente ir aos poucos acostumando o bebê a dormir sozinho e ensinando que ele não precisa de colo ou leite para pegar no sono.

Gostou do texto? Esperamos que sim! Está esperando o que? Compartilha com a sua amiga que está grávida e não para de pesquisar sobre cuidados de recém nascidos. Ou então com o casal doe amigos que não consegue ter uma boa noite de sono faz séculos. Você também já teve problemas para fazer o bebê dormir? Então comenta aqui embaixo e ajude outras mamães e papais!

Para mais textos como esse, clique aqui! Para textos da Coluna da Carol, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Lá Vem Bebê